Como estimular o bebê a falar

Primeiras palavras: quando a criança começa a falar?

A partir dos 2 a 3 meses de vida o bebê começa a emitir alguns sons (angu, guu, bá), muitas vezes olhando fixamente o rosto dos pais falando, tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Esses sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala.

Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.

Para falar, seu filho precisa de coordenação motora em sua boca, língua, garganta e mesmo seus pulmões. Não é uma surpresa que leva anos para acertar tudo isso! Alguns sons são difíceis para crianças, então não se preocupe ou critique se seu bebê cometer alguns erros.

Sons que são difíceis para o bebê

Sons como "th," "sp," "bl" e "dr".

A distinção entre "r" e "l". Alguns bebês não acertarão esses sons até os cinco anos;

O som de "v". Espere por este som aparecer em efeitos sonoros de carros e caminhões, antes que seu filho use palavras reais.

Gaguejar é a primeira fala do bebê

Nesta fase, seu filho deve gaguejar, então tenha paciência. Nestes primeiros anos, a mente de seu filho é mais rápida do que sua boca, então suas palavras se atropelam ou se encavalam. Você pode ajudá-lo ao pedir para falar devagar e adivinhar o que ele quer dizer. Se ele ainda gaguejar ou tropeçar nas palavras ao entrar no jardim de infância, avise seu médico.

Estimulando o bebê a falar

Falar, cantar, contar histórias estimula a fala; mas é muito importante que as palavras sejam ditas corretamente. Utilizar-se de fala infantilizada ou errada não é uma boa prática para o desenvolvimento da criança.

Incentive sempre seu bebê, oferecendo oportunidade para que ele fale e nos momentos em que ele se utilizar de gestos ou linguagem não verbal para solicitação de coisas, formule a frase para que ele associe as palavras aos objetos e ao mesmo tempo entenda a importância da comunicação oral.

O uso de telas como TV, computadores ou smartphones são contraindicados, pois tornam a criança passiva a apenas  escutar e ver imagens intensamente coloridas e não estimulam a criança a falar.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Resumo

Para falar, seu filho precisa de coordenação motora em sua boca, língua, garganta e mesmo seus pulmões. Não é uma surpresa que leva anos para acertar tudo isso! Alguns sons são difíceis para crianças, então não se preocupe ou critique se seu bebê cometer alguns erros. Existem algumas práticas que podem auxiliar esse processo.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie