Apresentando o seu bebê aos seus irmãos mais velhos

Saiba como apresentar o novo bebê recém-nascido à família e os irmãos

Trazer o seu novo bebê para casa pode ser uma primeira vez para todos. Pode ser a primeira vez que você tem um menino ou menina e também é a primeira vez que seu filho mais velho é um irmão ou irmã maior.

Dicas para preparar os irmãos mais velhos para a chegada do novo bebê:

  1. Ainda quando estiver grávida, fale com eles muitas vezes sobre o bebê que vem e deixe-os animados sobre se tornarem uma irmã ou irmão mais velho.

  2. Após o parto, envolva-os no cuidado com o bebê. Peça-lhes para lhe trazer uma fralda ou para ajudar a escolher a roupa do bebê para o dia.

  3. Quando as visitas vieram para ver o bebê, deixe seu filho ser o que apresenta a sua nova irmãzinha ou novo irmãozinho.

  4. Se o novo bebê estiver recebendo muitos presentes, pode ser útil ter alguns presentes para a criança mais velha, talvez até mesmo do novo bebê.

  5. Segurança em primeiro lugar. É importante saber que os irmãos menores de 5 anos de idade não devem ser deixados sozinhos com o bebê.

Os irmãos mais velhos são como os guardiões e amigos eternos que uma pessoa pode ter, mas bons relacionamentos entre irmãos não acontecem da noite pro dia. Não é incomum a irmã ou o irmão mais velho sentir ciúmes de um novo bebê e eles podem até mesmo regredir para o comportamento de bebê como uma forma de chamar a atenção.

Pode ser um desafio para o seu filho mais velho se adaptar às suas novas funções. Eles têm de aprender a dividir tudo – seu espaço, seus brinquedos e especialmente você.

Aqui estão algumas dicas para ajudar seu filho mais velho a criar vínculos com o irmão mais novo:

  • Atribua pequenas tarefas para ele ajudar a cuidar de seu recém-nascido. Os recém-nascidos podem tomar muito de sua atenção, então envolvê-los permite que você gaste tempo com ambos os seus filhos e deixa que eles  conheçam um ao outro.

  • Incentive suas perguntas. É provável que ele esteja curioso sobre o que está acontecendo e por quê. Use essa oportunidade para ensinar-lhes o que esperar, para que eles compreendam que o seu irmão recém-nascido precisa de muito sono e ainda está aprendendo a interagir com eles para que consigam ser pacientes.

  • Transforme o compartilhamento e outros comportamentos positivos em jogos.

  • Reserve um pouco de tempo só para vocês todos os dias. Isso assegura a ele que você o ama tanto e que valoriza o tempo que passam juntos.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. A chegada do Bebê

  2. Trazendo o bebê para casa: Itens Essenciais

  3. Novo membro na família

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. A chegada do irmão mais novo muda a vida do seu pequeno

  2. Implicações emocionais da chegada de um irmão para o primogênito: uma revisão da literatura

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.