A chegada de um irmãozinho
Saiba como apresentar o recém-nascido à família e aos irmãos
A chegada de um novo bebê é sempre um momento de mudanças e de um turbilhão de sentimentos para o filho mais velho. Insegurança, ciúmes e sensação de abandono são os mais comuns. Afinal, não é fácil dividir, de uma hora para a outra, a atenção e os cuidados que eram apenas seus.
O primogênito pode apresentar estágios de regressão, como parar de falar, fazer xixi na cama e voltar a usar mamadeira e chupeta. É importante que esse comportamento não seja visto com manha ou birra, pois não se trata de teimosia, mas de uma confusão afetiva da criança em relação ao seu lugar na família com a chegada do novo membro. Nesse momento, é necessário que os pais sejam compreensivos e tenham paciência.
Por outro lado, o ciúme não é de todo ruim, pois ele ensina o mais velho a lidar com frustrações e no futuro pode evoluir para uma competição saudável entre os irmãos, resultando em um desenvolvimento sadio para ambos.
Dicas para preparar os irmãos para a chegada do novo bebê
Ainda quando estiver grávida, fale com eles muitas vezes sobre o bebê que vem e deixe-os animados sobre se tornarem uma irmã ou irmão mais velho.
Após o parto, envolva-os no cuidado com o bebê. Peça-lhes para lhe trazer uma fralda ou para ajudar a escolher a roupa do bebê para o dia.
Quando as visitas vieram para ver o bebê, deixe seu filho ser o que apresenta a sua nova irmãzinha ou novo irmãozinho.
Se o novo bebê estiver recebendo muitos presentes, pode ser útil ter alguns presentes para a criança mais velha, talvez até mesmo do novo bebê.
Segurança em primeiro lugar. É importante saber que os irmãos menores de 5 anos de idade não devem ser deixados sozinhos com o bebê.
Os irmãos mais velhos são como os guardiões e amigos eternos que uma pessoa pode ter, mas bons relacionamentos entre irmãos não acontecem da noite pro dia. Não é incomum a irmã ou o irmão mais velho sentir ciúmes de um novo bebê e eles podem até mesmo regredir para o comportamento de bebê como uma forma de chamar a atenção.
Pode ser um desafio para o seu filho mais velho se adaptar às suas novas funções. Eles têm de aprender a dividir tudo – seu espaço, seus brinquedos e especialmente você.
Criando vínculos com o irmão mais novo
Atribua pequenas tarefas para ele ajudar a cuidar de seu recém-nascido. Os recém-nascidos podem tomar muito de sua atenção, então envolvê-los permite que você gaste tempo com ambos os seus filhos e deixa que eles conheçam um ao outro.
Incentive suas perguntas. É provável que ele esteja curioso sobre o que está acontecendo e por quê. Use essa oportunidade para ensinar-lhes o que esperar, para que eles compreendam que o seu irmão recém-nascido precisa de muito sono e ainda está aprendendo a interagir com eles para que consigam ser pacientes.
Transforme o compartilhamento e outros comportamentos positivos em jogos.
Reserve um pouco de tempo só para vocês todos os dias. Isso assegura a ele que você o ama tanto e que valoriza o tempo que passam juntos.
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis em:
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
LEIA MAIS SOBRE Atividades para crianças
Junta-se a comunidade Pampers