Ensinando a criança a usar o banheiro e deixar as fraldas
Tudo sobre como desfraldar seu bebê, seus processos e fases para uso do banheiro ou penico
Embora a maioria das crianças anseie por poder usar o banheiro sozinha, elas podem facilmente se frustrar com os inevitáveis acidentes.E sem contar que atravessar a transição entre fraldas e roupas de baixo pode ser difícil para você também, pai ou mãe.
Separamos algumas dicas para facilitar ao máximo o treinamento e a introdução ao uso do vaso, continue lendo para conferir quais.
Espere até que seu filho esteja pronto para o desfralde
Tentar ensinar a usar o vaso ou um penico para uma criança que não está pronta pode prolongar o processo. Tente evitar começar a ensiná-lo quando houver outras grandes mudanças na vida do seu filho, como doença, divórcio, morte em família (mesmo de um animal de estimação) ou se mudar para uma nova casa.
Um passo de cada vez é o mais importante no desfralde
Para dar partida ao processo, você pode querer começar deixando um vasinho no chão do banheiro por alguns dias. Diga ao seu filho que aquele vaso pequeno é para ele e o maior, para os adultos. Alguns dias depois, peça para que ele se sente no vaso (pode ser vestido). Depois de mais alguns dias, pergunte ao seu filho várias vezes ao dia se você pode tirar a fralda dele, para que ele se sente em seu assento especial.
Compre o vaso ou peniquinho adequado
Vasos ou penicos infantis devem ser baixos o suficiente para que os dois pés fiquem com firmeza no chão. Evite os defletores de urina (placas que se prendem na frente do vaso, para manter a urina dos garotos dentro do vaso). Isso parece uma grande ideia, mas às vezes machucam os meninos que não se sentam direito, e a última coisa que você quer é que seu filho associe ir ao banheiro com dor.
Não dê descarga na frente dele, ao menos no começo
Embora algumas crianças fiquem fascinadas e queiram dar descarga repetidamente, outras podem se assustar, acreditando que uma parte delas está indo embora pelo vaso…
Reduza ou elimine o xixi uma hora antes de dormir
Isso aumentará as chances de que seu filho acorde seco, o que elevará sua confiança.
Aprenda a reconhecer os sinais de desfralde
Quando você vir a dança dos joelhos unidos, balançando de lado, encontre um banheiro rapidamente.
Mantenha a positividade
Muita empolgação com o resultado na fralda pode dar à criança a ideia de que ela produziu algo de certo valor, o que pode resultar em ela querer guardar aquilo para ela (dentro do seu corpo, se necessário).
Torne o processo de desfralde divertido
Os meninos na fase inicial do aprendizado do banheiro são famosos pela sua má mira. Colocar alguns cereais de forma circular ou outros alvos na água, ou colocar um pouco de corante azul (que vira verde com a urina amarela), pode deixar a urinação mais divertida para seu filho e menos suja para você.
Não se preocupe em ensinar à noite, por algum tempo
Espere pelo menos até que seu filho acorde seco regularmente das sonecas e, ocasionalmente, seco pela manhã. O controle noturno da bexiga não surge em geral por um ano ou mais, depois do controle durante o dia.
Converse com outros cuidadores do bebê
Exceto todas as demais grandes mudanças na vida, uma vez que você começou a ensinar como usar o banheiro, não há volta. Comunique a todas as professoras e cuidadoras o que você está fazendo em casa, e peça que façam o mesmo.
Evite transformar parte do aprendizado do banheiro em punição
É impossível forçar uma criança a usar o banheiro, se ela não estiver pronta ou não quiser. Crianças que se sentem pressionadas tentam, às vezes, recuperar o controle da situação ao se recusar a largar a fralda ou a evitar o banheiro por completo. Isso pode levar à constipação ou a outros problemas, que precisarão ser tratados pelo seu pediatra.
Tenha coerência e paciência: você ficará surpresa com a rapidez que seu filho dominará esta nova habilidade, mas sempre respeitando o tempo dele.
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista nossos conteúdos relacionados:
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
LEIA MAIS SOBRE Atividades para crianças
Junta-se a comunidade Pampers