No final da gravidez, é normal se perguntar como você saberá se entrou em trabalho de parto. Pode ser ainda mais confuso se você estiver sentindo contrações no segundo ou no terceiro trimestre, que vão embora sem levar ao trabalho de parto. Elas são chamadas de contrações de Braxton-Hicks e são uma das formas de seu corpo se preparar para o trabalho de parto.

O que são contrações de Braxton Hicks ?

Também conhecidas como contrações de “treinamento” ou “falsas”, as contrações de Braxton-Hicks (que recebem o nome do médico que primeiro as identificou) não são contrações do parto, mas sim contrações do músculo do útero, que endurece, assim como ocorre com as contrações reais do parto. Saber como são as contrações de Braxton-Hicks poderá ajudá-la a determinar se você está só sentindo contrações de treinamento ou reais, quando ocorrerem. Contrações de treinamento fazem os músculos do abdome endurecerem, lembrando as familiares cólicas menstruais.

Você não precisa fazer nada se sentir contrações de Braxton-Hicks. Dar uma caminhada, descansar ou mudar de posição talvez ajude a melhorar, mas é diferente para cada mulher.

Braxton Hicks versus contrações do parto

Se sua gravidez ainda não chegou a termo, é possível que você se preocupe e ache que está em trabalho de parto prematuro ao primeiro sinal de uma contração. Você também pode se perguntar se a contração que está sentindo é outra contração de Braxton-Hicks ou se finalmente chegou a hora.

Para ajudar a diferenciá-las, é bom que você se familiarize com os sintomas do trabalho de parto e tenha em mente os seguintes sintomas de Braxton-Hicks:

  • As contrações de treinamento são irregulares, ou seja, não acontecem em intervalos regulares. Uma boa forma de verificar é marcar o tempo das contrações.

  • As contrações de treinamento são fracas e não ficam mais fortes ou, se começam fortes, vão ficando mais fracas. No entanto, conforme chega a data prevista do parto, contrações de Braxton-Hicks mais fortes e mais frequentes podem ocorrer.

  • As contrações de treinamento param quando você caminha, descansa ou muda de posição.

  • Você sentirá o desconforto das contrações na frente de seu abdome (contrações verdadeiras podem começar atrás e irradiar para a frente de seu abdome).

Quanto tempo duram as contrações de Braxton-Hicks? Normalmente, cada contração dura entre 30 segundos e 2 minutos. Elas são mais comuns à tarde ou à noite, ou após atividades físicas vigorosas.

Fale com seu médico se tiver dúvidas sobre o que está sentindo ou se notar um dos seguintes sinais:

  • As contrações continuam mesmo quando você se movimenta.

  • As contrações vêm com intervalos regulares e ficam mais fortes e mais frequentes com o tempo.

  • Sangramento vaginal.

  • Vazamento ou jorro de fluidos pela vagina.

Talvez você esteja se perguntando se as contrações de Braxton-Hicks doem. Embora sejam completamente normais, as contrações de Braxton-Hicks podem, às vezes, ser dolorosas, portanto entre em contato com seu médico para se informar se a dor é normal.

Quando as contrações de Braxton-Hicks começam a acontecer?

Geralmente, elas começam no terceiro trimestre, embora talvez você perceba algumas no segundo trimestre também. As contrações de Braxton-Hicks podem começar um pouco mais cedo se essa não for sua primeira gravidez.

As contrações de Braxton-Hicks podem causar um pouco de desconforto, mas são algo completamente normal na gravidez e ajudam seu corpo a se preparar para o grande dia, quando você realmente entrar em trabalho de parto. Para se sentir ainda mais preparada, leia sobre as medidas de conforto durante o parto e veja o que poderá esperar para seu bebê logo depois do parto.

Flexible Banner V2