O que é doula e a sua função

De origem grega, a palavra Doula significa ‘’mulher que serve’’. Continue lendo para saber mais sobre sua função durante o trabalho de parto.

Como a maioria das grávidas, você provavelmente fantasia sobre o que espera no parto. Embora nenhum parto seja perfeito, uma das melhores maneiras para tornar a experiência positiva é ter pessoas ao seu lado para atender suas necessidades físicas, emocionais e de informação. Estas pessoas podem incluir seu parceiro, sua mãe ou sua melhor amiga.

Você também pode contratar uma doula para estar com você e sua família. Uma doula é uma mulher treinada para ajudar durante o parto. Ela é parte da equipe de parto, juntamente com você, seu parceiro, parentes, seu médico ou parteira e sua enfermeira.

O que as doulas fazem 

Uma boa doula apoia seus desejos para o parto. Ela entende todos os aspectos físicos e emocionais do parto e pode lhe dar as informações que você precisa enquanto seu parto avança. Ela tranquiliza e conforta, e é versada em técnicas que podem ajudar a facilitar a dor e o desconforto do parto. Por exemplo, ela pode sugerir uma nova posição, oferecer uma massagem ou lhe conduzir por uma técnica especial de relaxamento, como respiração controlada.

 Doula e sua ajuda física e emocionalmente 

É importante entender que uma doula não é uma profissional médica treinada; ela não prescreve medicamentos ou toma decisões médicas. Porém, ela é parte da equipe de parto e pode lhe oferecer atenção individual e o apoio que você precisa durante o parto. Ela também pode ajudá-la com a amamentação depois de o bebê nascer, e pode visitar sua casa, depois que você sair do hospital, para ver como você e o bebê estão.

Encontrando a doula certa para o parto e pós parto

Comece sua busca no início do terceiro semestre, para ter bastante tempo. Ao procurar sua doula, faça as seguintes perguntas para ajudar a determinar se uma pessoa em particular é certa para você:

  1. Formação e experiência com parto? Importante: ela deve ser certificada por uma organização nacional.

  2. Qual é a filosofia dela para apoiar mães e pais durante o parto?

  3. Quais coisas ela fará para você durante o parto?

  4. Ela tem um relacionamento de trabalho positivo com o hospital onde você planeja dar à luz?

  5. Ela estará disponível no dia previsto para o parto?

  6. Ela possui substitutas, caso não possa comparecer?

  7. Qual é seu preço?

Para mais informações sobre doulas ou para encontrar uma em sua área, visite o website de Doulas Brasil.

Durante o terceiro trimestre você também estará experimentando os últimos momentos emocionantes da gravidez e descansando muito enquanto se prepara para dar à luz ao seu precioso bebê.

Flexible Banner V2