Plano de dieta para grávidas: Comendo carboidratos

Plano de dieta para grávidas: Comendo carboidratos

Você pode ter ouvido mensagens contraditórias sobre carboidratos. Atletas ingerem "carboidratos" por causa de seus benefícios de alta energia, mas algumas fontes dizem que são calorias vazias e recomendam limitá-los para ajudar no controle do peso. Qual é a verdadeira história sobre carboidratos e qual papel eles desempenham na gravidez? As respostas dependem do tipo dos alimentos ricos em carboidratos que você come.

Separando o bom do ruim

Nem todos os carboidratos são iguais. Carboidratos simples fornecem uma grande quantidade de calorias e energia, mas não oferecem muito valor nutricional. Exemplos de carboidratos simples incluem pão branco, arroz branco ou macarrão, cereais refinados, biscoitos, bolo, açúcares e comidas com baixo valor nutricional.

Carboidratos complexos, por outro lado, são repletos de minerais, proteínas e fibras - todos necessários para você e seu bebê. Legumes, frutas, pães integrais, cereais e massas, arroz integral, feijão e ervilha e batatas com casca cozidas ou assadas são todos carboidratos complexos.

Benefícios dos carboidratos complexos

Não há consumo recomendado de carboidratos complexos na gravidez. No entanto, a maioria dos nutricionistas acredita que eles devem compor cerca de 60 por cento do seu total de calorias diárias.

Sessenta por cento pode parecer muito, mas considere estes benefícios extras de saúde para a futura mamãe: A fibra em carboidratos complexos, como frutas e legumes, ajuda a aliviar qualquer constipação que você possa sentir durante a gravidez. Algumas mulheres acham que os carboidratos também ajudam a diminuir a náusea no primeiro trimestre.

Obtendo o melhor dos carboidratos complexos

Você pode extrair o máximo de nutrição de alimentos ricos em carboidratos seguindo estas dicas:
    • Coma frutas e legumes que estejam frescos ou congelados. Eles têm um valor nutricional superior ao da variedade enlatada. Tente comer vegetais crus e frutas todos os dias como um lanche.
    • Quando cozinhar vegetais, frite, use o micro-ondas, ou cozinhe-os ligeiramente para que eles mantenham as suas vitaminas e minerais.
    • Sempre que possível, evite os molhos e manteiga em seus legumes. Essas coberturas com alto teor de gordura deixam você satisfeita e com menos apetite para os alimentos mais nutritivos.
    • Mude para grãos integrais sempre que possível: pão, massas, cereais…

      Comer carboidratos complexos saudáveis em vez dos simples refinados ajudará você a manter seus níveis de açúcar no sangue baixos e um peso saudável durante a gravidez.

      Também podem te interessar:

      Fraldas

      Pampers Recém-Nascido

      Nossa fralda mais seca e mais suave