Carboidratos na Gravidez
Conheça os benefícios dos carboidratos durante a gestação
A alimentação durante a gravidez é um dos fatores mais importantes para o bom desenvolvimento do bebê. Mesmo com uma dieta balanceada, é comum que a grávida ganhe peso, afinal, o feto está crescendo e a vontade de comer com mais frequência também.
Mas quando o assunto é carboidratos, sempre existem contradições. Atletas ingerem "carboidratos" devido a seus benefícios de alta energia, mas muitas pessoas dizem que são calorias vazias e recomendam limitá-los para ajudar no controle do peso. Afinal,qual é a verdadeira história sobre carboidratos e qual papel eles desempenham na gravidez? Continue lendo e conheça sua importância e suas limitações na gravidez.
O que são carboidratos?
Os carboidratos são a principal fonte de energia proveniente da sua dieta. Quando ingeridos, eles são quebrados em pedaços menores e se tornam açúcares simples, como a glicose, que passam facilmente pela placenta e fornecem energia para ajudar no crescimento do bebê durante a gravidez.
Os diferentes tipos de carboidratos incluem amidos, açúcares e fibras. Para um suprimento constante de energia, alimentos ricos em amido, como pão, batata, macarrão, arroz e cereais, devem constituir cerca de um terço da comida que você ingere.
Muitos alimentos ricos em amido também fornecem outros nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê, incluindo cálcio, ferro e vitaminas do complexo B1. Em geral, os carboidratos são divididos em duas categorias: simples e complexos
Quais são os carboidratos simples e complexos?
Nem todos os carboidratos são iguais. Carboidratos simples fornecem uma grande quantidade de calorias e energia, mas não oferecem muito valor nutricional. Exemplos de carboidratos simples incluem pão branco, arroz branco ou macarrão, cereais refinados, biscoitos, bolo, açúcares e comidas com baixo valor nutricional
Carboidratos complexos, por outro lado, são repletos de minerais, proteínas e fibras - todos necessários para você e seu bebê. Legumes, frutas, pães integrais, cereais e massas, arroz integral, feijão e ervilha e batatas com casca cozidas ou assadas são todos carboidratos complexos.
Benefícios dos carboidratos complexos
Não há consumo recomendado de carboidratos complexos na gravidez. No entanto, a maioria dos nutricionistas acredita que eles devem compor cerca de 60 por cento do seu total de calorias diárias
60% pode parecer muito, mas considere estes benefícios extras de saúde para a futura mamãe: A fibra em carboidratos complexos, como frutas e legumes, ajuda a aliviar qualquer constipação que você possa sentir durante a gravidez. Algumas mulheres acham que os carboidratos também ajudam a diminuir a náusea no primeiro trimestre.
Obtendo o melhor dos carboidratos complexos
Você pode extrair o máximo de nutrição de alimentos ricos em carboidratos seguindo estas dicas:
Coma frutas e legumes que estejam frescos ou congelados. Eles têm um valor nutricional superior ao da variedade enlatada. Tente comer vegetais crus e frutas todos os dias como um lanche.
Quando cozinhar vegetais, frite, use o micro-ondas, ou cozinhe-os ligeiramente para que eles mantenham as suas vitaminas e minerais.
Sempre que possível, evite os molhos e a manteiga em seus legumes. Essas coberturas com alto teor de gordura deixam você satisfeita e com menos apetite para os alimentos mais nutritivos.
Mude para grãos integrais sempre que possível: pão, massas, cereais…
Comer carboidratos complexos saudáveis em vez dos simples refinados ajudará você a manter seus níveis de açúcar no sangue baixos e um peso saudável durante a gravidez.
Exemplos de carboidratos de baixo índice glicêmico incluem:
● Bananas
● Batatas doces
● Mingau de aveia em flocos
● Grão-de-bico e outras leguminosas
● Pães e massas integrais
● Cereais
Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:
Dieta para Grávidas: Comendo por Dois
Plano de dieta para grávidas: Proteína durante a gravidez
Resumo
A alimentação durante a gravidez é um dos fatores mais importantes para o bom desenvolvimento do bebê. Mas quando o assunto é carboidratos, sempre existem contradições. Afinal,qual é a verdadeira história sobre carboidratos e qual papel eles desempenham na gravidez?
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Fontes
Danone Nutricia. (23 de outubro de 2019). CARBOIDRATOS NA GRAVIDEZ: POR QUE VOCÊ PRECISA DELES. Por Equipe Danone Baby. Acessado 14 de novembro de 2022. Disponível em: https://www.danonenutricia.com.br/infantil/gravidez/nutricao/carboidratos-na-gravidez--por-que-voce-precisa-deles
Minha vida. (2 de dezembro de 2020). Grávida pode fazer dieta restritiva de carboidrato? Escrito por Raisa Cavalcante. Editorial de Família, Beleza e Alimentação. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/materias/materia-20807
Junta-se a comunidade Pampers