24ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 24 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Como funciona o crescimento do bebê durante a 24ª semana de gravidez

Chegamos ao 6º mês e seu bebê está cada dia maior e mais ativo! 

Nesse ponto do desenvolvimento do bebê, o surfactante pulmonar começa a ser produzido. Esta substância ajuda o oxigênio a passar pelos pulmões enquanto o bebê está respirando. O paladar e o olfato de um bebê já são bastante refinados no útero.

Seus olhos que já conseguiam abrir e fechar desde a semana anterior, agora ganham cílios e cada dia mais, ganhará a aparência do bebê que você irá pegar nos braços em breve. 

Nesta semana começa o processo de acúmulo de gordura sob a pele do bebê, responsável pela regulação da temperatura após o nascimento. Isso é necessário porque a temperatura fora do abdômen é completamente diferente da temperatura dentro do útero. Acostumado a 36,5-37,5 graus do corpo de sua mãe, ele suportará mais até ganhar peso.

Desenvolvimento do corpinho 

O bebê cresceu bastante esta semana, com 30,4 cm de comprimento. Seu peso é estimado em 665 gramas.

No estágio das 24 semanas de gravidez, a maioria dos sentidos já está completamente formada, incluindo o tato, olfato, audição e paladar. Dessa forma, o bebê é capaz de sentir o aroma e o sabor do líquido amniótico, além de poder ouvir os sons do lado de forma do útero e reagir a eles com movimentos. No final desta 24ª semana, as pálpebras que protegem os olhos começarão a separar, permitindo que o bebê abra os olhinhos. Muito legal, não é? 

Os bebês geralmente dormem a maior parte do dia, mas quando estão acordados, é bastante evidente devido aos movimentos ativos do corpo e chutes mais fortes na barriga.

Acompanhamento médico

Durante toda a gestação é importante realizar as consultas pré-natais, seguir as recomendações médicas e tomar o ácido fólico ou suplementos recomendados pelo obstetra, pois permitem controlar melhor o peso, melhorar a qualidade do sono e fortalecer a musculatura.  

Nesta semana da gestação, o médico deve indicar o ultrassom morfológico para verificar e avaliar o desenvolvimento do bebê. 

A ultrassom morfológica pode ser feita entre a 11º e a 14º e entre a 20º e a 24º semana. Esse é o exame mais aguardado pelos papais. Através dele é possível ver de forma nítida cada detalhe do bebezinho, verificar o funcionamento dos órgãos e fazer uma medição minuciosa das artérias e veias. Ossos e vértebras também são checados!  

Para saber mais leia nosso artigo: Tudo sobre Gravidez  

Seus sintomas nas 24 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo

Durante esta semana de gravidez, uma mulher pode apresentar sintomas como azia ou refluxo ácido devido ao aumento do útero colidindo com o estômago. Além disso, a anemia também pode se apresentar, o que pode levar a cansaço, tontura e pele e membranas mucosas mais pálidas.

A anemia durante a gravidez é causada em grande parte por quantidades inadequadas de ferro, ácido fólico ou vitamina B no corpo da futura mãe. Esses compostos são necessários para a criação de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes vitais para o feto.

Em compensação, nesta fase da gestação, a mulher está se sentindo iluminada e realizada e reflexo disso é o brilho de seus cabelos e dos seus olhos. Mesmo que não seja recomendado o uso de certos produtos de beleza, a mulher não só pode como deve se cuidar nesta fase. Existe cosméticos que não oferecem risco à gravidez, converse com o especialista de sua confiança!

Dica extra para as mamães 

Bolsa maternidade é pra já! 

Ainda falta um tempinho, mas já começou a pensar na arrumação da mala da maternidade? Qual bolsa vai utilizar e o que precisa levar? Não precisa deixar já arrumada, mas é bom já começar a pensar nos detalhes e no que será necessário. 

Leia nosso artigo especial sobre esse assunto: Bolsa Maternidade | Dicas de maternidade  

Sintomas

Durante essa fase de 24 semanas de gravidez, algumas medidas podem ser tomadas para os incômodos que podem surgir, como: 

  • Azia: durante a gravidez, os músculos que mantêm os ácidos digestivos fora do estômago tendem a relaxar, o que pode levar ao refluxo ácido, comumente conhecido como azia. Faça refeições pequenas e frequentes e evite frituras, frutas cítricas, chocolate e alimentos condimentados para ajudar a prevenir a azia.

  • Tontura: níveis baixos de açúcar no sangue, estresse e fadiga podem fazer você se sentir tonto ou desmaiar. Para evitar o enjoo durante a gravidez, tente comer pequenas refeições regulares e tente manter o estresse sob controle.

  • Ondas de calor: tomar um banho morno, usar roupas mais largas e leves, evitar permanecer em ambientes muito quentes e utilizar um ventilador ou ar condicionado no ambiente podem ajudar a diminuir esse desconforto.

Sua barriga cresce

Até agora, você pode ter ganho cerca de 4-6 kg e sua barriga continua a crescer dia após dia.

À medida que sua barriga cresce, você pode tentar usar uma cinta de maternidade ou faixa abdominal para manter o abdômen no lugar durante os exercícios.

Comer uma dieta saudável e praticar exercícios regularmente ajudará você a se sentir melhor física e emocionalmente durante a gravidez. Além disso, se você se mantiver em forma, será mais fácil perder o peso que ganhou mais tarde, após o nascimento do bebê.

Semana 24 gravidez: outros sintomas

  • Estes são os sintomas que você pode ter durante a 24ª semana de gravidez:

  • Alterações na pele: Você pode começar a notar manchas mais escuras na pele do corpo e do rosto devido a alterações hormonais. Isso ocorre porque as células que produzem um pigmento chamado melanina são estimuladas. As manchas marrons no rosto são chamadas de cloasma, e a linha escura no abdômen é chamada de linha negra. Essas áreas pigmentadas costumam desaparecer com o tempo após o nascimento do bebê. Especialistas dizem que evitar a exposição excessiva ao sol e usar protetores solares pode ajudar a reduzir o cloasma. À medida que seu corpo cresce, você também pode ver linhas onde a pele é esticada. As estrias da gravidez geralmente aparecem em áreas como barriga, nádegas e seios. As estrias não podem ser evitadas, mas podem desaparecer com o tempo após o nascimento do bebê. Você também pode sentir coceira quando sua pele é esticada. Aplicar um hidratante pode ajudar a reduzir a sensação de coceira.

  • Dor no ligamento redondo: Você pode sentir dor em um ou ambos os lados do abdômen ou na área do quadril. Pode ser dor no ligamento redondo, o que é bastante comum durante a gravidez. Isso ocorre porque os ligamentos que mantêm o útero no lugar estão se contraindo e se alongando. O alongamento suave e a mudança de posição ajudam a reduzir a dor. Se a dor se tornar muito intensa, acompanhada de outros sintomas como febre ou sangramento, ou se o preocupar, consulte o seu médico para um exame.

  • Problemas para dormir. O tamanho da sua barriga na 24ª semana de gravidez pode dificultar encontrar uma posição confortável para dormir. Usar travesseiros extras pode te ajudar. Tente dormir de lado com os joelhos dobrados e com um travesseiro entre as pernas e outro sob a barriga para apoio.

  • Tonturas e perda de equilíbrio: Sua barriga em crescimento afeta a distribuição de peso, tornando mais fácil perder o equilíbrio. Além disso, mudanças na circulação podem fazer você se sentir tonto ou atordoado. Dar alguns passos, como mover-se lentamente (especialmente quando você se levanta ou muda de posição), beber bastante água e manter-se hidratado pode ajudar. Se você se sentir tonto, deite-se de lado, se possível. Se estiver preocupado, peça conselho ao seu médico.

  • Cãibras nas pernas: Você recentemente sentiu contrações dolorosas nos músculos da panturrilha ou do pé? Não é incomum sentir esse tipo de cólica na 24ª semana de gravidez. Na verdade, esse sintoma pode aparecer de vez em quando até o dia em que o bebê nasce. Embora os especialistas não saibam a causa exata das cãibras nas pernas durante a gravidez, todos concordam sobre o que fazer para aliviá-las. Alongue os músculos da panturrilha antes de dormir à noite, mantenha-se em forma exercitando-se regularmente e beba muita água para reduzir as cãibras. Continue lendo para saber mais sobre a importância dos exercícios e alongamentos na gravidez.

Semana 24 de gravidez: consultar o médico

Existe uma revisão ou teste que devo agendar no restante do período?

  • Devo filtrar a água da torneira que vou beber?

  • Devo comer mais de algum alimento específico? Existem alimentos que devo evitar?

  • Devo tomar alguma vacina durante a gravidez? Qual é o melhor momento para fazê-lo e garantir a melhor proteção para mim e para o bebê?

  • Como você pode aliviar o desconforto durante a gravidez?

Dicas para a mamãe 

  1. Comece a dormir do seu lado, se você ainda não faz isso. 

  2. Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar a impedir hemorróidas. 

  3. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  4. Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta 

  5. Mantenha sua dieta saudável, especialmente na fase de aumento de apetite 

  6. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água 

  7. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê 

  8. Comece a planejar o quartinho do bebê, você já está na metade do caminho.Temos várias opções; Lista de ideias para o quarto do bebê 

  9. Leia o máximo que pode sobre parto;  Sinais de Trabalho de Parto | Cuidados com o Pós-Parto 

  10. Confira nossa série de episódios; Nasce uma família

Resumo

Você chegou às suas 24 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie