4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

24 Semanas de gravidez: O desenvolvimento de teu bebê

Bebê cheio de energia. Querendo uma noite tranquila de sono? Seu bebê provavelmente tem outras ideias. Os bebês são mais ativos entre a 24ª e 28ª semana. Depois disso, não haverá espaço suficiente para as cambalhotas e os mergulhos que ele passou semanas aperfeiçoando.

Pele transparente. A pele do bebê é tão fina que é possível ver os vasos sanguíneos, ossos e órgãos dentro dela. A pele vai continuar a engrossar com o passar dos meses até que fique tão opaca quanto a sua.

São seus olhos. Os olhos do seu bebê estarão plenamente desenvolvidos até o final deste mês. Embora a íris ainda não tenha pigmentação alguma, a cor aparecerá ao longo dos próximos meses. Mas o tom final só será definido após o nascimento.

embryoimage-week24-700_no_text

24 Semanas de gravidez: Teus sintomas

Alerta de parto prematuro. De agora em diante, você precisa ficar de olho nos sinais de trabalho de parto prematuro. Os sintomas mais comuns são cólicas semelhantes às menstruais, uma mudança no corrimento vaginal, uma dor fraca na parte inferior das costas, contrações uterinas, pressão sobre a pélvis (como se o bebê estivesse empurrando para baixo) ou fluido vazando ou escorrendo da vagina. Preste atenção no seu corpo; se os sintomas persistirem, liguei para seu profissional de saúde imediatamente. Fluido escorrendo da vagina precisa de atenção médica imediata. Leia aqui mais sobre os sintomas iniciais do parto.

Você sabia? O rosto do bebê está quase totalmente formado e, se fizer um ultrassom, talvez poderá ver a aparência dele! Mesmo com as pálpebras unidas, até o final desta semana os olhos do bebê estarão plenamente desenvolvidos, incluindo a retina.

Dica rápida para a mamãe: Se estiver se sentindo cansada, fraca, com falta de ar ou tiver desmaios, você pode estar anêmica. Certifique-se de incluir alimentos ricos em ferro em sua dieta, como fígado ou outras carnes vermelhas; lentilhas amarelas, vermelhas, verdes ou marrons; e folhas verdes, como espinafre e couve. Sua vitamina pré-natal também pode conter ferro.

preg-cal-footer-background
Você conhece alguém que gostaria deste artigo?