5ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 5 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Como é o desenvolvimento do bebê em suas 5 semanas de gestação

A formação do embrião

Mesmo se você estiver grávida de apenas cinco semanas, seu corpo passará por muitas mudanças. A placenta e o cordão umbilical estão se formando, o que fornecerá oxigênio e nutrientes ao embrião. Esses nutrientes (por exemplo, cálcio, ácido fólico ou outras vitaminas) desempenham um papel vital no desenvolvimento saudável do seu filho.

A quinta semana é muito importante na vida do embrião. Nesta fase do período de gestação, as células embrionárias assumem funções-chave, multiplicando-se entre si e desenvolvendo tarefas específicas.

O coração do bebê é formado 

É na 5ª (quinta) semana de gravidez (3ª semana de vida do embrião) que o disco trilaminar achatado (1 mm) se dobra e torna-se num embrião cilíndrico. Inicia-se o desenvolvimento crânio-caudal. O embrião alonga-se (5mm) e nele se distingue a região cefálica e a caudal. Forma-se o eixo longitudinal precursor da formação do esqueleto, formando assim o pescoço e o início do sistema nervoso.

As paredes do coração começam a se formar e as células cardíacas começam a bater no final desta semana. Os rins, músculos, ossos e fígado também começam a desenvolver-se. 

Até o final deste mês, assim como os órgãos, os neurônios e os pequenos membros, como braços e pernas também começam a se desenvolver. 

É nesta altura que começam os primeiros sintomas de gravidez. Eles são muitos e podem não surgir todos ao mesmo tempo.

Hora de ir ao médico 

Durante esse estágio, um tampão de muco se forma no colo do útero, uma substância espessa e gelatinosa produzida pelas glândulas cervicais que protege o bebê contra infecções.

Nesta semana, o obstetra pode fazer uma ultrassonografia (ou ultrassom) (transvaginal) pré-natal precoce. Na ultrassonografia transvaginal são analisados o saco gestacional, a gema e o embrião (3-5 mm), que ao final desta semana já apresenta função cardíaca (após 5 semanas e 5 dias).

A ecografia permite também verificar se a gestação está se desenvolvendo dentro do útero. Em algumas situações, pode ocorrer uma gravidez ectópica, ou seja, quando a gravidez se instala fora do útero (ovário e trompas). A gravidez ectópica é uma condição grave que pode colocar em risco a vida da mulher. A ecografia obstétrica também é bastante útil para acompanhar a gravidez, determinar a data provável do parto e verificar a viabilidade da gravidez. 

Cérebro e medula espinhal

Nessas 5 semanas de gestação, inicia-se o desenvolvimento do tubo neural, tornando-se o cérebro e a medula espinhal, além disso, forma-se o coração, que já bombeia sangue para outras partes de seu minúsculo corpo, fornecendo-lhe oxigênio suficiente para que ele precisa viver.

Um tubo neural malformado que não se fechou pode levar à espinha bífida. Isso pode trazer consequências como problemas de locomoção e dificuldades de linguagem, por isso é recomendável tomar pelo menos 400 microgramas de ácido fólico para proteger a medula espinhal do bebê.

Sistema nervoso, olhos e audição

Ocorre a formação de três camadas: a externa e a ectoderme, que posteriormente constituirá a camada mais externa de sua pele, os sistemas nervoso central e periférico, assim como os olhos e o ouvido interno. Pode consultar o nosso Calendário da Gravidez Pampers®, que lhe fornecerá informações precisas e valiosas sobre o que acontece nesta fase da sua gravidez.

Além disso, o coração, que agora é apenas uma protuberância no centro do embrião, começará a se formar rapidamente. Na verdade, o batimento cardíaco pode ser detectado na sexta semana de gravidez.

Seus sintomas nas 5 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo

Embora o feto ainda seja muito pequeno, atingindo cerca de 13 milímetros no final do segundo mês, a maioria das mulheres sabe desse momento justamente pelo aparecimento dos sintomas. 

Nesse período, as mulheres costumam apresentar sintomas de náuseas e enjoos matinais devido às rápidas alterações hormonais, que geralmente duram até o final do 3º mês de gravidez. Cólicas menstruais e dores lombares são normais.

O metabolismo corporal, a frequência cardíaca e a até mesmo a respiração ganham força por conta da demanda do corpo em fornecer oxigênio e nutrientes ao bebê em crescimento. As alterações emocionais durante a quinta semana de gestação podem se intensificar, manifestando-se com sensibilidade, nervosismo e ansiedade mais pronunciados.

Os resultados 

Um teste de gravidez caseiro deve mostrar um resultado positivo graças ao hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) liberado pela nova placenta. Esse mesmo hormônio é amplamente responsável pela náusea, ou enjoo matinal, que muitas mulheres experimentam no primeiro trimestre. 

A maioria dos testes de gravidez são precisos após a primeira menstruação atrasada, mas podem ocorrer falsos negativos. Se você teve uma menstruação atrasada, mas um teste de gravidez caseiro deu negativo,é melhor consultar seu médico. 

Ao final do 2º mês, é possível saber o sexo do bebê através do exame de sexagem fetal, feito através da análise de uma amostra de sangue materno. 

Aliviando os enjoos 

Neste estágio, é frequente que muitas grávidas reduzam a ingestão de alimentos devido ao receio de náuseas ou vômitos. Para prevenir esses desconfortos e garantir o fornecimento adequado de nutrientes para que o bebê se desenvolva, é aconselhável fazer refeições em intervalos curtos, a cada 2-3 horas, em porções menores, ou considerar soluções simples como mastigar pequenos pedaços de gengibre.

Qual será o tamanho do embrião durante a quinta semana de gravidez?

Com cinco semanas, o embrião ainda é muito pequeno, mas está crescendo rapidamente. Imagine o tamanho de uma semente de laranja ou de um grão de arroz. Nesta fase, o seu filho pode medir entre 1,3 e 2,5 mm e ter uma forma semelhante à de um girino

Semana 5 de gravidez: coisas que você deve fazer

  • Continue lendo para descobrir como escolher um ginecologista, caso ainda não saiba quem será.

  • Agende sua primeira consulta pré-natal. O médico conversará com você sobre o seu caso específico.

  • Pergunte para quem ligar se o seu médico não estiver disponível ou após o expediente e você tiver dúvidas.

  • Salve o número do médico em seu telefone. Cole os números de contato de emergência na geladeira e adicione-os ao seu diário também.

  • Suponha que durante a gravidez você se sentirá excitada, preocupada, eufórica e de muitas outras maneiras.

  • Tire uma soneca ou tome um banho morno para aliviar cólicas e dores nas costas.

  • Pare de fumar e beber álcool, se ainda não o fez.

  • Embora seja raro, recomendamos que você leia sobre os sintomas da gravidez ectópica.

Recomendações das 5 Semanas de Gravidez

Esteja pronta para se sentir ansiosa e animada, preocupada ou com êxtase - todas as reações normais a engravidar.

  • Trate todas as câimbras e dor nas costas com um banho morno ou uma soneca

  • Cortar o tabagismo e o álcool se você ainda não cortou

  • Inscreva-se para obter dicas de gravidez semanais

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

Resumo

Você chegou às suas 5 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie