Cuidados com o Cordão Umbilical
Com as fraldas descartáveis modernas, pode ser quase impossível dizer, por meio do toque, se a fralda do seu bebê está molhada. Experimente e planeje trocar, inicialmente, as fraldas depois de cada alimentação, bem como após cada evacuação. Enquanto o cordão estiver no bebê, use as fraldas com recorte para o cordão umbilical (ou dobre uma fralda comum), e não se esqueça de limpar o coto com uma bola de algodão ou cotonete molhado quando você trocá-la.
Dicas úteis sobre fraldas
Toalhinhas umedecidas podem ser usadas sempre que você trocar uma fralda, e são especialmente úteis quando a fralda estiver suja.
Se desejar, aplique pomada ou vaselina para ajudar a prevenir assaduras antes de colocar uma fralda limpa.
Enrole a fralda limpa em torno de seu bebê com firmeza e aperte as abas na frente.
Se a pele do seu bebê ficar vermelha em torno da cintura da fralda quando você trocá-la, isso pode ser um sinal que presa com muita força ou seu bebê está pronto para o próximo tamanho maior.
Se vazamentos frequentes estiverem ocorrendo, pode ser hora de mudar para o próximo tamanho de fralda.
A quantidade ideal de petrolato que os pais devem usar durante a rotina de troca de fraldas do bebê depende da superfície da fralda do bebê. Geralmente é aconselhável aplicar uma camada fina sobre as nádegas, genitais e parte interna das coxas.
Cuidados essenciais com o cordão umbilical do bebê
Cuide do coto do cordão umbilical do seu bebê até que ele caia sozinho (geralmente de 10 dias a três semanas após o nascimento do seu bebê).
Limpar o coto com uma bola de algodão molhada limpa ou cotonete em cada troca de fralda é geralmente suficiente, mas verifique com seu profissional de saúde se ele recomenda alguma outra coisa.
Preste atenção especial à área na base do cordão, mais próximo ao umbigo. Limpe com suavidade, mas meticulosamente, para remover todos os resíduos úmidos que podem ter se acumulado lá.
Certifique-se de permitir que o ar chegue ao coto do cordão – use uma fralda com recorte (e dobre a borda de uma fralda regular) e evite roupas apertadas em torno da barriga do seu bebê.
Um dos pontos principais a entender sobre os cuidados com o cordão umbilical é sobre a quantidade ideal de petrolato que os pais devem usar durante a rotina de troca de fraldas do bebê. Ela depende da superfície da fralda do bebê. Geralmente é aconselhável aplicar uma camada fina sobre as nádegas, genitais e parte interna das coxas.
Cuidados com o cordão umbilical: o que fazer e o que evitar |
---|
Ação | Sugestão |
---|---|
Limpeza | Limpe com gaze ou algodão úmido com água ou sabonete suave se houver contato com urina ou fezes; evite esfregar |
Secura | Dobre a borda da fralda para baixo ou recorte-a para evitar contato com o coto umbilical |
Álcool ou antiséptico | Não utilize álcool rotineiramente, a menos que seja indicado por um médico |
Banhos | Dê banhos de esponja até que o cordão caia; não submergir o bebê. |
Não forçar o desprendimento | Permita que o coto caia naturalmente. |
Em resumo
Nos primeiros dias de vida, trocar a fralda não é apenas uma rotina de higiene com o seu bebê, mas também uma oportunidade de conexão e cuidado. Durante essa fase especial, o cordão umbilical precisa de atenção extra para prevenir infecções e favorecer a queda natural. Limpe delicadamente a área, mantenha-a seca e certifique-se de que a fralda não roce no cordão, garantindo assim um cuidado seguro.
Perguntas frequentes
O cordão umbilical conecta o feto ao desenvolvimento da placenta da mãe. Sua função é levar nutrientes e oxigênio da mãe para o feto e também eliminar os resíduos do feto para a mãe.
Para saber mais sobre cuidados com recém-nascido leia nosso artigos https://www.pampers.com.br/produto/pampers-recem-nascido-fraldas
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
Junta-se a comunidade Pampers