40 semanas de gravidez

Você está na semana

lr

40 semanas de gestação

Seu bebê na 40ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de uma abóbora.

Ele tem vontade própria

Apesar de você estar esperando um novo membro da família nesta semana, seu pequeno pode preferir mais alguns dias ou (ousamos dizê-lo?) semanas no aconchego da sua barriga. Nesse caso, o seu profissional de saúde ficará atento ao ganho de peso do bebê e à tolerância às contrações. 

Espaço apertado

O bebê está enrolado firmemente dentro de seu útero. Se o pequeno estiver em uma posição pélvica (pés ou bumbum para baixo), o seu profissional de saúde pode tentar virá-lo. Se isso não funcionar, o profissional de saúde pode discutir com você a possibilidade de um parto por cesariana.

Anjinho gorducho

Seu pequeno provavelmente atingiu o peso e o comprimento finais de nascimento. O bebê médio tem de 3,4 kg e 52 cm de comprimento (os meninos são um pouco maiores do que as meninas). Quinze por cento do peso corporal total agora é de gordura, o que ajudará o bebê a permanecer aquecido no mundo exterior. Os órgãos e sistemas do corpo também estão prontos para a vida fora do útero. Seu bebê armazenou amido no fígado para ser transformado em glicose após o nascimento, e ele tem fluido extra a bordo também. Como um camelo, seu pequeno está bem abastecido para passar pelo nascimento e esperar até receber o leite materno.

Sua gravidez na 40ª semana

Prazeres de última hora

O nascimento não é considerado atrasado até atingir a 42ª semana. Embora você esteja ansiosa para conhecer seu filho, tente considerar esses dias finais como uma oportunidade para um pouco de autoindulgência. Mime-se com um pedicure, assista a um filme ou leia um livro do começo ao fim. Quando seu pequeno chegar, você estará de plantão 24 horas por dia e demorará um tempo até que você possa arrumar um pouco de tempo para si.

Adivinhe quantos anos tenho

Quando seu bebê nascer, você pode descobrir que a verdadeira idade dele é diferente da que você calculou com base na sua última menstruação ou no momento da concepção. Logo após o nascimento, uma enfermeira pediátrica ou o médico do bebê avaliará a idade gestacional com base em características físicas e no desenvolvimento neurológico. Será interessante comparar essas datas diferentes!

Você sabia?

Você está animada para ouvir o primeiro choro do seu bebê? Você pode não perceber que os dutos lacrimais do seu bebê recém-nascido não produzirão realmente lágrimas até que ele tenha cerca de um mês de idade.

Dica rápida para a mamãe

Você conseguiu chegar ao grande dia! Como você saberá quando o parto começa? Três sinais clássicos são: contrações regulares que se tornam mais constantes e longas com o tempo; um corrimento vaginal de muco (chamado “tampão mucoso” ou “rolhão mucoso”); ou sua bolsa estourando (chamada de “ruptura de membranas”). Verifique com o seu profissional de saúde caso tenha esses sintomas, mas fique em casa o máximo que puder!