Diarreia infantil

Diarreia infantil

Um dos sintomas mais comuns de problemas de barriga é a diarreia – fezes aquosas que são diferentes na aparência e frequência do que aquelas que seu bebê fazia antes. (Esse é um detalhe importante, uma vez que muitas crianças pequenas, especialmente os bebês amamentados, normalmente têm fezes finas ou aquosas.)

A maioria das diarreias infecciosas é causada por vírus que tendem a ser mais comuns no verão, mas podem vir a qualquer hora. Essas infecções geralmente duram vários dias, mas você só tem de dar tempo ao tempo.

Mantenha seu bebê hidratado

A chave é dar a seu bebê abundância de líquidos, mesmo se ele não tiver muito apetite ou parecer ter muita sede. Continue a alimentá-lo se a sua diarreia for leve. Dê-lhe pequenas porções de alimentos leves que contenham fibra pectina ao longo do dia. Tente compota de maçã, arroz, bananas e purê de batatas. Se você estiver alimentando com leite artificial, adicione uma 30 ou 60 ml extras água à mistura, diluindo a fórmula ligeiramente. Evite chás, que não têm os sais necessários, bem como sucos de frutas – eles realmente podem aumentar a perda de fluido por causa de seu alto teor de sal. Se as fezes do seu bebê forem particularmente frequentes e aquosas (de hora em hora, por exemplo, e encharcarem a fralda), pode ser necessário dar-lhe 30 ou 60 ml de uma solução eletrolítica comercial a cada hora ou duas um dia antes de voltar à sua alimentação padrão.

Peça ajuda

Se a diarreia não estiver melhorando, consulte o seu profissional de saúde. Dar ao seu bebê qualquer medicamento para diarreia sem instruções muito explícitas de um profissional de saúde experiente pode ser perigoso. Esses tratamentos podem causar sérias paralisações do intestino e sedação.

Para a sua informação: A diarreia quase sempre cria irritação da pele na área da fralda. Troque a fralda do seu bebê com frequência e aplique vaselina ou uma pomada com óxido de zinco na área – ou use uma fralda com vaselina incorporada no forro – para proteger a pele dele das propriedades queimadoras das fezes de funcionamento rápido.

Quando telefonar

É difícil saber quando entrar em contato com o profissional de saúde, mas se o seu filho estiver exibindo qualquer dos seguintes sintomas, ligue para seu profissional de saúde imediatamente:

  • Boca seca, falta de lágrimas, urina escura, ou passando mal
  • Fezes contendo pus ou sangue, ou que sejam pretas ou verdes persistentemente
  • Vômitos que acompanham a diarreia, com duração de mais de oito horas
  • Febre alta ou dor abdominal grave que acompanha a diarreia.

Pequenas queixas em relação à barriga são típicas entre as crianças. É importante que você entenda como tratá-las em casa para evitar atendimentos de emergência, internações e desconforto prolongado. Seu pequeno logo se sentirá melhor!

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil