Remédios para constipação infantil

A constipação é a passagem pouco frequente e um tanto dolorosa de fezes duras e é um problema comum, afetando 3% das crianças em idade pré-escolar e 1 a 2% das crianças em idade escolar. Evacuar uma vez a cada vários dias é normal, se este for o padrão habitual do seu filho. De fato, 96% das crianças entre 3 e 4 anos apresentam grandes variações na frequência de evacuação: de três vezes ao dia a três vezes por semana, tudo é possível

Causas da constipação

A constipação pode ser causada por qualquer um dos seguintes:

  • Dieta: Alimentos ricos em fibras insuficientes.

  • Comportamento: Seu filho pode ter tentado controlar os movimentos intestinais durante o período em que você começou a usar o penico.

  • Dor: Quando o processo de evacuação é um pouco doloroso, pode deixar seu filho com medo de se esforçar para eliminar as fezes e isso inibe a atividade intestinal.

Seja qual for a causa original, as fezes se acumulam, tornando-se maiores e mais duras. Por sentir desconforto ao evacuar, o problema se perpetua quando a criança resiste a relaxar e deixar a natureza seguir seu curso.

Incontinência por transbordamento 

Quando a constipação persiste por um tempo, às vezes as novas fezes moles que se seguem filtram as antigas fezes duras. Na cueca do seu filho podem aparecer manchas de fezes semilíquidas ou com aspecto de diarreia.

Essa condição semelhante à diarreia, conhecida como incontinência por transbordamento, não é controlável pelo seu filho. No entanto, é um sinal de que algo precisa ser feito, principalmente se o ato de sujar a roupa afetar seu filho.

O que fazer com a constipação

Como existem algumas condições físicas e médicas que podem causar constipação, é aconselhável consultar seu pediatra ou médico para descartá-las. Seu filho provavelmente não precisará de muitos exames. Em geral, o médico revisará o histórico do problema, verificará a altura e o peso de seu filho e fará um exame físico geral. Em algumas ocasiões pode ser necessário explorar o reto, mas se for feito com delicadeza, não será traumático ou doloroso.

Reeducação intestinal

O primeiro passo é ajudar o corpo a eliminar fezes duras. Existem várias opções. Seu pediatra pode iniciá-lo com um simples supositório de glicerina ou sugerir um enema pediátrico. Para manter as fezes moles, você pode fazer com que seu filho tome óleo mineral ou outro agente que amoleça as fezes por algumas semanas ou até meses. O objetivo é reeducar o intestino, ou seja, estabelecer uma rotina regular de evacuação para que as paredes intestinais distendidas recuperem sua força e musculatura.

Adicione fibras

Reveja a dieta do seu filho. No caso de crianças que bebem muito leite ou que evitam frutas, verduras, cereais integrais e pães, pode ser simplesmente devido à ingestão insuficiente de fibras. Adicione fibras de todas as maneiras possíveis: maçãs e peras em vez de bananas, barras de granola em vez de barras de chocolate, biscoitos de aveia em vez de biscoitos normais e pão integral em vez de pão branco. Lanches de vegetais crus com um molho rico também são um bom truque para aumentar o consumo de vegetais. E para os mais exigentes, o pediatra pode prescrever um suplemento de fibras.

Concentre-se na recompensa

Resista punir seu filho ou expressar ansiedade ou insatisfação quando você o vir segurando as fezes ou sendo relutante em tentar. Em vez disso, estabeleça uma série de recompensas quando ele as produz. Embora algumas cólicas e pequenas quantidades de sangue possam ser parte da constipação e não sejam motivo para preocupação, certifique-se de consultar o seu profissional de saúde imediatamente se o abdômen do seu filho inchar de repente, se ele estiver vomitando e com prisão de ventre, ou se houver uma boa quantidade de sangue ou dor.

Finalmente, lembre-se que a constipação é um problema comum em crianças pequenas, especialmente os manhosos para comer. Aprimorar a dieta do seu filho pode resolver o problema mais facilmente do que você imagina!

Dieta

  • Faça a criança beber mais água.

  • Faça com que a criança coma mais vegetais de todos os tipos, crus ou cozidos (acelga, aipo, espinafre, alface, etc.).

  • Dê bastante frutas laxantes naturais, em compotas ou smoothies. Evite maçãs e bananas.

  • Adicione 5-10 cc de óleo bruto às refeições.

  • Dê à criança grãos integrais: arroz integral, aveia integral, trigo ou flocos de milho (Blevit® Oats, Blevit® Integral).

  • Dê pães especiais integrais ou integrais, biscoitos, bolos, biscoitos e massas (macarrão ou macarrão).

  • Dê xarope de maçã ou mel com o iogurte ou com uma salada de frutas.

  • Dê-lhe leguminosas uma ou duas vezes por semana.

Laxantes naturais permitidos

  • Ameixas pretas ou frescas.

  • Passas (Califórnia) em compota.

  • Fibra vegetal indigerível

Outros alimentos recomendados

  • Farelo de trigo (adicione uma colher de sopa à sopa).

  • Molho de soja (normalmente utilizado como molho a gosto e pela sua riqueza em proteínas).

  • Pão dextrinado (é um pão com tratamento especial que é vendido em biscoitos).

  • Sal marinho grosso, que, ao contrário do sal fino de mesa, contém magnésio e iodo, elementos essenciais para uma alimentação equilibrada.

  • Gérmen de trigo, misturado com iogurte ou saladas.

Alimentos não recomendados

  • Batatas e amidos.

  • Pão branco, pãezinhos ou massa branca.

  • Salsichas, foie gras ou compotas.

  • Macarrão, macarrão, espaguete ou calhas, se não for feito com farinha de trigo integral.

É conveniente lembrar a criança de ir ao banheiro uma vez ao dia (pelo menos). Se for difícil no início, pode-se estimulá-lo com pequenos enemas ou supositórios de glicerina, escolhendo um horário em que o ambiente esteja calmo (de preferência após uma das refeições). Você pode fazer isso diariamente e depois em dias alternados (verifique com seu pediatra). Quando a criança consegue defecar sozinha, devemos recompensá-la com um objeto de que goste ou permitindo que faça algo de que goste especialmente.

Os laxantes devem ser evitados senão por prescrição médica e só são prescritos em casos muito específicos. Você não deve dar laxantes para a criança sem antes consultar o pediatra. Se notar sangue nas fezes da criança, incontinência ou períodos de diarreia/constipação, ligue para o pediatra e pergunte o que você deve fazer.

Saiba mais:

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. Como identificar e prevenir a constipação na gravidez

Resumo

Seja qual for a causa original, a constipação consiste no acúmulo de fezes, que se tornam maiores e mais duras. Por sentir desconforto ao evacuar, o problema se perpetua quando a criança resiste a relaxar e deixar a natureza seguir seu curso. Conheça os sintomas e eventuais tratamentos.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie