Dicas para ensinar a usar o vaso: Passo a passo para aprender a usar o vaso

Dicas para ensinar a usar o vaso: Passo a passo para aprender a usar o vaso

Aprender como usar o vaso é um dos grandes feitos da primeira infância. Porém, antes que seu filho consiga dominar isso, ele precisa estar biológica e emocionalmente pronto. Crianças diferentes ficam prontas em idades diferentes; o tempo não tem nada a ver com sua inteligência, personalidade ou motivação.

Aprender a usar o vaso envolve reunir várias habilidades individuais em uma sequência, como poder interpretar os sinais que seu corpo lhe envia, se despir, ter algum controle sobre seu intestino e bexiga, e lavar as mãos. Seu filho deve dominar ao menos algumas destas habilidades antes de começar a aprender como usar o vaso, ou ambos ficarão frustrados.

Seguem três etapas que podem ajudar seu filho a maximizar seu sucesso.

1. Preparação

  • Obtenha um vaso. Muitas crianças se sentem mais seguras começando com um que fique no chão, ao invés de um que fique sobre o vaso sanitário. É menos assustador, e dá a ele a segurança e o equilíbrio que surge por conseguir colocar seus pés com firmeza no chão.
  • Coloque o vaso em um lugar que seja conveniente, onde seu filho passe a maior parte do tempo. Não precisa ser o banheiro; você pode colocá-lo no canto do quarto de brincar. O fácil acesso é importante no começo.
  • Deixe seu filho explorar o vaso e se familiarizar com ele. Comunique a ele que isto é especial e só para ele.

2. Aprendendo

  • Peça ao seu filho que pratique sentar-se no vaso com suas roupas, uma ou duas vezes por dia. Deixe-o levantar sempre que quiser. Sua meta é ajudá-lo a ficar confortável nele.
  • Elogie seu filho por cada etapa, mesmo as pequenas e aquelas que não tiverem sucesso completo. Permaneça otimista. Lembre-se de que este é o feito dele, não seu.
  • Depois que ele ficar confortável ao se sentar no vaso com suas roupas, peça que pratique sem as roupas. Isso o ajuda a se familiarizar com o conceito de tirar as roupas antes de ir ao banheiro. Também faz com que ele sinta como sua pele sente o assento.
  • Depois de alguns dias, quando seu filho tiver evacuado na fralda, peça que ele assista você jogar no vaso, para que veja para onde vai. Explique a ele que este é o lugar da urina e das fezes. (nesta idade, as crianças também estão dominando a ideia de que certas coisas vão para certos lugares).
  • Observe pelos sinais de que seu filho precisa urinar ou evacuar. Algumas crianças lhe dirão com muitas palavras. Outras farão caretas ou grunhidos, ou ficarão em uma posição particular. Quando isso ocorrer, pergunte aonde ela precisa ir.
  • Deixe seu filho ver você sentada no vaso. Deixe-a sentar em seu vasinho ao mesmo tempo, se ele estiver no banheiro. É mais fácil para os meninos se eles aprenderem a urinar sentados primeiro. Se eles começarem de pé, às vezes resistirão a sentar se tiverem de evacuar; é muito confuso.
  • Peça que a criança pratique lavando suas mãos com água e sabão sempre que se levantar do vaso, mesmo se não fizer nada.
  • Vista sua criança com roupas fáceis de tirar, como calças que bastam abaixar sem ter de desabotoar nada, ou um vestido ou saia. Isso aumenta as probabilidades de sucesso. Ou deixe que ela fique correndo pela casa por alguns dias sem calças. Ofereça-se para lembrá-la, de hora em hora, de usar o vaso. Isso a ajudará a aprender como interpretar os sinais que o corpo dá a ela.
  • Conte o que você está fazendo, e como está fazendo, com os outros cuidadores na vida da criança, como babás e avós. Deste modo, sua filha terá expectativas e apoios consistentes, o que facilitará as coisas.
  • Nunca deixe sua filha com fraldas molhadas ou sujas, como meio para "treiná-la". Isso apenas piora as coisas.

3. Reforço

  • Elogie muito seu filho a cada etapa do aprendizado. Também é uma boa ideia elogiá-lo sempre que ele disser que precisa usar o vaso, mesmo se você apenas perguntou a ele.
  • Espere que ele cometa erros, especialmente no começo. Não fique brava; isso apenas fará com que as coisas demorem mais. Se ele resistir tentar algo novo, provavelmente isso quer dizer que ele ainda não está pronto. Simplesmente recue e tente novamente em alguns dias ou semanas.
  • Depois que seu filho tiver sucesso por alguns dias, comece a fazer a mudança para a roupa de baixo. Algumas crianças se sentem mais seguras com fraldas ou calças de treino; outras mal podem esperar pela roupa de baixo de "menino grande" ou de "menina grande". Deixe a reação de seu filho orientar você sobre a velocidade da mudança.
  • Lembre-se de que algumas crianças pequenas se assustam com o som e as ações da descarga do vaso sanitário. Se ele se incomodar com isso, não o force a dar descarga; faça isso quando ele sair do banheiro. Esse medo geralmente desaparece em alguns meses.

Seja coerente com a preparação, o aprendizado e o reforço, e você se surpreenderá com a velocidade com que ele se livrará das fraldas para sempre!

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil