Desenvolvimento: os dois terríveis

Desenvolvimento: os dois terríveis

Isto acontecerá em algum momento. Um dia, seu bebê é doce e adorável, e no outro, ele é furacão desafiador, cheio de birra, rasgando sua vida cotidiana. Acredite ou não, isso é normal – desafiador e frustrante, mas normal.

Ora, não são “os deliciosos dois”

Imagine que você passou, subitamente, por um grande surto de desenvolvimento, que lhe deu a capacidade de se comunicar, pensar e se mover como nunca antes. Coloque todas estas emoções em um pequeno corpo, coloque muita frustração e prepare-se para birras e alterações de humor.

Como manter perspectiva

A coisa mais importante a se lembrar, durante esta fase, é não levar para o lado pessoal. Seu filho só está frustrado. Ajude-o a se sentir mais independente ao tentar o seguinte:

  • Incentive a exploração
    Deixe seu filho saciar a curiosidade ao deixar que ele explore ao máximo, com segurança. Se algo não for seguro, diga a ele que não. Ele eventualmente aprenderá o que é aceitável e o que não é.
  • Elogie
    Aumente a autoestima do seu filho ao dizer que ele está fazendo algo bem. Se ele brincar bem com seu amiguinho ou concluir uma tarefa (como vestir o pijama), fale como você está feliz e orgulhosa.
  • Seja coerente
    Não deixe que uma birra ou o mau humor altere sua resolução. Como todas as fases, esta também passará e ele crescerá rapidamente.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Premium Care

A fralda mais sequinha e mais macia do Brasil