Criança desenvolvendo independência
Tudo sobre o desenvolvimento do bebê e construção da personalidade
Depois do primeiro aniversário de seu filho, você poderá testemunhar uma transição - de um recém-nascido dependente a um bebê responsável. Eis alguns sinais de que ele está pronto para cuidar de si mesmo.
Comendo sozinho
Aos 15 meses, ele pode demonstrar interesse em usar uma colher, mesmo pegando a colher quando você o alimenta. Aos 18 meses, ele poderá segurar a colher muito bem (e colocar a maior parte da comida em sua boca). Deixe muito papel toalha à mão – haverá muita sujeira! Para saber mais, leia também: Comendo em um restaurante com seu bebe
Como você pode ajudar
Compre colheres com ponta de borracha para que o bebê não machuque a gengiva. Use utensílios inquebráveis, que possam resistir a inúmeras quedas da cadeira do bebê até o chão.
Dando seus primeiros passos
Muitos bebês começam a dar seus primeiros passos por volta do seu primeiro aniversário. Os sinais de que seu filho está pronto inclui rolar pelo chão, arrastar-se e subir as escadas usando as mãos.
Como você pode ajudar
Assegure-se de colocar seu bebê de bruços desde o começo. Andar exige músculos fortes nas costas, que seu bebê desenvolve ao ficar de bruços e levantar a cabeça.
Escovar os dentes sozinho
Embora o bebê ainda não tenha coordenação para concluir a tarefa com escova de dentes até os seis ou sete anos, você pode deixá-lo praticar, se ele quiser tentar.
Como você pode ajudar
A maioria dos dentistas incentiva os pais a deixar a criança escovar os dentes sozinha, e depois seguir com uma limpeza completa.
É empolgante ver seu filho ficar cada vez mais independente, mas é importante deixar que ele alcance seus marcos em seu próprio ritmo. Sua tarefa? Apoiar e mostrar como se faz.
Para saber mais sobre o desenvolvimento do bebê, leia também:
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
LEIA MAIS SOBRE Atividades para crianças
Junta-se a comunidade Pampers