Criança pequena: desenvolvendo independência

Criança pequena: desenvolvendo independência

Depois do primeiro aniversário de seu filho, você poderá testemunhar uma transição - de um recém-nascido dependente a um bebê responsável. Eis alguns sinais de que ele está pronto para cuidar de si mesmo.

Marco 1: Comendo sozinho

Aos 15 meses, ele pode demonstrar interesse em usar uma colher, mesmo pegando a colher quando você o alimenta. Aos 18 meses, ele poderá segurar a colher muito bem (e colocar a maior parte da comida em sua boca). Deixe muito papel toalha à mão – haverá muita sujeira!

Como você pode ajudar

Compre colheres com ponta de borracha para que o bebê não machuque a gengiva. Use utensílios inquebráveis, que possam resistir a inúmeras quedas da cadeira do bebê até o chão.

Marco 2: Dando seus primeiros passos

Muitos bebês começam a dar seus primeiros passos por volta do seu primeiro aniversário. Os sinais de que seu filho está pronto inclui rolar pelo chão, arrastar-se e subir as escadas usando as mãos.

Como você pode ajudar

Assegure-se de colocar seu bebê de bruços desde o começo. Andar exige músculos fortes nas costas, que seu bebê desenvolve ao ficar de bruços e levantar a cabeça.

Marco 3: Escovar os dentes

Embora o bebê ainda não tenha coordenação para concluir a tarefa com escova de dentes até os seis ou sete anos, você pode deixá-lo praticar, se ele quiser tentar.

Como você pode ajudar

A maioria dos dentistas incentiva os pais a deixar a criança escovar os dentes sozinha, e depois seguir com uma limpeza completa.

É empolgante ver seu filho ficar cada vez mais independente, mas é importante deixar que ele alcance seus marcos em seu próprio ritmo. Sua tarefa? Apoiar e mostrar como se faz.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Pants

Até 12h* sequinho, fácil de pôr e tirar