Your baby is the size of a strawberry

Parabéns! Você chegou às suas 10 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Desenvolvimento do bebê em suas 10 semanas de gravidez

Na 10ª semana de gestação, o desenvolvimento é marcado pela formação de ossos e cartilagens, dos canais auditivos, narinas e cotovelos, já sendo possível o bebê flexionar os braços. Nesta fase, a cabeça ainda é maior que o resto do corpo, todos os dentinhos de leite já estão formados e o maxilar e os músculos do rosto responsáveis pela sucção começam a se desenvolver. 

Os olhos do seu pequeno também estão se desenvolvendo. A estrutura óptica básica está no lugar e as pálpebras estão começando a cobrir os olhos, os quais ainda se encontram nas duas laterais da cabeça. A cabeça ainda é grande e os olhos que ainda estão muito separados começam a se aproximar e estão cobertos pelas pálpebras. 

O coração está totalmente formado e bate de 2 a 3 vezes mais rápido do que o coração da mulher. Os dedos das mãos e dos pés estão mais alongados e nas pernas estão se desenvolvendo os joelhos e os tornozelos. Os braços já desenvolveram os cotovelos, podendo se flexionar.  

10 semanas de gravidez:  desenvolvimento do corpinho 

A partir das 10 semanas de gravidez deixamos de ter um embrião e passamos a ter um FETO. 

Durante o 3º (terceiro) mês de gravidez, o feto desenvolve-se rapidamente, adquirindo quase o dobro do seu tamanho. 

A cabeça é ainda relativamente grande e representa 1/3 do seu comprimento total. 

A testa é alta e proeminente. Os olhos passam de uma posição lateral para a região anterior da face. Um conjunto de pêlos e vibrissas crescem no lábio superior, mãos e sobrancelhas. 

Nesta fase da gestação, o estômago do bebê começa a produzir sucos digestivos, os rins formam maiores quantidades de urina e, se for um menino, o bebê já está produzindo testosterona. 

10 semanas de gravidez: acompanhamento médico 

O tamanho do feto com 10 semanas de gestação é de 3,5 a 4 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de um morango. 

As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. Além de realizar Ecografia (tranvaginal) e ver seu bebê evoluindo. À 10ª (décima) semana de gestação na ecografia (transvaginal) pode identificar-se

  • Ventrículos laterais e os plexos coroideus;( base do sistema nervoso) 

  • Aparecem pontos de ossificação na cara fetal que junto com as clavículas são os primeiros a identificar-se; 

  • Logo depois visualizam-se também os pontos de ossificação costais e vertebrais; 

  • Começa a visualizar-se a segmentação das extremidades podendo identificar-se os dedos no final da 10ª semana

  • No abdómen identifica-se a herniação fisiológica do intestino, que se finaliza até ao final da 12ª semana; 

  • A cavidade amniótica ocupa a maioria da cavidade coriônica, mas não contactam; 

  • Identifica-se bem o trofoblasto que será a futura placenta. 

Exames da 10ª semana 

 Os exames na gravidez são importantes para que o obstetra acompanhe o desenvolvimento e a saúde do bebê, assim como a saúde da mulher, já que interfere diretamente na gestação. Assim, em todas as consultas o médico avalia o peso da gestante, a pressão arterial e a circunferência abdominal, e indica a realização de alguns exames como exames de sangue, de urina, ginecológicos e ultrassonografias.  

Na 10ª semana da gestação é normal o médico pedir os seguintes exames:  

  1. Hemograma 

  2. Tipo sanguíneo e fator Rh 

  3. Glicose em jejum 

  4. Exames para identificar infecções - Sífilis,HIV, Rubéola, Citomegalovírus, Toxoplasmose,Hepatite B e C. 

É importante seguir todas as orientações médicas, e nessa fase o médico pode recomendar ácido fólico e/ou outros suplementos, justamente para manter seu corpo saudável e o bebê mais ainda. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra 

 

Seus sintomas nas 10 semanas de gravidez 

10 semanas de gravidez: mudanças em seu corpo 

Segundo a ginecologista Sheila Sedicias, na 10ª semana de gravidez, a barriga já pode ser percebida, mostrando-se levemente arredondada na parte inferior do abdômen e pode ocorrer dor na pelve, em um ou dois lados do abdômen, porque os ligamentos e os músculos da pelve que sustentam o útero, começam a ficar mais frouxos e esticados para acomodar o bebê em crescimento e preparar o corpo para o futuro parto. 

Além disso, os sintomas de enjoo matinal, prisão de ventre, cansaço excessivo e vontade frequente de urinar, azia, sensação de queimação no estômago e as variações emocionais da gravidez, podem continuar. Saiba mais sobre os sintomas da gravidez, fase por fase; Sintomas de Gravidez 

10 semanas de gravidez: sintomas e cuidados 

Na 10ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Enjoo matinal: comer pequenas refeições com frequência ao longo do dia e manter-se hidratada. Se os enjoos forem muito intensos, o médico poderá receitar o uso de remédio para enjoos durante a gravidez. Saiba como é o tratamento dos enjoos intensos na gravidez. 

  • Prisão de ventre: comer mais fibras na forma de grãos inteiros, frutas e vegetais frescos, beber muita água e praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico, podem ajudar a melhorar o trânsito intestinal e aliviar o desconforto da prisão de ventre; 

  • Dor na pelve: fazer alongamentos leves e movimentos suaves podem ajudar a aliviar o desconforto. No entanto, se a dor não melhorar, ou se tiver febre, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente. 

Dica extra de cuidados e exercícios na gravidez 

 É hora de caminhar! 

Nesta etapa da gravidez, seu coração começa a bombear mais sangue pelas artérias. Na verdade, por volta da 32ª semana, você terá de 40% a 50% mais sangue em seu corpo, e a maior parte dele será enviada para o útero e a placenta. Tomar agora medidas para melhorar o fluxo sanguíneo pode ajudar a prevenir varizes mais tarde em sua gravidez. Caminhar diariamente, deitar do lado esquerdo, elevar as pernas (com os joelhos apoiados) e sentar sem cruzar as pernas podem ajudar a impedir que a circulação fique lenta. Para saber mais, leia nosso artigo: Exercícios durante a gravidez 

10 semanas de gravidez: Aliviando os enjoos 

O enjoo na gravidez é um sintoma normal e pode ser tratado com medidas simples e caseiras.  A boa notícia é que no final deste período - 1º (primeiro) trimestre de gravidez - normalmente se acalmam alguns dos sintomas até aqui sentidos. Por norma, as náuseas desaparecem.No entanto, em alguns casos, o enjoo também pode durar toda a gravidez. Porém, tudo depende, toda gravidez é única. Leia também: Gravidez saudável  

Algumas formas naturais para aliviar os enjoos na gravidez são 

  1. Beber chá de gengibre  

  2. Chupar picolé de limão 

  3. Comer alimentos frios 

  4. Comer bolacha de água e sal  

  5. Beber 2 litros de água por dia

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez. 

Frase de apoyo:  Pampers®  desfruta dessa linda jornada com você, conte com a gente!
Flexible Banner V2

Fontes 

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.