12ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 12 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Crescimendo do bebê durante a 12ª semana de gravidez

Como funciona o crescimento do bebê durante a 12ª semana de gravidez

Nesta fase, apesar dos órgãos já estarem se desenvolvendo, esse é um processo que vai até o final da gravidez. Outra parte importante do seu corpinho também  já está em desenvolvimento contínuo, a sua medula óssea.

A partir da medula óssea, os seus ossos, como crânio e ossos longos, como os da perna, começam a criar rigidez. O seu cérebro também começa a produção de hormônios, que são essenciais para o corpo. O intestino do feto começa a se posicionar dentro do abdômen do bebê. 

Desenvolvimento do corpinho 

A 12ª semana de gravidez marca o final do período embrionário e dá início ao período fetal. Ou seja: seu bebê já é um feto! 

O feto tem um aspecto completamente humano, mede cerca de 5-6 cm de comprimento (crânio-caudal) e está completamente formado da cabeça aos pés. É a altura ideal para fazer a ecografia do 1º trimestre! 

Durante esse período da gravidez, já existe uma formação completa da placenta com a produção de hormônios até o final da gestação.

Cordas vocais em ação

Durante a décima segunda semana, a última semana do primeiro trimestre, as cordas vocais do seu bebê já estão se formando, então você pode se preparar para aquele choro especial que seu filho terá quando nascer.

Além disso, provavelmente é possível ouvir os batimentos cardíacos do seu filho com um aparelho Doppler, portanto, preste atenção se fizer um check-up esta semana.

Neste ponto as pálpebras já se formaram. Eles permanecerão ligeiramente fechados até o final do segundo trimestre.

Sistema digestivo em movimento

O sistema digestivo do seu filho de 12 semanas já está funcionando perfeitamente. Seus rins produzem urina e o líquido amniótico que você engole é descartado por ele, deixando cada órgão, como intestino e esôfago, em seus devidos lugares.

Crescimento das unhas

As unhas dos dedos das mãozinhas e dos pés do seu bebê começam a se desenvolver e, aos poucos, os pelos vão aparecendo no corpo; Além disso, suas pálpebras já estão formadas, portanto ficarão fechadas até o final do segundo trimestre.

Seu filho também começará a se mover um pouco, mas ainda é muito cedo para você perceber. Durante as próximas semanas, os órgãos e músculos do bebê não param de crescer.

Acompanhamento médico 

Com 12 semanas de gestação, o bebê chega nos seus 5 a 6 centímetros de comprimento.  

Por isso neste período, aecografia obstétrica do 1º trimestre deve ser realizada entre as onze e treze semanas e 6 dias. É através desta ecografia que se pode avaliar toda a anatomia fetal, podendo-se detetar prematuramente algumas malformações. 

As consultas devem ser programadas uma vez por mês até os dois últimos meses de gravidez.Essas consultas regulares lhe dão a oportunidade perfeita para fazer perguntas e expressar suas preocupações. Na ecografia do primeiro trimestre  é possível visualizar: 

  • Todos os órgãos fetais; 

  • O estômago, o fígado, os rins e a bexiga; 

  • A ossificação do crânio fetal é completamente visível; 

  • Na cabeça identificam-se os 2 plexos coroideus separados pela linha interhemisférica (sinal borboleta); 

  • Às doze semanas o sexo pode ser corretamente determinado por um observador experiente através da observação dos genitais externos (embora só a partir das 16 semanas é que se consegue ter certeza); 

  • Avalia-se a integridade da parede abdominal embora às 12 semanas cerca de 20% dos fetos conservam a hérnia fisiológica intestinal; 

  • Identificam-se as 4 camadas cardíacas com a saída dos grandes vasos; 

  • Visualiza-se a maioria das estruturas ósseas e os membros;  

Exames da 12ª semana 

Através da realização desta ecografia são também avaliados marcadores ecográficos (translucência da nuca, osso nasal, ductos venoso, regurgitação) que simultaneamente com a idade da mãe e o rastreio bioquímico (doseamento B-HCG e PAPP-A) nos permitirão desconfiar de anomalias no feto (p.ex: o Síndrome de Down, Síndrome de Edwards, Síndrome de Patau)  

É muito importante ir ao médico e acompanhar o crescimento do bebê, além de monitorar os sintomas da mulher. Para saber mais leia nosso artigo: Encontrando um bom Obstetra 

Seus sintomas nas 12 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo 

Como desenvolvimento constante do bebê, seu corpo começa a sentir, principalmente na região pélvica, que começa um processo intenso de expansão até os nove meses.    Além disso, suas gengivas e seios ficam mais sensíveis e você pode sentir um cansaço profundo ou tonturas, devido à energia que o seu corpo está passando para o bebê.

Sintomas e cuidados 

Na 12ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:  

  • Mantenha os cuidados com a alimentação e com o aumento de peso: consuma fruta fresca, legumes e cereais integrais; Ingira muita água ao longo do dia, evitando sumos concentrados e bebidas açucaradas;

  • Corte nos doces e nas comidas de difícil digestão. Manter uma dieta nutricionalmente rica e equilibrada ajuda-a a si e ao seu bebê.

  • Uma alimentação regrada, em conjunto com o exercício físico moderado, ajuda a combater a prisão de ventre e a controlar o aumento de peso;

  • Deve começar a fazer os exercícios de Kegel diariamente, para fortalecer os músculos do pavimento pélvico. Estes exercícios previnem a incontinência urinária durante a gravidez e no pós-parto. Para além disso, músculos pélvicos mais fortes e resistentes permitem uma recuperação pós-parto mais rápida e cómoda. 

Durante toda a gravidez, é de extrema importância tomar medicamentos e vitaminas solicitados pelo médico especialista. 

Dica extra de cuidados na gravide 

"O bebê está com fome"

Por volta desta semana, muitas mulheres dizem sentir que "o bebê está com fome". Certifique-se de que você está comendo o suficiente e mantenha uma dieta saudável, não pense que você realmente precisa "comer por dois". 

Dicas essenciais 

Quando seu enjoo matinal desaparecer, certifique-se de fazer uma dieta equilibrada que inclua carnes, frango e peixe (proteína), legumes e frutas (vitaminas e minerais) e laticínios (cálcio para ajudar o seu filho a crescer e se desenvolver). Saiba mais em Gravidez saudável 

Além disso, deve-se praticar atividades físicas liberadas pelo médico, como natação, hidroginástica ou caminhada, e continuar a ter uma alimentação nutritiva incluindo frutas, legumes e verduras frescos. Saiba mais em: Exercícios durante a gravidez

Dicas para a mamãe 

  1. É um bom momento para começar a praticar atividades físicas como hidroginástica ou caminhada, sempre orientadas pelo obstetra. Isso ajudará a melhorar o tônus ​​​​e a força muscular, além de apoiar o corpo a lidar com as mudanças. 

  2. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  3. Assim que confirmar a gravidez, é necessário marcar uma consulta com o obstetra para definir o pré-natal da gravidez, esclarecer dúvidas e cuidados durante a gravidez. 

  4. Mantenha sua dieta saudável, especialmente quando seu apetite retornar 

  5. Mantenha a escovação e o uso do fio dental, mesmo que experimente gengivas sensíveis ou sangrando 

  6. Junte um orçamento para despesas futuras do bebê

Resumo

Você chegou às suas 12 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie