20ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 20 semanas de gravidez. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga. 

Como funciona o crescimento do bebê durante a 20ª semana de gravidez

Nesta semana, uma camada protetora conhecida como vérnix cobrirá a pele de seu bebê, protegendo-a do líquido amniótico. Esta substância é cremosa e ajuda a manter a pele delicada. À medida que o bebê continua a crescer no útero, seus órgãos se desenvolvem e amadurecem em preparação para o nascimento. Seu sistema nervoso é particularmente avançado, com uma variedade de movimentos dentro do útero. Os rins de um bebê produzem cerca de 10 mililitros (mL) de urina por dia e seus intestinos também expelem mecônio durante a gravidez. O mecônio é um tipo de resíduo composto de muco, enzimas digestivas e sais biliares que passam para o líquido amniótico antes do nascimento.

Desenvolvimento do corpinho 

O bebê tem atualmente 24,3 centímetros da cabeça aos pés e 17 centímetros da cabeça ao bumbum, o que equivale ao tamanho de uma banana. Seu peso esta semana é de aproximadamente 330 gramas.

Braços, pernas, mãos e dedos estão completamente formados e agora a fase é de ganhar peso e crescer cada dia mais. 

Regiões específicas do cérebro de um bebê continuam a se desenvolver, com neurônios responsáveis pelos cinco sentidos e com contínua formação cerebral.

Sua pele, que originalmente era bem rosada, começou a mudar e ficar um pouco mais vermelha. Os sinais iniciais do cabelo do bebê foram vistos na semana anterior e estavam crescendo rapidamente a cada dia que passava até o nascimento do bebê.

Acompanhamento médico 

É fundamental ir ao médico para fazer exames pré-natais regulares e seguir suas orientações durante toda a gravidez. Tomar ácido fólico ou suplementos recomendados pelo obstetra pode ajudar a manter um peso saudável, melhorar a qualidade do sono e fortalecer os músculos.

Nesta semana da gestação, o médico deve indicar o ultrassom morfológico para verificar e avaliar o desenvolvimento do bebê. 

A ultrassom morfológica pode ser feita entre a 11º e a 14º e entre a 20º e a 24º semana. Esse é o exame mais aguardado pelos papais. Através dele é possível ver de forma nítida cada detalhe do bebezinho, verificar o funcionamento dos órgãos e fazer uma medição minuciosa das artérias e veias. Ossos e vértebras também são checados!

Para saber mais leia nosso artigo: Tudo sobre Gravidez

Seus sintomas nas 20 semanas de gravidez 

Mudanças em seu corpo

Ao longo da semana, você pode sentir um aumento do apetite e certos desejos de comida, juntamente com nariz entupido ou congestão nasal, dores nas pernas e micção frequente. Muitas mulheres grávidas podem sentir coceira na barriga devido ao aumento do tamanho dela. Este é um desenvolvimento normal que acontece durante a gravidez e pode ser aliviado através de vários métodos, como hidratação ou uso de compressas frias. Outras áreas, como os mamilos, a área genital e até mesmo as axilas podem escurecer devido às alterações hormonais durante a gravidez, mas voltarão às suas cores naturais após o parto. Durante a gravidez, os seios da mulher aumentam de tamanho e ficam sensíveis devido ao aumento das glândulas que são produtoras de leite. Isso serve como preparação para que o bebê seja amamentado no futuro.

Dica extra para as mamães

O seu corpo se transforma a cada dia e com o crescimento da barriga a pele fica mais sensível, precisando de cuidados redobrados. Saiba que o uso de óleos corporais ajuda a prevenir o aparecimento de estrias, tão comuns na barriga, coxas, costas e seios durante a gestação. 

Para saber mais, leia: Estrias na gravidez 

Sintomas 

Na vigésima semana de gravidez, é fundamental tomar certos cuidados para mitigar alguns eventuais incômodos, como por exemplo:

  • Mais apetite: Desfrute de lanches pequenos e saudáveis ao longo do dia, que sejam fáceis de preparar e nutritivos. Além disso, evite outros alimentos muito doces e gordurosos.

  • Congestão ou congestão nasal: Durma com a cabeça levantada evite poluição ambiental como fumaça ou tabaco, use um umidificador de ambiente ou solução com sal nas narinas conforme recomendado pelo seu. doutor para ajudar a amenizar esse incômodo;

  • Necessidade frequente de fazer xixi: Reter a urina pode aumentar o risco de infecção urinária;

  • Dores nas pernas: Alguns exercícios, alongamentos suaves nas pernas, massagens nas pernas, uso de compressas mornas ou ingestão de suplementos recomendados pelo médico podem ajudar a reduzir as cãibras. Além disso, é importante manter o corpo hidratado o que ajudará na circulação do sangue.

Dicas para a mamãe 

  1. Comece a dormir do seu lado, se você ainda não faz isso. 

  2. Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar a impedir hemorróidas. 

  3. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®. 

  4. Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta 

  5. Mantenha sua dieta saudável, especialmente na fase de aumento de apetite 

  6. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água 

  7. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê 

  8. Comece a planejar o quartinho do bebê, você já está na metade do caminho.Temos várias opções; Lista de ideias para o quarto do bebê 

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie