37ª Semana de Gravidez

Parabéns! Finalmente você chegou às suas 37 semanas de gravidez. Reta final da gestação. Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

O grande momento começou sua contagem regressiva e seu bebê já está se preparando para conhecer o mundo. Com 37 semanas de gestação, a pequena gigante mede pouco mais de 48 cm e pesa cerca de 2,7 a 2,9 kg, tendo as dimensões de um feixe de acelga.

Como funciona o crescimento do bebê durante a 37ª semana de gravidez

O bebê com 37 semanas já é exatamente o bebê que nascerá! A única diferença é o peso. Quanto mais ele ficar dentro do útero, mais ganhará.

Nesta última semana, o bebê chupa dedo, puxa o cordão umbilical, e se nascer hoje, será considerado a termo quando entrarmos no 9º mês de gestação. A data de vencimento do seu bebê é uma estimativa do médico. Nesta fase, o bebê continua crescendo e acumulando gordura na pele, que regula a temperatura corporal fora do útero após o seu nascimento. Outro ponto importante é que os reflexos de sucção  se desenvolvem cada vez mais e preparam o bebê para a amamentação. Além disso, o líquido amniótico absorvido pelo bebê é absorvido nos intestinos, resultando na formação de mecônio, que é a primeira evacuação do bebê ao nascer.

Desenvolvimento do corpinho

Nessa fase, o bebê tem cerca de 8 centímetros da cabeça aos pés e cerca de 33,8 centímetros da cabeça para baixo, que é o tamanho de uma abóbora. O peso do bebê esta semana é de cerca de 2,9 kg. No útero, o bebê costuma seguir uma rotina, assim como fora após o nascimento. Dorme muito várias vezes ao dia, boceja, acorda e volta a dormir.

O intestino segue com a absorção dos nutrientes do líquido amniótico que o bebê ingere e começa a armazenar o mecônio, também conhecidas como as primeiras fezes do bebê, um processo que se inicia por volta da 12ª semana de gestação e continua até que o bebê nasça.

Durante esse período da gravidez, presume-se que o bebê esteja na posição de nascimento, de cabeça para baixo.

Acompanhamento médico

A partir da 37ª semana da gestação, as consultas pré-natais devem ocorrer com maior frequência, pelo menos 1 vez por semana até o nascimento do bebê.

Nestas consultas, é possível o obstetra avaliar a pressão arterial da mulher, o peso, a altura do útero, a posição do bebê, os batimentos cardíacos e movimentos do feto, por exemplo.

Para saber, leia também: Tudo sobre Gravidez | Gravidez saudável | O que grávida deve comer

Recomendações das 37 semanas

Peça o telefone do seu médico!

Os médicos costumam deixar o telefone à disposição para emergências e caso você perceba que o tampão saiu ou está saindo é necessário falar com ele.

Desafios das 37 semanas de gravidez

Estimule o trabalho de parto de forma saudável

Se deseja estimular o trabalho de parto e acelerar o processo, este é o momento ideal. Caminhar, ter relações sexuais e fazer agachamentos são formas de preparar e ajudar o corpo para o trabalho de parto, porém sem exageros, ok?

Leia Mais;  Sinais de Trabalho de Parto | Medidas de conforto durante o parto | Dar à luz

Seus sintomas nas 37 semanas de gravidez

Mudanças em seu corpo

Durante a 37ª semana de gravidez, o colo do útero já está se preparando para o nascimento, e uma mulher pode desenvolver um corrimento vaginal manchado de sangue ou tampão mucoso que tem a consistência de geleia e pode variar de transparente a marrom-avermelhado. Uma mulher ainda pode ter sintomas de micção frequente, contrações de Braxton-Hicks ou inchaço dos braços ou pernas. Além disso, você pode ter corrimento vaginal, também conhecido como obstrução de muco, que é considerado normal e não significa necessariamente o início do trabalho de parto. Isso pode durar até 3 semanas, embora você deva estar ciente de outros sinais. força de trabalho Nesta fase, é importante que a mulher esteja com tudo pronto tanto para ir ao hospital quanto para se preparar para a futura amamentação.

Leia também: Medidas de conforto durante o parto | Dicas para o Parto

Dica extra para as mamães

Está chegando! 

Finalmente você está com 9 meses! Ebaaaaaa! A felicidade toma conta da família e a ansiedade cresce a cada dia com o parto se aproximando. Algumas mamães nessa fase já estão cansadas e não vêem a hora do bebê nascer. Nossa dica é descansar o máximo possível, dormir muito, evitar estresse e compartilhar essa animação com os amigos e familiares.  

Aproveite para tirar fotos do barrigão, em breve você sentirá saudade dele!

Leia também: Tudo sobre Gravidez | Cansaço e Fadiga na Gravidez

Sintomas

Na 37ª semana de gravidez, é necessário tomar alguns cuidados que podem auxiliar com alguns incômodos:

  • Corrimento vaginal: Avise o médico caso tenha corrimento vaginal.

  • Contrações de Braxton-Hicks: Manter o corpo hidratado,  fazer exercícios de relaxamento e respiração profunda ou até mesmo tomar um banho quente por até 30 minutos pode dar um alívio nas contrações..

  • Distúrbios do sono ou insônia: um travesseiro entre as pernas, ao dormir de lado ou em posição em que a mulher se sinta confortável, ajuda a diminuir o desconforto que dificulta o sono. Além disso, é importante criar uma rotina de sono e um ambiente calmo e confortável para dormir e evitar os cochilos diurnos para que o sono noturno não seja perturbado.

  • Dor na região pélvica: Tomar um banho morno ou fazer uso de uma cinta gestante para apoiar o abdômen pode ajudar a aliviar esse incômodo. Entretanto,, se a dor não desaparecer ou se tiver febre, contacte imediatamente um médico

Dicas para a mamãe

Já escolheu a maternidade?

Já observou qual o trajeto que fará? Pense em trajetos alternativos, lembrando que você pode ter que ir para a maternidade em horários de trânsito intenso ou até mesmo ter que desviar de algum impedimento no trânsito,  vestir e montar kits com várias peças, o que facilita quando for pegar na bolsa. Leia também a Bolsa Maternidade.

Também separamos outras dicas que vão te ajudar nessa fase final, confira:

  1. Durma de lado e com um travesseiro entre as pernas. Isso trará mais conforto!

  2. Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar a impedir hemorróidas.

  3. Pense se você gostaria de contratar uma doula, um profissional de suporte treinado

  4. Espere sonhos mais dramáticos ou vívidos, que podem acontecer devido às mudanças hormonais.

  5. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®.

  6. Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta

  7. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água

  8. Peça aos entes queridos que façam tarefas como fazer compras, lavar roupas ou cuidar de seus filhos mais velhos e animais de estimação durante as primeiras semanas de vida de seu recém-nascido. Faça uma lista de coisas com as quais eles podem ajudá-la para que saibam exatamente o que você precisa.

  9. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê

  10. Comece a planejar o quartinho do bebê, você já está na metade do caminho.Temos várias opções; Lista de ideias para o quarto do bebê

  11. Confira nossa série de episódios; Nasce uma família

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie