4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

37 Semanas de gravidez: O desenvolvimento de teu bebê

Ele continuará ganhando 200 gramas de gordura por dia para ajudar a regular a temperatura corporal e manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados. O cérebro e o crânio também continuam a crescer.

Descida leve. Seu bebê está em uma posição mais para baixo nestes dias? Esse movimento,–também chamado de descida ou encaixe–, pode ocorrer algumas semanas antes de o bebê nascer. Essa nova posição mais baixa pode tirar um pouco da pressão de seus pulmões e diafragma, tornando mais fácil para você respirar.

embryoimage-week37-700_no_text

37 Semanas de gravidez: Teus sintomas

A compensação. A boa notícia sobre o seu bebê descer é que você pode respirar novamente. A má notícia é que você pode sentir uma pressão extra na parte inferior do abdômen e da pélvis. Além disso, o centro de gravidade muda–novamente–quando o bebê desce, então você pode ficar um pouco mais desajeitada do que estava antes.

Faça as malas! Apenas 5% dos bebês nascem na data prevista, por isso, é útil para ter uma mala pronta esperando na porta caso seu pequeno chegue mais cedo. Atenha-se ao essencial: uma camisola confortável ou camisão, um roupão confortável, chinelos ou meias antiderrapantes, um sutiã de amamentação no tamanho certo, produtos de higiene e roupas para voltar para casa para você e para o bebê. Saiba o que levar na sua bolsa maternidade!

Exame de perto. Seu profissional de saúde pode começar a realizar exames pélvicos nas consultas pré-natais semanais. Ele verificará se o colo do útero está dilatado (abrindo) ou apagado (afinando) e procurará por sinais de trabalho de parto. Muitas mulheres começam a dilatar semanas antes de realmente entrarem em trabalho de parto, enquanto algumas não mostram quaisquer sinais de trabalho de parto até a hora de ir para o hospital.

Você sabia? Você pode ouvir que na 37ª semana seu bebê é considerado como "prematuro." Mesmo se ele estiver maduro o suficiente para viver fora do útero, o bebê precisa, nas próximas 3 semanas, ganhar peso e dar aos pulmões e cérebro um pouco mais de tempo para amadurecer.

preg-cal-footer-background
Você conhece alguém que gostaria deste artigo?