D-A207

Enjoo Matinal: principais causas, como evitar e o que fazer

O aparecimento de enjoo matinal é um dos sintomas clássicos da gravidez e, de fato, a gestação é a causa mais frequente para o aparecimento deste tipo de sintoma em mulheres que se encontram em idade fértil, especialmente entre os 20 e os 30 anos.

Os enjoos na gravidez acontecem devido às rápidas alterações hormonais no corpo da mulher e têm tendência a aparecer a partir da 4ª semana de gestação, podendo se repetir várias vezes ao longo do dia. 

O que causa o enjoo na durante a gravidez?

Acredita-se que os sintomas sejam causados pelo hormônio de gravidez hCG, que é produzido pelo desenvolvimento da placenta e que ajuda a manter a gravidez. Mas outros fatores, como baixo nível de açúcar no sangue, maior quantidade de ácido estomacal, tensão e fadiga também podem contribuir.

Estratégias de prevenção do enjoo matinal

  • Mantenha bolachas de água e sal, bolinhos de arroz ou mesmo chocolate no criado mudo e coma algo assim que acordar, para elevar sua taxa de açúcar no sangue antes de se levantar. 

  • Ao invés de fazer três grandes refeições ao dia, faça cinco a seis pequenas refeições para evitar que o estômago fique vazio e para manter estável sua taxa de açúcar no sangue.

  • Inclua uma quantidade suficiente de proteína em sua dieta (carne, peixe, ovos, queijo) e carboidratos complexos (frutas, vegetais, grãos) para atender as exigências de desenvolvimento do seu bebê.

  • Alguns especialistas em nutrição recomendam ingerir de 50 a 100 miligramas de suplemento de vitamina B6, para evitar a náusea. Tome suas vitaminas pré-natal regularmente, também.

  • Fique longe de alimentos picantes ou gordurosos, evite ficar muito quente e suada e descanse adequadamente.

Sintomas comuns do enjoo matinal da gravidez

  1. Náusea:Causa constante durante a gravidez, ocorre principalmente entre a 7ª e 10ª semana, no entanto, pode durar por mais tempo, sendo que em alguns casos esse sintoma dura até o final da gravidez. Saiba mais sobre outros sintomas de gravidez!

  2. Dor de cabeça, tontura: dores muito fortes podem causar enjoo pela liberação de adrenalina, como as dores de cabeça em geral (principalmente a enxaqueca). Tontura ou vertigem também podem causar náuseas. Labirintite, gravidez, síndrome de Menière e hipoglicemia são algumas condições cujos sintomas podem incluir tontura e enjoo associados.

  3. Vômito: sintoma muito durante a gravidez e afetam até 80% das gestantes, principalmente no primeiro trimestre --é a chamada êmese gravídica, que costuma passar com o avanço da gravidez e mudanças nos hábitos de alimentação.

Sobre a intensidade das náuseas no enjoo matinal

De acordo com o Flo.Health, as náuseas de cada mulher são diferentes, podendo variar de leves a extremas. Para algumas, os sintomas podem incluir náuseas leves e desconforto estomacal algumas vezes ao dia. No entanto, cerca de 1% das mulheres enfrentam sintomas extremamente severos e são diagnosticadas com uma condição conhecida por hiperêmese gravídica. Quando isso acontece, as mulheres têm náuseas severas, vômitos frequentes, perda de peso e desequilíbrio eletrolítico.

Algumas vezes, esses casos apresentam necessidade de hospitalização.

Lidando com o enjoo matinal

Ao se sentir enjoada, tente o seguinte:

  • Tente relaxar. Respire lentamente — com o ar entrando pelo nariz e soltando pela boca — ou tente a imaginação virtual, concentrando-se em algo agradável.

  • Evite olhar, cheirar e provar alimentos ou outras substâncias (como fumaça de tabaco) que deixam você enjoada.

  • Chupe ou mastigue pedras de gelo ou chupe um limão recém-cortado.

  • Se escovar os dentes fizer você engasgue, experimente um antisséptico bucal. Use-o com frequência para manter sua boca fresca.

  • Tome um copo de leite ou dois comprimidos de cálcio para neutralizar o ácido em seu estômago.

  • Coma uma gengibre, um remédio natural para náusea. Junte com vegetais ou outros alimentos.

  • Beba chá de camomila ou de gengibre.

  • Mantenha sua ingestão de líquidos, mesmo se não quiser comer sólidos. Pode não ser útil misturar sólidos e fluidos na mesma refeição.

Se seus sintomas de náusea e vômito forem persistentes (ocorrendo mais de uma ou duas vezes por dia), evite comer ou beber ao mesmo tempo ou, se continuarem depois do primeiro trimestre, informe seu médico

Quanto tempo os enjoos matinais duram

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, os enjoos matinais acabam pelo quarto mês de gravidez, quando você entra no segundo trimeste e os níveis de hormônio começam a reduzir um pouco.

Continue a lembrar que a náusea é normal e logo passará – e pense sobre o lado positivo de estar grávida e a felicidade que seu bebê trará a você.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Tudo sobre Gravidez 

  2. Diferenças Dos Sintomas Na Segunda Gravidez

  3. Gravidez: Problemas e Sinais de Alerta

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. Primeiros Sintomas da Gravidez

  2. 21 primeiros sintomas de gravidez [em ordem cronológica]

Flexible Banner V2

FONTES

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.