D-A222

Os primeiros sintomas de gravidez e seus cuidados

Os primeiros sintomas de gravidez podem ser tão sutis que somente algumas mulheres conseguem percebê-los, acabando por passar despercebidos na maior parte dos casos.

Conhecer quais são os primeiros sintomas que podem aparecer é uma ótima forma de a mulher ficar mais atenta ao próprio corpo e conseguir identificar uma possível gravidez mais rápido. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Quando começam os primeiros sintomas da gravidez?

Às vezes, é difícil interpretar os sinais que seu corpo está enviando para você. Então, se você suspeitar que possa estar grávida, você provavelmente estará ansiosa para confirmar isso.

De acordo com a Drª Elsa Pereira, médica ginecologista, o aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para a menstruação.

A intensidade e regularidade dos sintomas também variam imenso de mulher para mulher. Para determinadas mulheres os sintomas tornam-se extremamente evidentes e intensos enquanto para outras poderão ser confundidos apenas com um simples mal estar.

Uma maneira fácil de descobrir é fazer em casa um teste de gravidez que pode ser comprado sem receita. Os testes de gravidez mais recentes podem ser usados no primeiro dia de atraso da menstruação, têm mais de 95% de precisão e podem até dar-lhe uma estimativa de com quantas semanas de gravidez você está. Saiba como dar a notícia da gravidez para o seu parceiro!

FERRAMENTA DE GRAVIDEZ RELACIONADA

Calculadora da data do parto

Se prepare para a chegada do seu bebê descobrindo a data estimada do parto

Escolha o seu método:

Conte-nos um pouco mais:

//
Por favor selecione uma data
//
Por favor selecione uma data

Calculadora da data do parto

Sua data de parto estimada * é
Parabéns! Você está
*Este resultado é uma estimativa. O bebê virá quanto estiver pronto. Consulte seu médico para determinar a data final do parto.

Os primeiros sinais de gravidez

Os primeiros sintomas de gravidez são muitos e podem não surgir ao mesmo tempo, esses são os 14 mais comuns;

  1. Corrimento vaginal cor-de-rosa;

  2. Corrimento mais espesso;

  3. Cólica e/ou inchaço abdominal;

  4. Cansaço fácil e/ou sono excessivo;

  5. Mamas sensíveis e/ou escurecimento da aréola;

  6. Atraso ou falta da menstruação;

  7. Dor no fundo das costas;

  8. Aversão a cheiros fortes;

  9. Variações de humor;

  10. Enjoo matinal e/ou vômitos;

  11. Desejo por comidas estranhas;

  12. Tonturas e dor de cabeça;

  13. Aumento da vontade para urinar;

  14. Espinhas e pele oleosa.

Estes sintomas vão surgindo ao longo das primeiras 4 semanas de gestação e devem ser levados em consideração especialmente após o atraso menstrual, porque, em alguns casos, também podem surgir devido a outras situações, como TPM, por exemplo, não sendo obrigatoriamente um sintoma de gravidez.

Sintomas de gravidez poucos conhecidos

Alguns sintomas podem acontecer durante a gravidez, em seu estágio inicial e, em junção com os sinais clássicos, podem aumentar os indícios:

Alterações de humor frequentes: as gestantes podem se sentir mais sensíveis nas primeiras semanas devido às mudanças hormonais; 

  • Dores de cabeça: que podem ocorrer devido ao aumento dos níveis de estrogênio no corpo;

  • Acne: as mulheres podem notar o aparecimento ou intensificação de acne no rosto; 

  • Gosto estranho na boca: algumas gestantes relatam sentir um gosto metálico na boca ou excesso de saliva; 

  • Constipação: a gravidez pode causar prisão de ventre em alguns casos, geralmente com o evoluir da gestação 

  • Congestionamento nasal: principalmente rinite; 

  • Fadiga: sensação de cansaço e exaustão; 

  • Olfato intensificado: pode causar tolerância reduzida a determinados odores ou ser mais sensível ao cheiro;

  • Tontura: causada pela redução da pressão arterial. 

Sinais e sintomas de alarme

Como vimos existem inúmeros sinais e sintomas associados à gravidez, a maioria deles normais e sem motivo de preocupação. No entanto, outros sinais e sintomas requerem investigação médica e em alguns casos até avaliação urgente.

Por isso, se tiver febre, palpitações, diarréia, dores abdominais fortes e sangramento vaginal deve procurar o seu médico obstetra.

Importância do seguimento médico

Se você estiver tendo algum desses sintomas, consulte o seu médico (obstetra, enfermeira ou parteira certificada) o mais rápido possível. A medida que ele examina você, será capaz de observar outros sinais que podem confirmar a gravidez, tais como alterações na cor, endurecimento do colo do útero, batimento cardíaco pré-natal ou até mesmo detectar o feto em um monitor de ultrassom. Se você estiver grávida, ele também marcará uma série de consultas pré-natais para você e seu bebê terem o melhor começo possível!

Uma vez que sua gravidez está confirmada, você deve está interessada em ler mais sobre como será o resto da gestação. Pampers tem um guia de semana a semana indispensável para guiá-la por todos os altos e baixos da gravidez. 

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Tudo sobre Enjoo Matinal

  2. Complicações na gravidez

  3. A chegada do Bebê

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

Fontes

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.