Criança pequena com o ouvido na barriga da mãe grávida

Diferenças Dos Sintomas Na Segunda Gravidez

Grávida do bebê número dois? Parabéns por essa nova jornada tão empolgante! Mesmo já sabendo muito sobre o que esperar, você provavelmente tem algumas perguntas ou preocupações. Toda gravidez é única e apesar de haver algumas diferenças entre sua primeira e segunda gestações, não há como saber quais sintomas de gravidez vão ser diferentes dessa vez. Aqui listamos alguns dos sintomas da segunda gravidez que podem ser diferentes dos que você talvez tenha sentido na primeira – por exemplo, a barriga aparecer mais cedo ou sentir o bebê se mexendo antes e algumas dicas de quando conversar com seu médico.

De que forma meus sintomas podem variar na segunda gravidez?

Mesmo que muitos desses sintomas possam soar familiares para você, alguns deles talvez sejam diferentes, estando grávida do segundo bebê:

  • Barriga. O momento em que sua barriga começa a aparecer durante a segunda gravidez pode ser diferente do que você se lembra na primeira. A barriga começa a aparecer antes para muitas mulheres, pois os músculos de seu abdômen já foram esticados durante a primeira gravidez e talvez não tenham recuperado o tônus de antes, então a barriga de grávida pode aparecer mais cedo.
  • Mudanças nos seios. Na gravidez de seu segundo bebê, seus seios podem ficar menos sensíveis e não aumentar tanto quanto antes.
  • Sentir os movimentos do bebê. O momento em que você sentirá o bebê mexer e chutar durante a segunda gravidez também pode ser diferente. Muitas mulheres sentem o bebê antes simplesmente por que sabem o que esperar, então vale a pena prestar atenção para tentar sentir.
  • Contrações de Braxton Hicks. Outro sintoma que pode ser sentido mais cedo na segunda gravidez são as contrações de Braxton Hicks. Essas contrações de treinamento são a forma de seu corpo se preparar para o grande dia e elas tendem a parar quando você se movimenta ou muda de posição. Não é só os sintomas que variam, é possível que você note diferenças no trabalho de parto também. Quando entrar em trabalho de parto, o processo inteiro pode ser mais curto, o que significa que você dará as boas vindas a seu bebê mais rápido. Quando notar os primeiros sinas do trabalho de parto na segunda vez, vale a pena entrar em contato com seu médico imediatamente, pois talvez seja o caso de ir para o hospital mais cedo.

Alguns dos sintomas serão iguais dessa vez?

Alguns dos sintomas de gravidez normais que você sentiu da última vez podem reaparecer, como:

Lidar com alguns desses sintomas e cuidar de seu primeiro filho pode ser um pouco mais difícil, mas por outro lado, talvez você já tenha descoberto ótimos mecanismos que funcionaram da última vez. Com um pouquinho de sorte, você poderá colocar essas técnicas em prática e sentir que, dessa vez, os sintomas estão um pouco menos irritantes.

É provável que as complicações de minha última gravidez reapareçam nessa?

É possível que você seja mais suscetível a certas complicações na gravidez se as teve na última. Se teve um parto prematuro, pressão alta, pré-eclampsia, diabetes gestacional, ou depressão pós-parto durante sua primeira gravidez, talvez você tenha um maior risco de ter o mesmo problema na segunda gravidez ou em outra gravidez subsequente. É claro que cada gravidez é única e seu médico é a melhor pessoa para orientá-la sobre a probabilidade de sintomas que você teve na primeira gravidez aparecerem de novo na segunda.

Quando devo consultar meu médico?

Consulte seu médico assim que possível quando souber da segunda gravidez, principalmente se teve complicações (como pré-eclampsia ou parto prematuro) durante a primeira gravidez. Dessa forma, seu médico poderá tomar medidas que a ajudem a reduzir os riscos para você e seu bebê. Mesmo que se sinta mais confiante nessa gravidez, pois já passou por isso antes, se notar qualquer outro sintoma que possa indicar um problema ou pareça fora do normal, é importante que você entre em contato com seu médico.

Mesmo que os sintomas da segunda gravidez sejam bem parecidos com os da primeira, com certeza é empolgante viver essa jornada novamente. Você também pode achar interessante notar o que será diferente dessa vez; talvez até ache alguns aspectos mais fáceis dessa vez, pois já passou por uma gravidez antes e já sabe o que esperar. Se estiver grávida de seu segundo bebê, aproveite!