O que devo saber sobre corrimento na gravidez?

É normal você achar desconfortável falar sobre corrimento vaginal na gravidez. Mas você sabe o que significa? Seu corpo produz mais corrimento vaginal no início da gravidez, enquanto antes do parto ele expele um corrimento com sangue. Às vezes, isso indica que há um problema, como uma infecção. Continue lendo para descobrir quais são os tipos de corrimento que geralmente ocorrem na gravidez.

Como deve ser o corrimento vaginal?

O corrimento na gravidez deve ser claro ou branco e ter uma textura pegajosa. Além disso, deve ser sem cheiro. Se sua calcinha ficar amarela, você não precisa se preocupar. Você provavelmente expelirá mais corrimento à medida que o estrogênio, a progesterona e o fluxo sanguíneo para a vagina aumentam, especialmente durante o segundo trimestre. Isso ajuda a proteger o bebê de possíveis infecções, pois é a forma natural do corpo de limpar a vagina. Quando a gravidez atingir o 39 semanas, você poderá notar uma secreção bastante pegajosa. Este é o tampão mucoso, que descreveremos com mais detalhes posteriormente.

Corrimento vaginal é sintoma de gravidez?

O corrimento vaginal não precisa ser um sintoma de gravidez. No entanto, se for o caso, no primeiro estágio você pode notar uma secreção sanguinolenta conhecida como sangramento de nidação. Isso geralmente ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta no endométrio. Normalmente é um pouco mais claro que o sangue menstrual normal. Se você descobriu recentemente que está grávida, use nossa calculadora de data de gravidez o para prever quando seu filho nascerá.

O que é leucorréia?

Leucorréia é o termo médico para corrimento vaginal geral, não apenas aquele que é expelido durante a gravidez. Geralmente é uma substância transparente ou esbranquiçada com textura pegajosa, que começa a aparecer na puberdade. A cor, a consistência e a quantidade de leucorreia variam de acordo com a fase do ciclo menstrual. Lembre-se que durante a gravidez você pode expelir mais corrimento do que o normal, mas é totalmente normal.

Quando o corrimento é considerado anormal?

Infelizmente, se você estiver grávida, estará mais propensa a infecções vaginais. Isso ocorre porque os hormônios da gravidez alteram a quantidade de fungos e bactérias na vagina, aumentando o risco de infecção por fungos ou vaginose.

Alterações na cor, cheiro ou consistência do corrimento vaginal podem indicar uma infecção, portanto, preste atenção durante a gravidez. A vaginose bacteriana pode causar alterações na secreção, que geralmente se manifestam como um forte odor de peixe e uma cor cinza, branca ou verde. A candidíase pode causar uma substância espessa, branca ou irregular. Se você notar alguma dessas alterações ou qualquer outra coisa, consulte seu médico para tratamento. Se você ignorar uma infecção vaginal,ela pode atingir o útero e colocar seu bebê em risco.

Quando devo ir ao médico?

Marque uma consulta com seu médico se o corrimento mudar de cor ou consistência e começar a cheirar mal. Também recomendamos fazê-lo se sentir coceira ou ardência ao urinar. Se o fluxo parecer aguado ou com sangue, pode ser porque a bolsa estourou ou o tampão mucoso foi expelido. Ambos são sinais de trabalho de parto prematuro se ocorrerem antes que a gravidez chegue ao termo (39 semanas), então você deve ser examinada imediatamente. Se o sangramento vaginal for intenso ou tiver uma textura estranha, você deve consultar seu médico para descartar qualquer problema.

Como posso evitar infecções vaginais durante a gravidez?

Limpe-se da frente para trás quando for ao banheiro para evitar que as bactérias fecais entrem na vagina. Use absorventes internos em vez de absorventes internos se você tiver muito corrimento durante a gravidez. Além disso, recomendamos tomar banho ou tomar banho com sabão neutro e água. Também é uma boa ideia comprar roupas íntimas feitas de algodão ou outras fibras naturais respiráveis ​​e evitar calças muito justas.

Se o corrimento começar a cheirar mal, não recorra a duchas higiênicas para mascará-lo, pois não são nada benéficos. Em vez disso, consulte o seu médico para obter conselhos sobre o que fazer.

Devo prestar atenção a outras mudanças no fluxo?

Aqui estão outros tipos de corrimento que você pode ver antes, durante e depois da gravidez: 

Fluxo de ovulação. A quantidade de leucorréia que você expulsa varia ao longo do ciclo menstrual. Ele sobe pouco antes de você ovular (ou seja, quando você está mais fértil) e sua consistência geralmente é lisa e escorregadia. Após a ovulação, a quantidade de secreção expelida diminui e se torna mais espessa, mas menos abundante. Você pode estar mais ciente dessas mudanças se estiver gerenciando seu ciclo menstrual para engravidar. 

Expulsão do tampão mucoso. Como o próprio nome sugere, o tampão mucoso é uma secreção espessa que preenche o colo do útero e bloqueia a entrada do útero. Ele se desenvolve durante a gravidez para proteger o bebê contra possíveis infecções. Ele sai antes de você entrar em trabalho de parto, quando o colo do útero começa a dilatar. Parece claro ou rosa e geralmente é mais espesso do que o corrimento vaginal normal da gravidez. 

Bolsa estourada. Algumas horas antes do parto, o saco amniótico pode se romper e você pode notar vazamento de líquido. O mais normal é que não seja tão dramático quanto o que estamos acostumados a ver nos filmes. Algumas mulheres sentem um gotejamento e outras um jorro, enquanto outras nem sentem.

Lóquios. Após o parto, seja vaginal ou por cesariana, você notará um novo tipo de corrimento. O muco e o sangue que você expelirá nos dias após o parto são chamados de lóquios. Ele começará vermelho e grosso, mas gradualmente se tornará branco ou amarelado. Se você tiver uma cesariana, terá menos lóquios do que as mães que têm parto vaginal. Este tipo de descarga continuará a sair por quatro a seis semanas após o parto.

Perguntas frequentes sobre corrimento na gravidez

Mulher grávida pesquisando informações

Que tipo de corrimento é perigoso na gravidez?

Os corrimentos amarelado, marrom, esverdeado, branco ou escuro durante a gravidez podem vir a prejudicar o bebê, se não forem devidamente tratados. Isso porque eles podem levar ao rompimento prematuro das membranas, parto prematuro, baixo peso ao nascer e até mesmo alguma infecção no bebê.

Quando se preocupar com o corrimento na gravidez?

O corrimento com cheiro forte não é normal e pode indicar uma infecção bacteriana ou por protozoários. Portanto, ao sentir um mau cheiro combinado com coceira ou ardor ao urinar, procure imediatamente um médico especialista.

Quais são os tipos de corrimento na gravidez?

Devido às alterações fisiológicas que surgem durante a gravidez, é normal haver um corrimento no início da gravidez, caracterizando-se por ser abundante, branco ou esbranquiçado, e ácido. Assim, desde o início do primeiro trimestre, a grávida tem um corrimento que pode ser normal.

Muitas coisas incríveis acontecem na gravidez. Baixe nosso guia de referência para gravidez para descobrir o que está reservado para você e seu bebê.

Ehub Pampers infografia1 ConsejosEmbarazo Brasil 700x340

Consulte a nossa Calculadora de Gravidez para obter mais detalhes do que acontece em cada semana, mês e trimestre dessa fase tão especial. Você já começou uma jornada incrível com o seu bebê!

Fontes

Consentimento de cookie