Hormônios da Gravidez

Mudanças hormonais afetam bastante os ânimos durante uma gestação. Conheça como cuidar da progesterona baixa na gravidez 

Durante toda sua vida, sua saúde e bem-estar dependem de hormônios, os mensageiros químicos que coordenam e controlam a função das células e dos órgãos. Durante a gravidez, os hormônios têm um papel ainda mais importante, ajudando a proteger e nutrir seu bebê e preparar seu corpo para o nascimento e a maternidade. Em cada trimestre da gravidez, você passará por uma montanha russa de mudanças físicas e emocionais, graças ao aumento e queda de diversos hormônios.

Como esse sobe-e-desce dos níveis hormonais afetarão seu corpo e suas emoções? 

Veja a tabela abaixo para entender os hormônios da gravidez mais importantes, sobre quais suas funções e como eles farão você se sentir.

Hormônios da gravidez mais importantes

 

Hormônio

Quando está mais Ativo

Função

Sintomas Relacionados

Hormônio Luteinizante (LH)

Ovulação

Regula o estrogênio

 

Hormônio Folículo-Estimulante (FSH)

Ovulação

Estimula ovulação

 

Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG)

Primeiro

trimestre da

gravidez

Favorece o aumento

da produção de

estrogênio e

progesterona

“Brilho” da gravidez

Enjoos

Estrogênio

Durante toda a

vida adulta;

aumenta no

primeiro

trimestre

Promove o

crescimento da

placenta

Enjoos

Alterações de humor

Progesterona

Durante toda a

vida adulta;

aumenta no

primeiro

trimestre

Ajuda a formar o

revestimento do

útero; aumenta o

fluxo sanguíneo nos

peitos e na área

pélvica

Fadiga

Problemas digestivos

“Brilho” da gravidez

Alterações de humor

Relaxina

Terceiro

Trimestre

Relaxa e prepara os

ligamentos para o

trabalho de parto

Relaxa articulações e

ligamentos

Dor na área pélvica

Dilatação durante o

trabalho de parto

Ocitocina

Terceiro

trimestre e após

a gravidez

Promove a criação de

laços entre você e

seu bebê; estimula o

fluxo do leite durante

a amamentação

Formas sintéticas

podem ser utilizadas

para induzir o

trabalho de parto.

Promove sentimentos de

amor e confiança

Criação de Laços

Estado eufórico após o

parto

Prolactina

Terceiro

trimestre e após a gravidez

Dá início à produção

de leite

Ingurgitamento do leite

Estado eufórico após o parto

Hormônios Têm Um Papel Importante Para A Gravidez

Quando falamos de fertilidade, existem dois hormônios essenciais: o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo-estimulante (FSH). O LH regula os níveis de estrogênio em seu corpo e age junto do FSH para estimular o desenvolvimento e liberação e óvulos.

HCG Traz o Veredito “Você Está Grávida”

Pouco tempo depois do óvulo se fixar na parede uterina, a placenta começa a se formar e seu corpo começa a produzir o hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG). Esse é um dos principais hormônios da gravidez que seu corpo produzirá no primeiro trimestre e a quantidade de hCG dobrará no intervalo de poucos dias nessas primeiras semanas. O hCG faz com que os ovários deixem de produzir óvulos e sinaliza para o corpo produzir mais estrogênio e progesterona. Somente mulheres grávidas produzem esse hormônio, que entra em sua urina e corrente sanguínea, e por isso os testes de gravidez de farmácia são feitos para detectá-lo. Tenha em mente que, se você estiver nos estágios iniciais da gravidez, talvez a quantidade de hCG em seu corpo ainda seja muito pequena para obter um teste positivo, portanto, tente fazer outro teste de gravidez baseado em hormônios uma semana depois se ainda tiver dúvidas. Após a confirmação, se estiver tentando saber há quanto tempo está grávida é possível estimar por meio da calculadora gestacional de Pampers.

Além de dar um maior fluxo arterial, que traz um ar corado para a mulher grávida, o hCG também é responsável por aquele “brilho da gravidez” especial. Como a produção desse hormônio e da progesterona aumentam, as glândulas da sua pele secretam mais óleo, trazendo o brilho.

Junto do brilho, os médicos acreditam que o hCG também é um dos hormônios responsáveis pelos enjoos.

Alguns Hormônios Não São Exclusivos Da Gravidez

Os principais hormônios que seu corpo produz durante a gravidez, o estrogênio e a progesterona, estão ativos desde a puberdade. Juntos, esses hormônios regulam seu ciclo menstrual e o desenvolvimento das características do sexo feminino. No início da gravidez, os níveis desses hormônios aumentam de semana a semana, e esse aumento interrompe seu ciclo menstrual e promove o crescimento da placenta. O estrogênio e a progesterona também auxiliam na formação do revestimento de seu útero, aumentando o fluxo sanguíneo na área da pélvis e dos peitos e relaxando os músculos uterinos. Esses também são os hormônios da gravidez responsáveis pelas intensas emoções e alterações de humor que você talvez experimente durante sua gestação. Depois que o bebê nascer, os níveis desses hormônios cairão, o que pode levar algumas mulheres à depressão pós-parto.

Além disso, em se tratando de fadiga e problemas digestivos, talvez a progesterona seja a grande culpada. Durante os estágios iniciais da gravidez, seus níveis de progesterona aumentarão, fazendo com que você se sinta cansada. Ao mesmo tempo, esse aumento da progesterona também torna o movimento de alimentos mais lento em seu sistema digestivo, podendo causar gases ou constipação.

A Relaxina Prepara Seu Corpo Para O Nascimento

Durante os estágios finais da gravidez, um hormônio chamado relaxina prepara seu corpo para o trabalho de parto. Ele ajuda a relaxar os ligamentos e as articulações na área pélvica, para que sua pélvis possa se expandir durante o parto. A Relaxina também suaviza o cérvix.

A Ocitocina Promove a Criação De Laços Com Seu Bebê

Apelidado de “hormônio do amor e da confiança”, o papel da ocitocina é o de promover a criação de laços entre mães e seus filhos. Embora a ocitocina sintética possa ser utilizada para induzir o trabalho de parto, não há evidências de que a ocitocina natural, produzida pelo seu corpo, contribua com o processo do parto. Depois da gravidez, a ocitocina é um dos hormônios que ajuda a estimular a produção de leite durante a amamentação.

A Prolactina Promove O Fluxo De Leite

A Prolactina é responsável por dar início à produção do leite materno, e seu corpo libera esse hormônio durante e após a gravidez. Ele inicia e aumenta a produção do leite, mas o ato de amamentar ou retirar o leite faz com que o corpo libere mais hormônio, aumentando, por sua vez, a produção do leite.

Durante o período de sua gravidez, você provavelmente passará por muitas mudanças, que são principalmente promovidas pelos hormônios. Separe algum tempo para aprender sobre todas as coisas maravilhosas que os hormônios da gravidez estão ajudando seu corpo a realizar, e fale com seu parceiro sobre isso também, pois assim, ele poderá te ajudar em cada passo dessa caminhada.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Placenta Prévia

  2. O que é Gravidez Ectópica?

  3. O que é Pré-Eclâmpsia ?

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

Hormônios na gravidez| Unimed

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie