Bebês prematuros

Muitos bebês nascidos prematuramente têm dificuldade em permanecer despertos, perceber imagens e sons e responder positivamente ao toque. Um bebê prematuro pode usar muita energia para comer, crescer e bloquear luz e som intensos, restando pouca energia para interação social.
Às vezes, os pais se sentem incapazes por não poder estabelecer contato visual ou sentir a ligação especial que é criada por respostas positivas ao toque e ao olhar. Fiquem tranquilos, essas dificuldades iniciais são normais. 
↳ Clique na imagem para ver a infografia em alta resolução.

Deixe o bebê ser o guia para a interação

Quando você tentar olhar e falar com seu bebê, ele pode virar o rosto, dormir ou não se expressar. Seu bebê está sinalizando que não está pronto para olhar, escutar e se mover ao mesmo tempo. Se esse for o caso, limite sua interação ao deixar o bebê apenas olhar para o seu rosto. Depois, você pode usar uma voz suave e sussurrante para incentivá-lo a seguir o movimento da sua cabeça enquanto você a move de um lado ao outro. Porém, por ora, respeite os sinais do bebê ao desviar o olhar ou ficar quieto – dê um tempo até que ele fique pronto para mais interações. Alimentar-se é um momento especialmente difícil para muitos bebês fragilizados, porque comer, olhar e ouvir exige muita concentração e organização. Saiba sobre a primeira mamada do seu bebê!
Ficar calmo neste momento pode ser a melhor estratégia. O bebê indicará quando puder aguentar mais estímulos. 

Entendendo os sinais de um bebê prematuro

Sinais de "Estou sobrecarregado", indicando que um bebê prematuro precisa desacelerar ou ter um intervalo:
  • respiração acelerada ou pausas na respiração
  • dobrar-se (como se tendo vontade de defecar)
  • empalidecimento ou avermelhamento da cor da pele
  • bocejo
  • soluços
  • alterar a tensão corporal, como estender as pernas ou braços, ou ficar imóvel
  • movimentos súbitos e atrapalhados, contrações, sustos
  • arqueamento
  • esticar a língua para fora
  • ficar agitado e permanecer assim por muito tempo
  • desviar o olhar durante a interação social
  • dormir quando deveria estar acordado
Sinais de "Estou pronto", indicando que um bebê está mais organizado e podendo receber informações:
  • respiração normal
  • cor de pele estável
  • movimentos suaves dos braços e das pernas
  • estar tranquilo
  • olhar fixamente para um rosto ou objeto
  • adormecer e dormir tranquilamente nas horas certas, para que tenha energia, quando desperto, para absorver informações

Outras dicas úteis para cuidar do seu bebê prematuro

Proporcionar um ambiente relaxante

O bebê pode estar sensível à luz, som ou novas experiências, portanto tenha cuidado especial quando ele estiver cansado ou tentando se concentrar em habilidades difíceis, como se alimentar ou ouvir sua voz. Esteja ciente de lugares e situações que tendem a sobrecarregar o bebê e tente evitá-los. O simples fato de levar um bebê frágil ao mercado pode ser um grande esforço sensorial; ele pode precisar de mais tempo e maturidade para poder lidar com todo o estímulo que uma viagem dessa cria.

Esteja ciente do ritmo e da hora do seu bebê prematuro 

Nossa esperança para os bebês prematuros não é simplesmente o ganho de peso ou o crescimento em tamanho, mas que eles continuem sua jornada em direção a uma maturação ideal do neurodesenvolvimento.
Seja sensível à necessidade do bebê de acordar sozinho. Bebês prematuros estão organizando sua agenda de dormir e acordar, assim como lidando com os cuidados recebidos de pessoas diferentes. Procure por sinais de que o bebê está pronto para brincar, mas dê pausas a ele, quando precisar se recuperar ou tirar uma soneca.

Ofereça continuidade e previsibilidade

Assim como a maioria dos adultos, os bebês precisam saber o que esperar. Isso reduz a ansiedade e os ajuda a interagir melhor. Proporcionar uma agenda diária fixa, usando o mesmo profissional de saúde, e colocar o bebê para dormir na mesma cama são exemplos de como criar um mundo organizado e previsível para o bebê. Isso ajuda o bebê a se sentir seguro, para que possa relaxar e aprender novas habilidades com mais facilidade.

Nossa esperança para nossos prematuros não é simplesmente o ganho de peso ou o crescimento em tamanho, mas que eles continuem sua jornada em direção a uma maturação ideal do neurodesenvolvimento.

Dr. Wakako Eklund, (Enfermeira Especializada Em Neonatologia)

Complemente os esforços do seu bebê

À medida que crescem, os bebês aprendem a fazer coisas sozinhos e sentem o prazer do sucesso. Embora pequenos, as tentativas de se acalmar – chupando o dedo, por exemplo – são recompensadoras e abrem a possibilidade de mais tentativas. Um bebê frágil pode precisar de mais ajuda. Um modo é apoiar seu ombro para que o bebê possa mover sua mão até a boca para chupar o dedo com mais facilidade. Outro é usar o seu braço para deixar que o bebê abrace o pé, para que se sinta mais estável. Esses pequenos apoios têm um grande impacto nas conquistas de seu bebê.

Segure e posicione o bebê cuidadosamente

Quando seu bebê estiver acordado, é importante movê-lo suave e lentamente. Bebês nascidos prematuramente ainda trabalham duro para se mover com agilidade e evitar que seus braços e pernas fiquem balançando ou esticando. Segurar seu bebê perto, para que ele sinta apoio e calor de seu corpo, ou enrolá-lo em uma coberta será necessário até que seus movimentos tenham mais objetivo e controle. Bebês prematuros têm, às vezes, dificuldades com movimentos rápidos, e provavelmente você verá sinais de "estou sobrecarregado" quando forem movidos rapidamente ou sem uma coberta ou apoio corporal.
Nossa esperança para nossos prematuros não é simplesmente o ganho de peso ou o crescimento em tamanho, mas que eles continuem sua jornada em direção a uma maturação ideal do neurodesenvolvimento.
Fique atenta às próprias estratégias dos bebês para ficarem mais organizados. Estas estratégias podem incluir:
  1. agarrar e segurar cobertas, seu dedo ou outros objetos
  2. envolver os pés na roupa de cama
  3. colocar suas mãos sobre o rosto ou na boca dele
  4. chupar chupeta ou um dedo
  5. explorar seu corpo ao colocar braços e pernas para frente
Logo, você estará familiarizada com os meios especiais do próprio bebê para se comunicar e poderá dar o apoio necessário para que ele interaja com o mundo.
Para mais informações acesse nossa página sobre bebês prematuros:
Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

Resumo

Um bebê prematuro pode usar muita energia para comer, crescer e bloquear luz e som intensos, restando pouca energia para interação social. Conheça outros detalhes.

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Fontes

Consentimento de cookie