Dicas para lidar com as cólicas em bebês

Conheça técnicas para aliviar as cólicas em seu bebê

Quando seu bebê tiver crises frequentes de choro intenso e inconsolável, ele pode estar com cólicas. Um indício revelador de que seu bebê está com cólica pode ser quando ele puxa as pernas até a barriga e arqueia as costas enquanto chora.

O pior período da cólica geralmente é no segundo e terceiro mês de vida. É compreensível que você possa se sentir desamparada e confusa sobre o que fazer. 

A boa notícia sobre cólicas em bebê

Estudos têm demonstrado que carregar mais o bebê nas primeiras semanas de vida dele pode ajudar a limitar a duração das crises de choro quando ele ficar mais velho. Então, pegue seu bebê e abrace-o como uma louca!

Como lidar com um bebê com cólica

Quando o choro começar de verdade, experimente estes truques para ajudar a aliviar o seu bebê:

  • Balance-o.

  • Segure-o.

  • Coloque uma leve pressão em sua barriga.

  • Coloque música relaxante 

  • Ligue um ventilador ou o aspirador de pó.

  • Coloque-o em um balanço.

  • Leve-o para um passeio de carro.

  • Faça-o arrotar.

  • Dê-lhe um pouco de espaço.

9 dicas de como aliviar as cólicas do bebê

Para aliviar as cólicas do bebê, que são muito comuns a partir da segunda semana de vida, devido à imaturidade do intestino, pode-se seguir algumas dicas, como:

  1. Massagear a barriguinha do bebê com movimentos circulares, com o auxílio de um óleo infantil ou creme hidratante.;

  2. Aquecer o abdômen com uma bolsa de água quente, tendo cuidado para não deixar muito quente, de forma a evitar queimaduras;

  3. Com o bebê deitado de barriga para cima, empurrar as perninhas em direção ao abdômen, de forma a comprimir ligeiramente a barriga;

  4. Fazer movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê;

  5. Colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada;

  6. Dar um banho morno no bebê;

  7. Colocar o bebê em contato com a pele de um dos pais;

  8. Preferir amamentar o bebê em vez de dar a mamadeira;

  9. Usar medicamentos que estimulem a liberação dos gases, como a simeticona em gotas, mas apenas se for recomendado pelo médico. 

Estas técnicas podem ser usadas em combinação ou isoladamente, até que se encontre a que funciona melhor para aliviar as cólicas do bebê. Quando o bebê sente cólicas é normal ele chorar muito. Assim, se ele estiver muito irritado, é importante acalmá-lo primeiro, dando colo e, só depois, fazer as técnicas indicadas para libertar os gases de forma natural. Experimente os truques acima e preste muita atenção ao choro do seu' bebê. Logo você saberá qual desses truques é mais eficaz para o seu pequeno.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Técnicas para acalmar o bebê 

  2. Por que bebês choram: o que é cólica?

  3. Como acalmar um bebê chorando

Fontes:

9 formas de aliviar as cólicas no bebê. Tua Saúde, Agosto de 2020. Disponível em:https://www.tuasaude.com/como-combater-as-colicas-do-bebe/ Acesso em: 06, dezembro de 2021.

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.