O 1º mês do bebê

Ter seu bebê em casa com você nas primeiras semanas pode ser um pouco assustador. Afinal, ele é um recém-nascido.  À medida que as semanas avançam e você se ajusta gradualmente a essa nova pessoa e etapa em sua vida, em breve poderá se sentir mais confiante e confortável. Fique tranquila!

Os recém-nascidos se desenvolvem e mudam rapidamente, e seu bebê o manterá alerta nas semanas cinco, seis, sete e oito. Para ajudá-lo a se sentir mais preparado, descreveremos alguns acontecimentos do 1º mês do bebê, abordaremos o que você precisa saber sobre alimentação e sono nesta fase e forneceremos informações sobre possíveis problemas que você pode enfrentar, como cólica e crosta láctea. Continue a leitura!

E não se esqueça de um detalhe: se informe sobre como você pode encontrar um bom curso de primeiros socorros para bebês na sua região

Checklist do 1º mês do bebê

  • Se você ainda não foi à consulta, agende e leve seu bebê para o check-up de 1 mês. 

  • Inscreva-se em um curso de primeiros socorros para bebês e incentive outras pessoas que cuidam de seu bebê a participar junto com você. Se você não tiver certeza de onde encontrar um curso desse tipo perto de você, pergunte ao seu médico - ele provavelmente conhecerá um em sua área local;

Rotina do 1º mês do bebê

  • Seu bebê pode gostar do movimento de chupar uma chupeta. Se você ainda não tem uma em casa, talvez queira comprar algumas. É uma boa alternativa para casos mais emergenciais;

  • Pense se você pode precisar de ajuda com cuidados infantis nas próximas semanas ou meses e pense em que tipo de ajuda você pode precisar. Por exemplo: um avô poderia ajudar cuidando de seu recém-nascido uma noite por semana? Ou você precisará de uma babá que possa lhe ajudar entre certas horas todos os dias? Se você planeja contratar uma babá, peça recomendações a amigos ou veja se seu médico pode recomendar uma.

Organizamos um exemplo de rotina para um bebê de 1 mês, incluindo banho, sono, alimentação e brincadeiras: 

Sono

  • 14 a 17 horas por dia · quatro ou cinco sonecas durante o dia;

  • Bebês amamentados acordam com mais frequência durante a noite para mamar. São cerca de oito mamadas por dia para bebês amamentados

  • Alimente o seu bebê sempre que parecer com fome

  • Faça-o arrotar algumas vezes durante e após a mamada

Como posso acalmar meu bebê se ele acordar e chorar durante a noite?

Se seu bebê chorar quando você tentar colocá-lo no berço, pegue-o para acalmá-lo e tente novamente. Seu bebê provavelmente dormirá um total de 14 a 17 horas por dia. Por enquanto, deixe seu bebê dormir sempre que sentir sonolência.

1-mes-do-bebe

Troca de fraldas

  • Espere cerca de quatro a seis fraldas molhadas por dia

  • Limpe a área da fralda a cada troca de banho

  • Três banhos por semana geralmente é suficiente

  • Aplique um hidratante hipoalergênico após o banho;

Brincadeiras

  • Dê brinquedos para o seu bebê com texturas diferentes

  • Bata palmas suavemente

  • Forneça um tempo de bruços supervisionado

  • Mova as pernas como se ele estivesse pedalando uma bicicleta

Curiosidade

Os bebês adoram se olhar no espelho. Segure o seu filho na frente do espelho e observe enquanto ela estuda seu rosto.

Aqui estão algumas coisas que você pode tentar este 1º mês: 

Hora do carinho

Abrace seu bebê o máximo possível. Essa é uma ótima maneira de você e seu bebê se relacionarem! Os especialistas dizem que quanto mais rápida e consistentemente você confortar e sentir seu bebê, maior é a conexão.

Quando meu bebê "fala" comigo, como devo responder?

Converse frequentemente com seu bebê, deixando-o “falar” usando seus sussurros, gorgolejos e sorrisos, e responda a ele usando palavras, sons e expressões faciais. Com o tempo, seu bebê aprenderá a imitá-lo, então essas “conversas” iniciais são ótimas para o desenvolvimento dele. 

Essas "conversas" ajudarão a construir o desenvolvimento da linguagem. Abrace seu bebê o máximo que puder. Ajuda muito no desenvolvimento saudável. Mostre ao seu bebê objetos com padrões ousados ​​e contrastantes, como listras ou estampas quadriculadas.

Estimule movimentos físicos

Gentilmente estique os braços do seu bebê na frente dele para formar um “palmas”. Mexa as perninhas do seu bebê como se ele estivesse andando de bicicleta; e continue a praticar o tempo de barriga. Tudo isso ajuda a desenvolver seus músculos e movimentos. 

Estimulação visual

Nesta fase, seu bebê pode preferir olhar para objetos que tenham linhas retas, como listras ou padrões quadriculados. Escolha um móbile ou brinquedos com cores e padrões brilhantes e contrastantes – ela não conseguirá tirar os olhos deste banquete visual! · 

Brinquedos de tato

Seu bebê também está conhecendo o mundo através do toque. Dê a ela brinquedos com diferentes texturas, formas e tamanhos. 

Quanto meu bebê deve fazer cocô todos os dias?

Faça seu bebê arrotar durante a mamadeira ou ao trocar de seio se estiver amamentando. Seu bebê pode fazer cerca de 4-6 fraldas molhadas por dia. O número de fraldas com cocô varia um pouco para cada bebê. Alimente seu bebê pelo menos a cada 3-4 horas.

Quando pode ser choro de cólicas?

Todos os bebês choram de vez em quando, mas o choro pode ser uma condição chamada cólica no caso de seu bebê chorar todas as noites por horas a fio 

O choro soa agudo e parece ser sem motivo aparente. Além disso,você tem uma dificuldade em acalmá-lo quando ele está chorando.

Mas o que acontece? Seu médico pode fazer um diagnóstico de cólica se seu filho chorar por mais de três horas por dia, mais de três dias por semana, por pelo menos três semanas seguidas. 

A cólica geralmente começa quando um bebê tem 2 a 4 semanas de idade e pode durar até que o bebê tenha cerca de 3 a 4 meses de idade. Os especialistas não têm certeza sobre a causa da cólica, mas alguns fatores potenciais podem incluir: 

  • Gás: Pode ser que seu bebê chore por causa do desconforto associado aos gases. Se você perceber que seu bebê está com o estômago distendido e solta gases enquanto chora, essa pode ser a causa. Não superalimente seu bebê. Se a barriga dele parecer distendida com gases, tente deitá-lo sobre os joelhos sobre a barriga, pois essa pressão extra na barriga pode ser boa para ele. 

  • Sensibilidade à estimulação: Seu bebê pode se sentir sobrecarregado e ainda não conseguir se acalmar, levando-o a chorar. Você pode tentar consolá-lo segurando-o enquanto caminha, embalando-o em uma cadeira de balanço, colocando-o em uma cadeirinha de bebê vibratória ou dirigindo-o por aí. 

  • Sensibilidade alimentar: Alguns bebês amamentados podem ser intolerantes ou sensíveis a algum alimento da dieta da mãe, causando desconforto e resultando em choro. Raramente, o desconforto pode ser causado por uma sensibilidade à proteína do leite na fórmula. O profissional de saúde do seu bebê poderá verificar e diagnosticar qualquer sensibilidade ou intolerância alimentar.

  • Problema médico: Em alguns casos, seu bebê pode estar reagindo ao desconforto resultante de uma doença ou outro problema, como uma hérnia, que o médico do seu bebê poderá verificar e tratar. Os exames de saúde regulares geralmente começam este mês. Marque uma consulta com o profissional de saúde do seu bebê no caso de ainda não ter feito. Se seu bebê chora mais de 3 horas por dia, pode ser cólica. Converse com o profissional de saúde do seu bebê sobre isso para tirar maiores dúvidas.

Embora a cólica geralmente dure apenas alguns meses, pode parecer uma vida inteira quando seu bebê está no meio de um ataque de choro! Às vezes, nada parece funcionar para acalmá-lo e seus nervos podem se desgastar. Nunca sacuda seu bebê. 

Leia também: Dicas para lidar com a cólica do bebê

Em vez disso, deixe-o em segurança no berço por um curto período de tempo e faça uma pausa em outro quarto, ou peça a um ente querido para cuidar dele por algumas horas para que você possa ter um merecido “tempo para mim”. Com cólica, há luz no fim do túnel; em alguns meses ou mais, essas cólicas de choro provavelmente chegarão ao fim.

Talvez você não precise de muita ajuda, mas ainda assim é bom conversar com amigos de confiança sobre coisas que o estressam. Continue descansando o máximo que puder e beba bastante água. Você pode estar começando a cuidar de seu recém-nascido, mas pedir ajuda ainda é importante.

Por que os bebês choram?

Os bebês podem chorar para sinalizar que precisam de algo como comida ou conforto, ou porque estão desconfortáveis ​​e precisam de algo como uma troca de fralda. Eles também podem chorar se se sentirem sobrecarregados por imagens e sons. Às vezes, eles podem chorar sem motivo aparente. Se você está preocupado com o choro do seu bebê, entre em contato com seu médico. 

Entenda sobre o que seu bebê pode estar comunicando quando ele chora e até onde ele enxerga com 1 mês de vida

  • Durante o tempo de bruços, seu bebê pode começar a segurar a cabecinha neste mês;

  • Seu bebê pode se concentrar melhor em rostos e objetos em comparação com o mês passado.

  • Seu bebê pode crescer cerca de 1 a 1,5 polegadas e 1,5 a 2 libras este mês.

Como acalmar meu bebê que chora?

Se as necessidades básicas do seu bebê forem atendidas - ele não está com fome e não precisa trocar a fralda, por exemplo - tente acalmá-lo conversando com ele, brincando com ele ou levando-o para passear no carrinho. 

Se seu bebê parece inconsolável, pode ser cólica. Entre em contato com o profissional de saúde do seu bebê se estiver preocupado com o que está causando o choro.

Para saber mais informações sobre o assunto, leia nosso conteúdo relacionado:

Consentimento de cookie