Procurando atividades divertidas que você possa fazer com seu pequeno? Reunimos várias ideias ótimas para você! Em algumas dessas brincadeiras você pode pode participar, enquanto outras são atividades que as crianças, principalmente as mais crescidinhas, podem fazer sozinhos com a sua supervisão. Ficar preso dentro de casa não precisa ser entediant:; com um pouco de imaginação você e seu pequeno podem se divertir muito! Lembre-se que você não precisa ter atividades planejadas para preencher cada momento do dia, mas é bom ter algumas ideias prontas para quando você precisar.

Atividades para fazer com seu bebê em casa

Se você está trabalhando de casa ou precisa de inspiração para brincadeiras, aqui estão algumas dicas para atividades que você pode fazer com seu bebê em casa:

  • Faça uma festa. Ligue uma música e dance com seu bebê. Se o ele ou ela já consegue ficar de pé com sua ajudavai ser divertido dançar com seu filho(a).

  • Leitura. É ótimo começar a ler livros ilustrados para seu pequeno desde cedo. Aponte para os personagens e use vozes expressivas para dar vida à história. Envolva seu bebê deixando que ele ajude a segurar o livro e a virar as páginas.

Pampers
  • Cantem músicas de ninar juntos. As músicas que possuem movimentos simples com as mãos vão deixar seu pequeno maravilhado. Você vai adorar ver seu bebe tentar acompanhar você mesmo que ele ainda não consiga pronunciar as palavras ou fazer os movimentos exatos. Talvez você ainda se lembre algumas canções da sua infância, mas aqui estão algumas sugestões.

  • Construa uma pista de obstáculos. Se seu bebê já está mais crescido, ele vai adorar engatinhar, escalar e explorar este percurso. Crie uma pista usando caixas e travesseiros, e seu pequeno vai adorar o desafio de passar por cima, por baixo e desviar destes objetos.

  • Crie uma montanha de escalada. Empilhe cobertores e travesseiros para criar uma montanha na sua sala, e então incentive seu pequeno a escalar enquanto você observa.

  • Crie um túnel. Coloque duas cadeiras próximas, com cerca de 1 metro de distância entre as costas das cadeiras. Coloque uma toalha ou coberta sobre elas, encorajando seu pequeno a engatinhar por dentro do túnel. Ele vai adorar o senso de conquista e ficará feliz em te encontrar do outro lado.

Pampers
  • Soprando Bolhas. Sopre bolhas ao redor do seu bebê e observe ele tentar agarrá-las.

  • Brincadeiras com blocos. Empilhar blocos formando uma torre para depois poder derrubá-las é algo que as crianças adoram. Blocos de madeira tradicionais são ótimos, mas você também pode fazer seus blocos enchendo caixas de leite, de cereal ou de sapatos com papel amassado e usando fita adesiva para fechá-las.

  • Rolar uma bola para trás e para frente. Você pode aproveitar para ensinar as características dos itens; por exemplo, você pode dizer "Role a bola amarela para mim!" Se seu bebê já está um pouco mais crescido, você pode brincar com bolas diferentes e dizer coisas como "Role a bola listrada para mim!" para estimular que ele perceba cores e padrões.

  • Brinque de esconder seu rostoz. Seu bebê vai se divertir quando você esconder e mostrar seu rosto com suas mãos ou com um cobertor. Você pode fazer uma careta para causar ainda mais risadas.

  • Crie uma caixa de texturas. Coloque roupas de diferentes tecidos tais como lã, seda ou crochê em uma bacia, caixa ou bolsa. Deixe o seu bebê manusear diferentes materiais.

  • Faça uma rotação dos brinquedos. Seu bebê via ficar curioso com algo "novo" se você fizer uma rotação dos brinquedos e manter os demais escondidos. Quando você der um brinquedo, incentive ele a engatinhar para alcançar o brinquedo para que ele tenha aquele senso de conquista.

  • Para conselhos específicos para a idade do seu bebê, dê uma olhada nos artigos sobre os marcos do desenvolvimento dos bebês.

Aqui estão algumas atividades divertidas que você fazer com seu pequeno dentro de casa

  • Organizar objetos. Coloque uma variedade de objetos seguros no chão e ajude seu pequeno a organizá-los por cor, tamanho, formato ou tipo. Isto pode incluir todos os tipos de objetos que você encontra pela casa. Coisas como meias, bonés, uma escova, uma esponja limpa, frutas, bacias e caixas.

  • Brinque com os formatos. Encontre uma pequena bola e um bloco retangular, recorte um retângulo e um circulo na tampa de uma caixa de sapatos, fazendo com que os buracos sejam do mesmo tamanho e formato destes objetos. Ajude seu pequeno a aprender como colocar cada item no buraco certo. Explique as características de cada forma dizendo coisas como "Olha só, este bloco tem as laterais retas. Qual buraco tem as laterais retas?" e assista seu pequeno triunfar quando o objeto passa pelo buraco correto.

  • Brinque de pique-esconde. Na medida em que seu bebê vai crescendo, ele vai estar apto ao desafio de de encontrar você se escondendo atrás de um sofá ou de uma porta. Ele também vai se divertir se escondendo atrás de uma cortina para que você procure.

  • Cozinhem juntos. Por que não assar alguns biscoitos ou bolinhos? Se seu pequeno já está mais crescidinho, deixe ele ajudar com a mistura dos ingredientes, despejar a massa na forma ou fazer a cobertura final. Ou ele pode estar lá apenas para ajudar com a função de "chefe de testes". Apenas certifique-se de que tudo está seguro: por exemplo, que não hajam utensílios afiados ao alcance da criança ou que ela não possa chegar próxima do forno quente.

  • Compartilhe histórias familiares. Seu pequeno provavelmente adora ouvir histórias sobre ele mesmo e de onde ele veio. Pegue um álbum de fotografias e mostre fotos de quando você era mais jovem e também fotos dos avós. Você também pode mostrar fotos de quando sua criança ainda era recém-nascido. Ela vai adorar aprender sobre sua árvore genealógica e escutar histórias sobre ele mesmo.

  • Criem um livro de memórias juntos. Junte alguns desenhos do seu pequeno e deixe que ele decida quais são seus favoritos. Pegue um caderno ou uma pasta grande e adicione as artes, anotando as datas ao lado. Em alguns anos, seu pequeno vai adorar ter essa recordação especial de seus primeiros trabalhos.

  • Faça uma exibição das obras de arte do seu pequeno. Se seu pequeno já é mais crescidinho, você pode deixar que ele escolha quais são as obras de arte a serem exibidas, e você pode até mesmo escolher uma das paredes para que seja a galeria de arte da criança. Você não precisa colar tudo na parede. Simplesmente coloque na porta da geladeira com um imã.

  • Escrevam cartas juntos. Se seu pequeno já não é mais tão pequeno assim, que tal incentivar que ele escreva uma carta para os avós? Você pode discutir o que ele quer escrever e você pode ajudar redigindo a carta, incentivado que ele escreva seu nome em baixo como uma "assinatura". Você também pode mostrar como uma carta é endereçada, e deixar que ele escolha um selo. Não tem problema se não for possível envia agora; coloque no envelope e envie quando for possível. Quem receber vai ficar muito contente!

  • Construa um forte usando um lençol. Seu pequeno vai adorar essa atividade - mesmo se você chamar de acampamento dentro de casa. Tudo que você precisa são algumas cadeiras em um lençol para criar um forte. Coloque um travesseiro confortável para seu pequeno sentar. Uma vez que o forte esteja pronto, incentive que ele veja um álbum de retratos e, se possível, ofereça uma lanterna para que ele possa brincar com luzes e sombras. Você pode perceber que seu pequeno transformará isso em seu pequeno reino, passando horas e horas ali. Com o tempo, você vai perceber que a criança passa a usar sua própria criatividade e imaginação para brincar no forte, seja transformando em uma nave espacial ou em um castelo.

  • Crie uma placa para o forte. Se seu pequeno já for mais crescidinho, talvez ele goste da ideia de colocar uma placa na entrada do forte. Use itens como gliter e lápis coloridos para fazer uma placa que combine com o que seu pequeno imaginou. Por exemplo, ela pode dizer "Mundo Encantado da Maria" ou "Castelo do João".

  • Olhem para o espelho. Crianças adoram se olhar no espelho seguindo suas instruções. Por exemplo, pergunte: "Cadê o seu narizinho?" ou "Mostra a língua para mim?" Você pode ainda pedir para seu pequeno observar seus próprios olhos no espelho e dizer qual é a cor deles.

  • Imite um animal. Brinque com seu filho ou filha escolhendo um animal, como por exemplo uma águia, e então "voe" com seus braços estendidos como se fossem asas. Na sequência, diga "girafa" e incentive que seu pequeno ande com o pescoço esticado de um lado para o outro. Você pode imitar um elefante, usando um dos braços próximo do seu rosto com se fosse uma tromba. Outra opção é pular pela casa, imitando cangurus. Que divertido! Deixe ele(a) mostrar como você deve imitar certos animais e incentive que ele faça os sons dos animais também.

  • Joguem bola. Seu pequeno vai adorar brincar de jogar bola com você, seja com as mãos ou com os pés, e isso é uma ótima forma de desenvolver a coordenação motora da criança. Apenas certifique-se de tirar do caminho itens frágeis, como vasos e porta-retratos, pois a mira do seu pequeno ainda não é das melhores (e talvez a sua mira esteja um pouco enferrujada também!).

  • Crie uma janela texturizada. Providencie um pouco de papel machê colorido e deixe o seu pequeno rasga-lo em pedaços menores; então ajude ele a colar os pedaços em uma janela para criar sua própria janela texturizada. Para que os pedaços fiquem presos, você pode usar água ou cola (apenas certifique-se que é um tipo de cola que seja fácil de remover depois). Um jeito de fazer isso com menos bagunça pode ser colar um pedaço grande de papel manteiga na janela antes, e então deixar seu pequeno usar a cola para prender os pedaços coloridos sobre o papel manteiga. Esta ideia vai ajudar seu pequeno a entender como encaixar diferentes formas e a expressar sua criatividade. Ele também vai adorar observar como as cores mudam dependendo de como o sol bate na janela.

  • Plástico bolha. Se você tiver plástico bolha em casa, coloque um pedaço grande no piso e deixe seu pequeno pular em cima dele para estourar as bolhas.

  • Faça uma arco-íris. Peça para seu pequeno amassar papel machê colorido em pequenas bolas, e então ajude-o a colar as bolinhas em um pedaço de papel para formar um arco-íris. Se você não tiver muitas cores disponíveis, escolha outra maneira que combine melhor. Por exemplo, se você tiver apenas papeis nas cores marrom e verde, ajude seu pequeno a criar uma árvore.

  • Montem um quebra-cabeças. Ajude seu pequeno a montar as formas de um quebra-cabeças com peças grandes e simples.

  • Pinte a giz. Monte um quadro negro e deixe seu pequeno desenhar usando o giz. Você pode pedir para que ele faça a "previsão do tempo", olhando para fora e desenhando o que vê - pode ser o sol, as nuvens ou a chuva, por exemplo.

  • Pinte a dedo. Arrume algumas folhas de papel e tinta, espalhe jornais ou providencie um tecido velho para proteger o chão ou a mesa. Deixe seu pequeno brincar com a tinta e misturar as cores com seus dedos para ver como as novas cores se formam. Você pode ajudar seu pequeno a pintar a marca da mão também. Tintas indicadas para crianças geralmente são facilmente removíveis das roupas durante a lavagem, mas talvez você prefira vestir seu pequeno com roupas mais velhas, que possam ficar manchadas.

  • Brinque de massinha. Providencie um pouco de massinha para seu pequeno (pode ser comprada ou feita em casa) e deixe ele brincar de amassar, esticar e misturar como bem quiser. A mesma coisa pode funcionar com plástico celofane ou papeis de embrulho. Seu pequeno vai adoar fazer barulho com eles.

Ideias para ensinar e entreter crianças em idade pré-escolar

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para espantar a chatice com crianças em idade pré-escolar. Estas atividades vão ajudar crianças de 3 à 5 anos a se desenvolverem e crescerem de várias maneiras, seja melhorando a coordenação motora, expressando sua criatividade ou aprendendo sobre números, formas e letras.

  • Crie formas geométricas. Mostre ao seu pequeno como desenhar formas como estrelas, triângulos e e diamantes em um papel, e então deixe que ele adicione os detalhes usando tinta, gliter, giz-de-cera ou o que você tiver em casa.

  • Brince com jogos de cartas ou de tabuleiros. Uma ótima atividade em família pode ser brincar com jogos de cartas ou de tabuleiro simples que estejam de acordo com a idade do seu pequeno. Apenas lembre-se que seu pequeno pode ficar irritado se não ganhar todos os jogos.

  • Faça experimentos com argila. Seu pequeno vai gostar de fazer vários tipos de formas usando a argila. Uma ideia é ajudar ele a moldar a argila em formato de um ovo grande. Então, deixe ele transformar o ovo em uma cabeça, usando coisas como penas coloridas para fazer o cabelo, feijões para os olhos, copos de plástico para a boca e assim por diante.

  • Desenhe e pinte. Seu pequeno pode se divertir criando arte usando giz-de-cera, canetas e lápis. Ou então deixe ele usar os dedos ou um pincel para pintar. Selecione alguns dos desenhos para serem exibidos na porta da geladeira ou em um livro de recordações.

  • Faça rostos em pratos de papel. Se você tiver pratos de papel em casa, providencie alguns itens artísticos e deixe seu pequeno decorar o prato. Deixe que ele use a imaginação para adicionar olhos, nariz boca e assim por diante.

  • Explore livros que introduzam conceitos. Quando você for escolher livros para lerem juntos, inclua alguns livros que cubram conceitos como os dias da semana, as estações, os tamanhos (ex. grande vs. pequeno), o alfabeto, os números e os nomes das formas geométricas, por exemplo. O foco não deve ser pressionar seu pequeno a aprender estas coisas, mas sim fazer com que seu pequeno fique interessado em saber mais.

  • Responde as perguntas "cabeludas". Se seu pequeno estiver perguntando coisas como "Por que o céu é azul?" ou "Para onde o sol vai durante a noite?" não se preocupe se você não tiver todas as respostas prontas. Ao invés disso, tente encontrar as respostas junto com seu pequeno usando livros ou sites voltados para crianças. Geralmente estas perguntas são respondidas em uma maneira mais simples para que a criança consiga entender. Fazer isso mostra ao seu pequeno que não é um problema não saber algo, mas que é ótimo pesquisar até que se encontre uma resposta.

  • Faça um tour virtual. Se você está dentro de casa por muito tempo, talvez você queira levar as crianças para um tour virtual de um zoológico ou museu. Isso pode ajudar as crianças a explorar lugares e a aprender coisas de uma maneira interativa que vai deixá-las empolgadas. Com todos os recursos disponíveis gratuitamente online, você não precisa sair de casa para ver coisas fascinantes do mundo todo.

  • Descubra o que flutua e o que afunda. Incentive seu pequeno cientista a explorar o conceito da flutuação, levando ele para navegar com diferentes objetos em um lago em miniatura. Encha uma bacia com água até a metade e providencie objetos de diferentes densidades: madeira, papel, plástico, folhas, pedras, uma barra de sabão e uma esponja. Faça com que seu pequeno experimente com os diferentes objetos para ver quais afundam e quais flutuam. Você pode também deixar que ele tente adivinhar e depois teste seu palpite.

  • Faça uma caça ao tesouro. Crie um mapa simples da sua sala de estar, incluindo TV, janelas, sofá e tapetes usando desenhos claros e com cores correspondentes aos objetos reais. Então desenhe um X em alguns lugares onde você escondeu alguma surpresa. O prêmio pode ser algo como um doce ou um adesivo. Você pode deixar um prêmio embaixo de um travesseiro ou atrás de uma cortina. Seu pequeno vai adorar a caça e descobrir os diferentes tesouros. (Apenas certifique-se de que sua sala de estar está totalmente segura para o bebê antes de começar a brincadeira).

  • Faça um jardim dentro de casa. Junte alguns potes, terra e sementes. Então mostre para as crianças como plantar sementes e molhar as plantas. Observar o crescimento das plantas será um projeto divertido que vocês todos vão aproveitar.

  • Decore alguns cupcakes. e você gosta de cozinhar, esta é uma ótima maneira de passar o tempo com seu pequeno na cozinha. Asse alguns cupcakes juntos e, uma vez que eles tiverem esfriado, deixe seu pequeno ajudar a decorá-los. Você pode usar uma cobertura colorida e deixar seu pequeno jogar granulado ou gliter comestível sobre eles para transformá-los em "cupcakes de fadas". Outra alternativa, se uma data comemora, como o Dia das Bruxas, estiver chegando, use uma cobertura alaranjada e ajude seu pequeno a usar glacê para desenhar teias de aranha.

  • Meça a altura das suas crianças. Na medida em que as crianças crescem, é divertido marcar sua altura em uma parede ou no batente da porta. Naturalmente, você pode também usar um poster usando folhas de papel grandes e uma régua. Seu pequeno vai adorar ver sua altura e ver o quanto cresceu desde a última medição.

  • Pasta do aprendizado Suas crianças podem adorar aprender de uma maneira mais formal, especialmente se eles já estiverem na escolinha. Encontre uma pasta de arquivo com pelo menos 3 argolas, algumas folhas A4 e saquinhos plásticos para cada folha de papel. Cada página deve ser dedicada a um tópico especifico que pode incluir o alfabeto, formas geométricas, cores, dias da semana, números e estações do ano. Você pode criar estas folhas no seu computador, se certificando de que as letras, formas e números estão bem grandes e visíveis. Então você vai precisar dos recortes para combinar. Por exemplo, para as estações do ano, você pode fazer um recorte de um sol, de um floco de neve, de uma folha seca e de uma flor. Então coloque um pouco de cola atrás de cada forma e deixe seu pequeno colar cada recorte sobre cada desenho na folha que você criou. Talvez seu pequeno precise de ajuda para completar as várias atividades, mas se você auxiliar de maneira divertida, ele vai aprender rapidamente.

Para ajudar você a ter mais conexão com outros pais como você, pode ser uma boa ideia entrar em um grupo de mensagens ou um fórum onde outros pais da sua comunidade compartilhem experiências de atividades divertidas para se fazer em casa.

Vocês poderão compartilhar dicas e encorajar uns aos outros. Além disso, se um de vocês estiver tendo um dia ruim ou encontrando problemas com um desafio específico, vocês podem dar apoio uns aos outros. Mesmo você estando em casa com seu pequeno, estar em contato com outros pais, seja por telefone ou mensagens, vai ajudar você a não se sentir tão só.

Neste artigo você encontra várias atividades divertidas para que você e seu pequeno possam fazer em casa, sendo que várias delas não requerem nada além de itens que você já encontra em casa e um pouco de imaginação. Seu pequeno aprende através das brincadeiras e enquanto estas atividades ajudam no desenvolvimento dele, você também pode apreciar estes momentos compartilhados.

Se você estiver trabalhando de casa, leia nosso artigo sobre como manter a produtividade enquanto cuida do seu pequeno.

Flexible Banner V2