Brincando de pega-pega: habilidades motoras

Aprenda como atividades com uma bola pode ajudar no desenvolvimento do seu bebê

Você e seu filho de 10 a 12 meses de idade se divertirão muito com esta variação da tradicional brincadeira de pegar. Simplesmente empurrar uma bola pode impulsionar o seu desenvolvimento motor, uma vez que promove a coordenação e fortalece os músculos da parte superior do corpo.

Do que eu preciso?

Simples: bolas. Inclua diferentes tamanhos, cores e texturas – qualquer bola macia ou coberta de pano resolve.

Como brincamos?

Role a bola para o seu bebê. Encoraje-o a rolar ou jogá-la de volta para você, ajudando-o se ele precisar. Certifique-se de falar sobre os objetos e o que vocês estão fazendo (“Você só jogou a bola verde!” ou “Eu estou rolando a bola com bolinhas para você.”). Quando a criança ficar mais velha, peça-lhe para rolar ou jogar uma bola específica.

Truques e dicas

Nessa idade, a mira do seu bebê não será precisa. Ele ainda está trabalhando nos movimentos de sua mão e dedos, então ele dará golpes ou tapinhas na bola no início.

Espere que você precise ajudá-lo com essas habilidades de desenvolvimento motor iniciais e que ele precisará de muita prática. O objetivo é ajudar o ganho de controle e coordenação do bebê por meio de ações como agarrar, rolar e jogar repetidamente.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Consultas de rotina do bebê

  2. Vacinas e vacinação: Agenda de imunização da criança

  3. Os Olhos Do Bebê: Cor, Visão E Outras coisas

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. Hiperatividade Infantil: Entendendo os Sintomas e Causas | Pampers Brasil

  2. Jogos Educativos e Brincadeiras Para o Desenvolvimento da Criança Pequena | Pampers Brasil

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.