Pampers

Se você está trabalhando de casa, você pode estar se perguntando como você pode manter seus filhos entretidos enquanto se mantém produtivo(a).

É possível trabalhar de casa enquanto você cuida dos seus pequenos, mas você pode considerar útil criar uma rotina e planejar algumas atividades dentro de casa para que você tenha ideais sempre à mão. Cuidar de uma criança (ou várias) com menos de 36 meses também significa que você vai realizar a maior parte do trabalho em pequenos intervalos, então você precisará se organizar tendo isso em mente.

Para ajudar você a equilibrar as responsabilidades, nós juntamos algumas dicas ótimas para trabalhar de casa enquanto toma conta dos seus pequenos. Talvez você esteja se sentindo sobrecarregado(a), mas você vai conseguir!

Aqui estão algumas dicas para trabalhar de casa com crianças menores de 3 anos:

  • Trabalhar enquanto as crianças dormem. Tire vantagem das sonecas das crianças para resolver as tarefas mais urgentes. Se seus filhos têm uma rotina de sono razoavelmente previsível, você pode usar este tempo para fazer ligações importantes ou focar intensamente em um projeto. Trabalhar antes de eles acordarem ou quando eles forem dormir também é uma ótima ideia, especialmente quando seu trabalho permite este tipo de flexibilidade.

  • Compartilhe a carga. Se tanto você quanto seu parceiro ou parceira estão em casa, vocês podem se revesar com um de vocês dando as refeições ou brincando com as crianças enquanto o outro foca no trabalho. Ao estabelecer "turnos", ambos conseguem realizar seu trabalho enquanto o outro cuida das crianças.

  • Organize seu dia ou semana da melhor maneira possível. Agende quando você irá acordar e o que fará em cada dia. Ter um plano e uma lista de tarefas ajudará você a focar nas coisas mais críticas quando estiver em situações de distração.

  • Trabalhe enquanto você amamenta ou tira leite. Se você tira seu leite, você talvez queira usar uma bomba que deixe as mãos livres de forma que você possa continuar trabalhando ou falando em uma ligação. Se você está amamentando o seu pequeno, você pode atender ligações ou ler relatórios normalmente.

  • Vista-se para o trabalho. Pode ser útil vestir-se com roupas profissionais de maneira que você se sinta "no trabalho" durante as horas de trabalho, deixando as roupas casuais para outros horários do dia. Isso também ajuda a dividir melhor o dia e pode ajudar o seu lado psicológico tanto na hora do trabalho quanto na hora do descanso. Por outro lado, você pode tirar vantagem da oportunidade de trabalhar com roupas mais confortáveis, como um moletom ou uma camiseta.

  • Trabalhando enquanto seu pequeno brinca. Você pode conseguir trabalhar um pouco enquanto seu pequeno se ocupa brincando. Se possível, tente fazer tarefas de trabalho que podem ser interrompidas enquanto seu pequeno está acordado, pois é provável que ele vai querer sua atenção eventualmente.

Pampers
  • Tire proveito dos seus finais de semana. Por exemplo, talvez você queira de cozinhar para deixar os lanches e refeições prontos para a semana seguinte. Outra boa escolha para o fim de semana é pesquisar algumas atividades que possam ser feitas dentro de casa, de forma que seu pequeno não fique entendiado no meio da semana.

  • Remova outras distrações. Você já tem muita coisa para cuidar com seu pequeno. Se possível, remova outras coisas que fazem você "perder seu tempo", como as redes sociais, por exemplo. Existem alguns aplicativos que você pode usar para bloquear o acesso às redes sociais durante as horas de trabalho, por exemplo. Também pode ser útil agendar meia hora por dia para arrumar a casa, de forma que você não fique com vontade de parar o tempo todo para guardar as coisas.

  • Seja realista. Talvez você precise ser mais flexível em como você trabalhar e usar mais da criatividade para otimizar as horas à sua disposição. Não se culpe se você não conseguir fazer tudo perfeitamente bem - ninguém consegue! Uma meta mais razoável para pais que trabalham em casa é ser eficiente e produtivo, o que é algo que você pode alcançar tentando algumas das dicas deste artigo.

  • Tire tempo para você. É natural ficar irritado quando você está trabalhando de casa por um período extenso e enquanto ainda cuida do seu pequeno. Se possível, enquanto as crianças dormem, tire um pouco de tempo para fazer algo que gosta, como assistir uma série, tomar um banho relaxante ou fazer alguma atividade física.

Leia dicas específicas para trabalhar com bebês pequenos dentro de casa.

Trabalhando de casa com um recém-nascido.

Seu recém-nascido provavelmente dormirá por três ou quatro horas durante o dia, então você conseguirá trabalhar de maneira mais constante durante estes períodos. Tenha em mente que será necessário acordar durante a noite para amamentação, mesmo que você esteja dividindo essa tarefa com seu parceiro ou parceira, portanto esteja ciente de que você estará um pouco mais sonolenta durante o dia.

Na medida em que você trabalhar, você pode pensar em "vestir" um canguru para carregar seu bebê, fazendo com que ele se sinta acolhido, enquanto você realiza suas tarefas.

Embora não seja algo de primeira necessidade, ter um berço portátil pode ser útil para pais que trabalham de casa, pois ele pode ser movido com facilidade para perto da sua mesa, permitindo que você fique perto do seu pequeno enquanto trabalha.

Naturalmente, se for viável, você também pode mover o próprio berço de um espaço para o outro. Tenha em mente que para a segurança do seu bebê, ele deve dormir somente no berço tradicional ou em um berço móvel.

Mantendo a produtividade quando você tem um bebê mais crescidinho

Como seu bebê irá querer ficar perto de você, e você vai querer ficar de olho nele, coloque alguns brinquedos em um tapete ou outro espaço seguro ou seu lado. Desta forma você pode conseguir trabalhar um pouco enquanto seu pequeno brinca ao seu lado.

Se o seu bebê gostar, você também pode colocá-lo no andador ou em um balanço por períodos curtos de tempo. Desta forma, você poderá ter um pouco de paz e tranquilidade enquanto seu bebê se diverte por conta própria.

Pampers

Seu bebê provavelmente tira duas sonecas por dia - uma durante a manhã e outra durante a tarde - portanto, tire vantagem destas oportunidades e foque no trabalho.

Trabalhando de casa enquanto você cuida do seu pequeno

Trabalhar de casa com seu pequeno tem pontos positivos e negativos. Os positivos são que seu pequeno pode se divertir por conta própria durante períodos de tempo curtos e talvez ainda tirem uma ou duas sonecas por dia, permitindo que você consiga trabalhar um pouco. O desafio é que quando seu pequeno estiver acordado, ele vai querer sua atenção.

É aceitável imaginar que uma bebê um pouco mais crescido se entretenha durante períodos curtos de tempo. Você precisará ser firme ao dizer que ele tem brinquedos para brincar e que durante os próximos 30 minutos ele deve brincar sem fazer muito barulho. Para ajudar seu pequeno a entender que os momentos de brincadeiras individuais têm prazo para acabar, pode ser uma boa ideia colocar um alarme no celular. Explique que quando o alarme despertar, você vai fazer um intervalo e passar um tempo com ele, seja com a brincadeira favorita ou lendo alguns livros infantis. Lembre-se, ser capaz de brincar de maneira independente e de usar a imaginação para se divertir são habilidades muito importantes para se desenvolver.

Para ajudar nas brincadeiras individuais, crie um espaço seguro para seu pequeno. Você pode adaptar sua sala de estar para deixá-la mais segura ou que deixe seu pequeno brincar em uma área mais ampla enquanto trabalha em um espaço próximo.

Recompense seu pequeno por brincar sozinho, elogiando e mostrando interesse no que ele estava fazendo.

Outra opção é fazer com que seu bebê um pouco mais crescidinho crie sua própria "estação de trabalho" do outro lado da sua mesa. Seu pequeno pode se manter ocupado "trabalhando" em um desenho, enquanto você escreve aquele e-mail importante. Você pode dizer que ele já está crescidinho e que ambos vão trabalhar juntos por 30 minutos, antes de fazer um intervalo juntos.

Pampers

Exemplos de uma agenda diária enquanto trabalha de casa

Embora você precisará criar uma rotina que funcione para você e sua família, aqui estão alguns exemplos de como seu dia pode ser organizado enquanto você trabalha de casa e cuida das crianças:

Início da manhã Tente fazer as atividades de trabalho mais importantes antes do seu pequeno acordar, pois você não terá tantas distrações. Você tambémpode querer usar este tempo para fazer alguma atividade física e se preparar para o dia.
Café da manhã Coma alguma coisa e dê café para seus pequenos. Vista e escove os dentes das crianças.
Meio da manhã Faça um intervalo para brincar com seus pequenos. Se as crianças tiram uma soneca de manhã ou se já conseguem brincar sozinhos por alguns períodos, tente encaixar um pouco das tarefas de trabalho.
Almoço Coma alguma coisa e alimente as crianças.
Tarde Se seu pequeno tira uma soneca durante a tarde, use este período para fazer ligações importante ou terminar tarefas urgentes. Você também pode separar 30 minutos para as tarefas de casa mais urgentes.
Quando as crianças estiverem acordadas, passe um tempo brincando com elas, mas se elas já forem capazes de brincar por conta própria, use esse tempo para fazer um pouco do seu trabalho. 
Jantar Aproveite para curtir seus pequenos um pouco, coma alguma coisa, dê um banho gostoso e conte uma história de dormir.
Noite Uma vez que seus pequenos estão dormindo, talvez você consiga encaixar mais algumas horas de trabalho. Como este período será livre de distrações, você pode querer fazer aquelas tarefas de trabalho que demandam mais da sua atenção. Ou você pode usar este tempo para responder emails que ficaram pendentes durante o dia.
Termine seu dia com um banho relaxante, lendo um livro, ou assistindo um pouco de TV para relaxar. Termina el día con una ducha, leyendo un libro, o mirando un poco de televisión para relajarte.
Fin de semana • Cozinhe refeições e lanches para a próxima semana.
• Escreva uma lista de tarefas e crie um plano mais amplo para a semana.
• Providencie itens úteis, como lápis de colorir e brinquedos para que estejam à mão.
• Realize algumas tarefas essenciais como lavar roupas, para que você esteja livre durante a semana.

Administrando brigas, irritações e outros comportamentos

Se você está com uma ou mais crianças dentro de casa, você pode encontrar desafios que fazem com que trabalhar de casa se torne muito mais difícil - tais irritações e brigas. Aqui estão algumas formas de diminuir ou talvez até eliminar estas irritações e comportamentos indesejáveis:

  • Evite dizer "não" sempre que possível. Você não deve ceder em todas as demandas, mas você pode conseguir "desviar" de algumas das demandas, redirecionar o comportamento ou oferecer uma alternativa. Por exemplo, se você tem uma criança em idade pré-escolar e quer correr de carrinho pela casa, mas você não quer que ele estrague o piso, você pode encoraja-lo a brincar em um outro espaço ao invés deste. Claro, se se tratar de algo perigoso, você deve dizer "Não, isto é perigoso" e redirecionar a atenção da criança para outra coisa.

  • Reconheça os bons comportamentos. Quando seu pequeno faz algo que você quer incentivar (especialmente algo que tenha sido difícil no passado), ofereça um elogio como recompensa: "Você escovou seus dentes muito bem!" (ou brincou com seus irmãos, ou juntou seus brinquedos) Esta tática pode ser muito útil para aumentar a auto-estima da criança, mantendo a atmosfera calma e alegre.

  • Diga "sim" para as pequenas vitórias. Você pode ceder quando o assunto for pequeno. Por exemplo, se seu pequeno quer tomar café de pijama, tudo bem. Isso pode ajudar a economizar um pouco da sua energia, se você evitara as discussões sobre coisas com importância relativamente menor.

  • Dê escolhas. Quando seu pequeno tem a escolha sobre um determinado assunto, ele pode ser mais flexível com a situação. Por exemplo, se seu pequeno não gosta de trocar de roupas de manhã, você pode dizer, "você quer usar a blusa azul ou a amarela?" e deixar que seu pequeno decida. Contudo, ofereça apenas duas opções e sempre selecione aquelas que não vão te causar problemas depois.

  • Dê aviso prévioSe algo divertido está para acabar, ao invés de dizer "deligue a TV", avise para seu pequeno que ele tem mais 15 minutos para assistir. Depois, avise novamente quando faltarem 5 minutos. Elogie bastante quando a criança para no horário certo e faz o que você quer na hora combinada. Definir alarmes também funciona bem para esta estratégia, uma vez que as crianças ficam atentas quando o alarme toca, o que ajuda a desviar a atenção da atividade que está prestes a acabar.

  • Vamos dar risada. Se você perceber que seu pequeno está prestes a começar a chorar ou fazer uma cena, tente fazer ele rir antes de chegar neste ponto. Por exemplo, se ele não quer escovar os dentes, comece a fazer caretas no banheiro e veja quem consegue fazer a voz mais boba.

  • Pratique o revezamento. Para evitar a briga por um brinquedo entre duas ou mais crianças, tente encontrar dois brinquedos que ambas as crianças gostam. Em seguida, deixe as crianças brincarem com os brinquedos por um período curto (programe um alarme), depois faça com que eles troquem os brinquedos. Embora dê um pouco de trabalho para você supervisionar, este é um ótimo primeiro passo para algo que é um grande desafio para a maioria das crianças: aprender a dividir.

Se você não tem o hábito de trabalhar de casa e cuidar dos seus pequenos ao mesmo tempo, você pode estar sentindo uma sobrecarga. Permita-se tempo para ajustar a situação e entender o que é mais eficiente para você em termos de rotinas. Com algumas tentativas e erros, em breve você vai encontrar um ritmo que funciona para sua família. Também pode ajudar se você se relembrar de tempos em tempos, os aspectos positivos de trabalhar de casa, como não ter que se deslocar até o escritório e poder passar mais tempo com sua família.

Flexible Banner V2