Habilidades motora: motricidade Infantil

Você pode não perceber cada pequena mudança, mas o pequeno corpo e mente do seu bebê estão crescendo e se desenvolvendo constantemente. Veja como você pode ajudar seu bebê com os principais marcos do desenvolvimento motor (movimentos que usam grandes grupos musculares). Para saber um pouco mais sobre isso, leia nosso artigo sobre desenvolvimento independência.

Esticar-se para pegar algo desenvolve a coordenação motora

Um dos marcos do desenvolvimento motor inicial é esticar-se para pegar algo. Seu pequeno provavelmente começará a trabalhar nisso entre quatro e sete meses de idade.

Como você pode ajudá-lo 

Sopre bolhas na direção de seu bebê e incentive-o a alcançá-las. Coloque um brinquedo favorito apenas um pouco fora de alcance.

Sentar-se sozinho é um marco para coordenação motora se desenvolver

Muitos bebês são capazes de sentar-se com apoio em cerca de seis meses de idade, e podem em breve seguir em frente e sentarem-se sem apoio. Saiba também ajudar o seu bebê a sentar-se de forma segura!

Como você pode ajudá-lo 

Uma vez que ele possa sentar-se por alguns momentos sem tombar, introduza jogos simples como bater palmas ou rolar uma bola. Mantenha as sessões curtas – apenas de alguns minutos a uma hora – e sempre fique perto dele. Um travesseiro em forma de C (como uma almofada de amamentação) pode oferecer algum leve apoio.

Engatinhar é um grande marco para desenvolver a coordenação motora

Isso geralmente acontece entre sete e 10 meses.

Como você pode ajudar

Quando seu bebê começar a impulsionar-se para a frente, certifique-se de que o espaço que ele explora é seguro e supervisionado. Você também pode tentar colocar um cobertor fino enrolado sob seu bebê e demonstrar balançando para frente e para trás em suas mãos e joelhos. Balançar é o salto antes de engatinhar; antes que você perceba, você estará perseguindo-o por toda a casa! Para saber mais, leia também este artigo sobre como deixar a casa segura para bebês.

Ficar de pé um marco para coordenação motora se desenvolver

Por volta dos nove a 11 meses, seu bebê pode erguer-se até ficar de pé. Aos poucos, ele melhorará sua força muscular, equilíbrio e coordenação até que ele seja capaz de ficar de pé sem suporte.

Como você pode ajudar

Certifique-se de dar a seu bebê uma hora de brincadeira sem restrições no chão todos os dias. Limite o tempo em dispositivos para sentar, como cadeiras de bebê e aquelas cadeiras para balançar.

São nesses primeiros meses que seu bebê desenvolve as habilidades cruciais e os movimentos necessários para dominar as habilidades complexas de andar, correr, saltar e escalar. Incentive o seu bebê, desafiando-o a fazer um pouco mais a cada dia. Ele estará andando e correndo antes que você perceba! 

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. 23 dicas para o desfralde de meninos e meninas

  2. Quando começar o processo de desfralde: 7 sinais de que seu filho está pronto

  3. Tudo sobre Criança pequena

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. A importância do desenvolvimento motor na primeira infância

Flexible Banner V2

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.