Padrões do sono do bebê

Aprenda a como criar uma rotina de sono funcional para o seu bebê

Tendo alcançado novas metas de desenvolvimento, como ficar de pé e caminhar, o padrão de sono do seu filho, que era previsível, ficará menos confiável. As sonecas da manhã e da tarde ficam menos regulares, e provavelmente ele estará acordando mais frequentemente à noite. Ele pode ficar se mexendo no berço, ao invés de dormir, e isso está bem. Eventualmente, depois que a novidade de andar passar, seu filho voltará a um estado mais calmo. Até lá, continue colocando-o no berço para a soneca, mas não se preocupe se ele não dormir.

Segundo o portal de Medicina no Brasil, Pebmed, a dificuldade do bebê para dormir é uma queixa constante nos consultórios de pediatria. Sabe-se que o estabelecimento de padrões de sono adequados durante os primeiros 2 anos de vida é essencial para a saúde física e mental das crianças. Inclusive, a Academia Americana de Pediatria inclui a saúde do sono como parte de seus tópicos recomendados para cada consulta de uma criança saudável desde o nascimento

Sono noturno infantil

À noite, é mais provável que haja interrupção no sono. Você pode ajudar seu filho a voltar a dormir ao reagir com calma e firmeza, e repetir todos os rituais familiares. Dê a ele cerca de 10 minutos para ir dormir sozinho. Entre e calmamente dê tapinhas nas costas dele, para reafirmar que você está lá, e saia.

Alimentação Infantil

Os padrões de alimentação também podem ser alterados. Seu filho pode comer praticamente nada em uma refeição, e depois comer mais que você na próxima. Ele equilibrará a sua alimentação apropriadamente, enquanto você não se importar muito com isso. Entre as refeições, ofereça lanches de alta energia, como pão com requeijão.

Hábitos Infantil

Esses hábitos para estimular o sono infantil podem atuar no desenvolvimento, bem-estar e saúde das crianças e dos pais, estimulando o bom funcionamento familiar. Embora haja um reconhecimento crescente da importância dessas práticas, existe pouco consenso sobre o que constitui uma rotina ideal para a hora de dormir.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Quanto de sono uma criança precisa?

  2. Horário de verão e sono do bebê: dicas dos especialistas

  3. Cama de criança pequena: Passando para uma cama maior

Rotinas de sono na infância melhoram os hábitos para dormir em crianças até os 2 anos? . Pebmed.com.br/ 5 de Julho de 2021. Disponível : Rotinas de sono na infância melhoram os hábitos para dormir em crianças até os 2 anos?  / Estudo sugere rotina de sono para as crianças

Flexible Banner V2

Fontes e mais informações:

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.