Higiene bucal do bebê para que ele tenha dentes saudáveis

Como deixar os dentinhos do bebê saudáveis e branquinhos

Garantir que o seu bebê tenha os dentes saudáveis pode começar antes mesmo do primeiro dentinho dele aparecer.Pode assegurar a redução de bactérias que possam estar escondidas limpando as gengivas dele com um paninho úmido depois de o alimentar. É provável que, após celebrar o nascimento do primeiro dentinho do seu bebê, você comece a se preocupar com as formas de manter os dentes saudáveis. 

Dentes de Leite 

Os dentes de leite dele irão permanecer até por volta dos 6 anos e, apesar de serem bem menos duradouros do que os dentes permanentes, eles ainda necessitam de cuidados especiais – já que funcionam como espaços reservados para os dentes permanentes. Leia mais sobre o assunto em nosso outro artigo: Maneiras divertidas de escovar os dentes

Uma vez que o primeiro dentinho do seu bebê apareça, tudo o que você precisa é uma escovinha de dentes com cerdas macias, úmida, ou uma dedeira de textura suave. Mais tarde poderá adicionar um pouco de pasta de dente, do tamanho de um grão de arroz que, depois, aos 3 anos, passará ao tamanho de uma ervilha.

Cárie Dentária

A cárie dentária do bebê resulta de restos de açúcar que grudam nos dentes, os quais tornam-se ácidos e podem destruir o esmalte. Este açúcar pode provir de restos de leite, fórmula, suco ou outras comidas deixadas na boca, portanto a melhor hora para escovar é logo após a refeição.

É uma boa idéia dar ao seu bebê um pouco de água antes de ele tirar uma soneca ou na hora de dormir depois de amamentar ou da mamadeira, já que o fluxo de saliva diminui durante o sono – fazendo com que o açúcar grude ainda mais aos dentes e possa causar danos.

A cárie dentária do bebê afeta tipicamente os dentes superiores frontais, pois são estes que estão na linha da frente quando o bebê toma a mamadeira; é por este motivo que a cárie dentária do bebê é por vezes chamada de cárie dentária da mamadeira.

Em geral, os primeiros sinais de cárie dentária em bebês são manchas esbranquiçadas nos dentes, ao longo da linha da gengiva. Porém, o tratamento precoce pode evitar que a condição se agrave.

Alimentação que ajuda na dentição 

Alimentos ricos em cálcio fazem os dentes felizes e ensinar ao seu bebê bons hábitos desde cedo só irá trazer benefícios. Oferecer-lhe um lanchinho como brócolis ou cenouras cozidas levemente ao vapor é um bom modo de manter os dentes saudáveis. Manter o açúcar à distância irá ajudar tanto os dentes do seu bebê como o seu bem-estar geral, portanto procure evitar lanchinhos doces, principalmente antes da hora de dormir. 

Quando levar o bebê ao dentista

A partir dos 12 meses de idade, o seu bebê deverá ser levado ao dentista duas vezes no ano para manter os dentinhos em perfeitas condições. A Associação Brasileira de Odontopediatria preconiza que a higienização bucal do bebê deve ser iniciada após a erupção do primeiro dente. Nessa fase, o ideal é que a mãe já tenha sido orientada e preparada para realizá-la.

Entretanto, no guia ‘Cadernos de Atenção Básica - Saúde Bucal’, do Ministério da Saúde, diz que a limpeza da cavidade bucal é normalmente iniciada antes mesmo da erupção dental, com utilização de tecido limpo ou gaze embebida em água filtrada 3.

É importante frisar, que se essa prática for adotada, os tecidos não devem ser manipulados de maneira excessiva (não friccionar demais) para não haver descamação e nem contaminação. A contaminação também pode ser causada se a água e/ou tecido utilizados para a limpeza não forem adequados.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

  1. Tudo sobre como cuidar e como escovar os dentes do bebê

  2. Dicas de Higiene bucal do bebê para evitar cáries

  3. Odontologia e higiene dental infantil

Quando deve ser iniciada a higienização bucal dos bebês e quais as orientações a serem dadas?. Telessaúde - Brasil Redes , Espírito Santo | 12 jul 2017 | Disponível em:/ Cuidados Primários de Saúde. Acesso em: 17 de  dezembro de 2021.

Flexible Banner V2

Fontes e mais informações

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.