Higiene bucal do bebê para que ele tenha dentes saudáveis

Higiene bucal do bebê para que ele tenha dentes saudáveis

Garantir que o seu bebê tenha os dentes saudáveis pode começar antes mesmo do primeiro dentinho dele aparecer.

Pode assegurar a redução de bactérias que possam estar escondidas limpando as gengivas dele com um paninho úmido depois de o alimentar.

É provável que, após celebrar o nascimento do primeiro dentinho do seu bebê, você comece a se preocupar com as formas de manter os dentes dele saudáveis.

Os dentes de leite dele irão permanecer até por volta dos 6 anos e, apesar de serem bem menos duradouros do que os dentes permanentes, eles ainda necessitam de cuidados especiais – já que funcionam como espaços reservados para os dentes permanentes.

Uma vez que o primeiro dentinho do seu bebê apareça, tudo o que você precisa é uma escovinha de dentes com cerdas macias, úmida, ou uma dedeira de textura suave. Mais tarde poderá adicionar um pouco de pasta de dente, do tamanho de um grão de arroz que, depois, aos 3 anos, passará ao tamanho de uma ervilha.

A cárie dentária do bebê resulta de restos de açúcar que grudam nos dentes, os quais tornam-se ácidos e podem destruir o esmalte. Este açúcar pode provir de restos de leite, fórmula, suco ou outras comidas deixadas na boca, portanto a melhor hora para escovar é logo após a refeição.

É uma boa idéia dar ao seu bebê um pouco de água antes de ele tirar uma soneca ou na hora de dormir depois de amamentar ou da mamadeira, já que o fluxo de saliva diminui durante o sono – fazendo com que o açúcar grude ainda mais aos dentes e possa causar danos.

A cárie dentária do bebê afeta tipicamente os dentes superiores frontais, pois são estes que estão na linha da frente quando o bebê toma a mamadeira; é por este motivo que a cárie dentária do bebê é por vezes chamada de cárie dentária da mamadeira.

Alimentos ricos em cálcio fazem dentes felizes e ensinar ao seu bebê bons hábitos desde cedo só irá trazer benefícios. Oferecer-lhe um lanchinho como brócolis ou cenouras cozidas levemente ao vapor é um bom modo de manter os dentes saudáveis. Manter o açúcar à distância irá ajudar tanto os dentes do seu bebê como o seu bem-estar geral, portanto procure evitar lanchinhos doces, principalmente antes da hora de dormir.

Em geral, os primeiros sinais de cárie dentária em bebês são manchas esbranquiçadas nos dentes, ao longo da linha da gengiva. Porém, o tratamento precoce pode evitar que a condição se agrave.

A partir dos 12 meses de idade, o seu bebê deverá ser levado aao dentista duas vezes no ano para manter os dentinhos em condições perfeitas.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave