O décimo mês do bebê
Você se pergunta o que seu bebê pode aprender nas próximas semanas e o que você pode fazer para ajudar em seu desenvolvimento? Aqui está um resumo do que seu bebê de 10 meses pode gostar de experimentar em termos de alimentos, quanto tempo ele pode precisar dormir, quais marcos de desenvolvimento ele pode alcançar e orientações sobre como brincar juntos este mês. Vamos mergulhar nisso!
Checklist para este mês
Se ainda não o fez, agende a primeira visita do seu bebê ao dentista.
<h3> Quais itens essenciais devem estar no kit de primeiros socorros do meu bebê? <h3>
Não se esqueça dessas dicas: abasteça seu kit de primeiros socorros com itens básicos, como paracetamol e ibuprofeno para febre, gotas nasais de solução salina para congestão nasal e saches de reidratação oral.
Sempre consulte o médico do seu bebê, o centro de saúde infantil ou seu médico antes de administrar qualquer medicamento. Lembre-se de manter os medicamentos fora do alcance do seu bebê e de que alguns precisam ser refrigerados. Os medicamentos têm datas de validade, então não se esqueça de descartar os vencidos ou não utilizados. Prepare um kit de primeiros socorros para sua casa e carro. Você pode incluir itens como:
Curativos de diferentes tamanhos
Gazes estéreis de diferentes tamanhos
Lenços de limpeza sem álcool
Fita adesiva
Bandagens enroladas
Alfinetes de segurança
Creme antisséptico
Analgésicos (por exemplo, paracetamol ou ibuprofeno infantil)
Termômetro digital
Tesouras
Pinças
Creme ou spray para picadas de insetos
Anti-histamínico infantil
Se você tiver algum tempo livre este mês, confira o que pode acontecer quando seu bebê tiver 11 meses.
Alimentação do seu bebê de 10 meses
A partir dos 10 meses, seu pequeno pode gostar de comer alimentos em pedaços maiores e mais macios, além de uma variedade ainda maior de lanches. Você também pode tentar oferecer ao seu bebê uma sobremesa de frutas ou à base de leite após o prato principal.
Se seu pequeno realmente está começando a gostar de sólidos, você pode decidir celebrar esse marco emocionante saindo para comer juntos, se ainda não o fez. A segurança alimentar é muito importante quando se trata de alimentar seu pequeno, pois os bebês são particularmente vulneráveis a intoxicações alimentares. Siga estas orientações simples para garantir que os alimentos sejam preparados de maneira segura:
Sempre lave as mãos antes de preparar ou tocar na comida do seu bebê. Certifique-se de que as mãos do seu bebê também estejam limpas.
Limpe bem as tábuas de corte, utensílios, tigelas e colheres de alimentação após o uso.
Use uma tábua de corte diferente para alimentos crus e alimentos prontos para comer.
Mantenha a carne crua em um recipiente selado na geladeira e certifique-se de que não entre em contato com outros alimentos.
Cozinhe tudo completamente antes de dar ao seu bebê, especialmente ovos e frutos do mar.
Meu bebê pode beber de um copo de treinamento?
É possível que mais comida acabe no chão do que na boca do seu bebê. Tenha paciência!
Um plano de refeições
Para seu bebê de 8 a 12 meses:
Café da manhã
Mingau sem açúcar, cereais com leite sem açúcar ou ovo mexido
Pequena tigela de fruta triturada (em pedaços se seu bebê estiver se alimentando sozinho)
Leite materno ou fórmula
Almoço
Patê de requeijão com pão sírio ou palitos de pepino e cenoura
Feijões cozidos (com sal e açúcar reduzidos) sobre torradas
Leite materno ou fórmula
Jantar
Salmão enlatado triturado ou guisado de frango picado e vegetais
Verduras, lentilhas trituradas ou grão-de-bico
Massa integral, arroz ou batata
Pequena tigela de fruta triturada (em pedaços se seu bebê estiver se alimentando sozinho)
Entre as refeições
Limite-se a leite materno, fórmula ou água entre as refeições
Antes de dormir
Leite materno, fórmula ou água (sempre escove os dentes do seu bebê antes de colocá-lo para dormir)
Quanto sono um bebê de 10 meses precisa?
Os bebês de dez meses geralmente dormem até 12 horas por noite e precisam de cerca de 2,5 horas de sono durante o dia. Se ainda for difícil fazer seu bebê dormir ou se ele ainda acordar várias vezes durante a noite, você pode considerar movê-lo para um quarto separado para dormir, se ainda não o fez.
Meu bebê ainda precisa de uma soneca no meio da manhã?
Faça as trocas de fralda no meio da noite de forma rápida e com o menor alvoroço possível para que seu bebê permaneça nesse estado de sono. Embora seja recomendado manter seu bebê no mesmo quarto à noite durante os primeiros seis meses para reduzir o risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente, bebês mais velhos dormem melhor e por mais tempo quando dormem separados dos pais.
Como apoiar o desenvolvimento do seu bebê
Como sempre, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar seu bebê a crescer e se desenvolver. Aqui estão algumas boas ideias que você pode experimentar este mês:
Coloque alguns brinquedos no sofá, fora do alcance do seu bebê, para incentivá-lo a ficar em pé. Brinquedos de empurrar e puxar também são uma excelente maneira de ajudar seu pequeno a ficar em pé.
Sente-se no chão com seu bebê e role uma bola de um lado para o outro entre vocês dois. Bolas são muito divertidas e podem ser usadas para ensinar várias coisas, como rolar, empurrar, lançar ou deixar cair.
Deixe seu bebê se olhar em um espelho à prova de crianças. Sorria, ria e façam caretas juntos.
Apresente ao seu bebê os nomes das partes do corpo. Por exemplo, descreva as partes do corpo do seu bebê quando você o estiver dando banho ou vestindo, ou quando ele apontar algo em você, nomeie as partes do corpo que ele está apontando.
Quais são algumas alternativas mais seguras a um andador para bebês?
Existem várias alternativas mais seguras aos andadores tradicionais que ajudam no desenvolvimento motor do bebê sem os riscos associados aos andadores. Algumas opções incluem:
Centro de atividades: São brinquedos projetados para manter o bebê em posição ereta enquanto brinca com vários objetos e atividades ao redor. São estáveis e não se movem de um lugar para outro.
Andador de empurrar: São carrinhos que o bebê pode empurrar enquanto caminha, proporcionando apoio sem o risco de se mover rapidamente ou cair.
Móveis de atividades: Mesas e cadeiras projetadas para que o bebê possa ficar de pé enquanto interage com brinquedos e outras atividades.
Tapetes de atividades: São tapetes acolchoados com brinquedos incorporados que incentivam a brincadeira no chão e o desenvolvimento de habilidades motoras sem a necessidade de o bebê estar em movimento.
Grades de apoio para caminhar: Estruturas que ajudam os bebês a ficarem de pé e a caminhar enquanto se seguram na grade, proporcionando suporte e estabilidade.
Cada uma dessas alternativas pode oferecer um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento motor do seu bebê sem os riscos dos andadores tradicionais. Além disso, deixe seu bebê explorar o degrau mais baixo das escadas enquanto você supervisiona ao lado.
Um dia na vida do seu bebê
Cada dia com um bebê de 10 meses é um pouco diferente, mas aqui está um exemplo de como pode ser um dia na vida do seu bebê este mês:
Dormir
Cerca de 11 horas à noite, além de sonecas durante o dia
Um brinquedo ou cobertor favorito pode ajudar com a ansiedade de separação
Brincar
Esconda objetos e incentive seu bebê a encontrá-los
Brinque com água, areia e tintas para dedos
Divirta-se com telefones de brinquedo e brinquedos musicais
Alimentação
Três refeições por dia, além de leite materno ou fórmula sob demanda
Pode ser reduzido a 3 mamadas de leite materno ou cerca de 400 ml de fórmula por dia
Pratique beber água de um copo
Banho
Se seu bebê se senta sem apoio, use um tapete antiderrapante na banheira
Nunca deixe seu pequeno sem supervisão na água, nem por um momento
Troca de fraldas
As fezes podem mudar de cor ou consistência com a adição de novos alimentos
Pode ser necessário mudar para um tamanho de fralda maior
Dica curiosa
Blocos são uma excelente maneira de inspirar seu pequeno a construir e engatinhar. Você também pode usá-los para ajudar seu bebê a aprender conceitos como sobre, dentro e embaixo: 'Veja, o bloco está na xícara!'.
Marcos no desenvolvimento do bebê
Uma das ironias do desenvolvimento do seu bebê aos 10 meses é que, enquanto ele está ansioso para se tornar mais móvel e independente, também pode ser cauteloso ao se afastar muito de você e pode até chorar quando você está fora de sua vista.
Continue lendo para saber mais sobre o que seu bebê de 10 meses pode estar experimentando este mês, incluindo os marcos de desenvolvimento que podem estar surgindo neste momento.
Meu bebê realmente entende o que eu digo?
Nesta idade, os bebês geralmente reconhecem seu nome, palavras relacionadas à sua rotina diária (como "comida" ou "dormir") e podem responder a tons de voz e expressões emocionais. A compreensão da linguagem continua em desenvolvimento, e as interações constantes e a fala repetitiva ajudam a aprender e entender mais.
Desenvolvimento físico: preso com os pés chatos
Se seu bebê está de pé ou deu alguns passos, você pode ter notado que parece ter os pés chatos. Não se preocupe: todos os bebês começam com os pés chatos. Isso se deve ao fato de que os bebês nascem com uma almofada de gordura no pé, que oculta o arco em desenvolvimento. Além disso, nesta fase, os músculos dos pés e das pernas do seu bebê não são fortes o suficiente para sustentar o arco, mas ele começará a se desenvolver quando seu pequeno tiver cerca de dois anos. Todos os movimentos do seu bebê estão ajudando a fortalecer seus músculos e melhorar a coordenação.
Movimento: Para cima e avante!
Agora, seu bebê pode realizar uma variedade impressionante de movimentos, seja arqueando as costas durante o tempo de barriga para baixo para olhar ao redor, sentando-se, rolando, balançando sobre as mãos e joelhos, engatinhando ou até mesmo ficando de pé. Todos esses movimentos fortalecem os músculos, melhoram a coordenação e ensinam ao seu pequeno o que várias partes do corpo podem fazer. Uma vez que seu bebê possa ficar de pé com mais confiança, ele pode dar alguns passos tentativos enquanto se apoia nos móveis. Isso é conhecido como "cruising". Em breve, seu pequeno pode tentar dar alguns passos cautelosos sem se segurar em nada.
Desenvolvimento cognitivo: Oi, você me ouve?
Muito antes de seu bebê poder dizer palavras reais, ele pode entender algo do que você diz. Por exemplo, ele pode acenar quando você diz "tchau". Seja agora ou nos próximos meses, logo ele poderá dizer palavras simples como "não", "mamãe" e "papai". Seu bebê também pode tentar imitar a maneira como você usa os objetos. Ele pode colocar um telefone de brinquedo no ouvido, assim como você faz. Aproveite esse interesse em imitar para ensinar ao seu pequeno como usar os objetos.
A Saúde do seu Bebê: Cuidados Dentários
Você pode ter visto os primeiros dentinhos do seu bebê aparecerem, ou talvez não, já que o momento em que isso acontece varia bastante. Geralmente, quando ele tiver dois anos e meio, todos os dentes primários estarão presentes.
Limpe os dentes do seu bebê duas vezes ao dia com uma escova de dentes macia e uma pasta de dentes para bebês. Não importa quantos dentes ele tenha agora ou quando eles começarem a sair, é importante cuidar dos dentes e gengivas do seu bebê diariamente.
Aqui está como fazer isso: Sente-o no seu colo, com a cabeça apoiada no seu peito. Limpe os dentes dele duas vezes ao dia com uma escova de dentes macia para bebês e uma pequena quantidade de pasta de dentes com flúor para bebês. Faça isso uma vez antes de dormir e uma segunda vez durante o dia.
Leia mais sobre cuidados dentários para bebês, incluindo qual escova escolher e quanto tempo escovar. Escove os dentes em círculos pequenos, cobrindo toda a superfície, e incentive seu bebê a cuspir em vez de enxaguar com água, pois isso pode lavar o flúor. Se ele não gostar de escovar os dentes, tente transformar isso em um jogo em vez de uma batalha, cantando ou colocando uma música que ele goste.
Sua vida como pai: dicas para compartilhar as responsabilidades parentais
Dividir as tarefas e responsabilidades do cuidado do bebê com seu parceiro ajuda a equilibrar a carga, mas é provável que as conversas sobre como fazer isso sejam contínuas.
Falar sobre criação de filhos com seu parceiro pode ser um desafio. A chave é lembrar que não existe uma família "perfeita" nem uma única maneira de ser pai ou mãe, e que os papéis e responsabilidades podem precisar mudar com o tempo. Determinar como compartilhar as responsabilidades parentais e as tarefas domésticas será uma discussão contínua. Considere estas ideias:
Divida as tarefas. Crie uma lista de tarefas domésticas diárias, semanais e mensais e encontre uma maneira de repartir essas tarefas de forma justa. Talvez um dos pais possa contribuir mais no meio da semana, enquanto o outro se encarrega dos fins de semana.
Alterne o cuidado do bebê. Um ou ambos podem estar trabalhando, mas é provável que ambos queiram estar envolvidos e investir na criação do filho. Vocês podem compartilhar quem se levanta à noite para acalmar o bebê se ele chorar? Um de vocês pode cuidar das refeições matinais e o outro das noturnas? Vocês podem dividir os dias de folga se o bebê estiver doente e compartilhar quem leva o bebê às consultas?
Passe tempo juntos como casal. Reserve um tempo regularmente para estarem juntos como casal de forma mais relaxada, mesmo que seja apenas um breve passeio ou um jantar para viagem.
Busque ajuda para resolver conflitos. Os conflitos são uma parte natural de qualquer relacionamento e dinâmica familiar, mas seu pequeno é sensível às emoções das pessoas que cuidam dele.
Curiosidade
Aos 10 meses de idade, é provável que seu bebê já esteja mostrando sinais de independência, como querer comer sozinho ou tentar dar seus primeiros passos.
Isso também pode te interessar
Fontes
Junta-se a comunidade Pampers