O oitavo mês do bebê
Agora que seu bebê completou 8 meses, você pode perceber que ele está mais curioso e ativo do que nunca. Seus músculos estão se fortalecendo e seu pequeno está se preparando para usar as pernas para engatinhar, deslocar-se e, finalmente, caminhar.
Isso é o que você precisa saber sobre sono, alimentação, problemas de saúde e muito mais, para estar preparada para o que pode surgir nessa emocionante fase de crescimento e desenvolvimento.
Quer saber qual é o tamanho de fralda adequado para seu bebê de 8 meses? Descubra aqui no nosso artigo! Além disso, você pode ler nosso artigo sobre a Tabela de crescimento do bebê, onde poderá entender os parâmetros de crescimento que são utilizados para medir o desenvolvimento do bebê.
Como alimentar seu bebê de 8 meses?
Agora que seu bebê já desfruta de toda uma gama de alimentos sólidos, continue oferecendo diariamente novos sabores e texturas dos quatro grupos de alimentos (alimentos ricos em amido; frutas e vegetais; carne, peixe e ovos; laticínios).
Pode ser necessário tentar de 10 a 15 vezes um alimento novo antes que seu bebê o aceite. Coragem!
Exemplo de plano de refeições:
Para seu bebê de 8 a 12 meses
Café da manhã
Papinha sem açúcar, cereais com leite sem açúcar ou ovo mexido
Pequena tigela de purê de frutas (em pedaços se seu bebê se alimenta sozinho)
Leite materno ou fórmula
Almoço
Molho de requeijão com pão pita ou palitos de pepino e cenoura
Feijão cozido (com pouco sal) com torrada
Leite materno ou fórmula
Jantar
Purê de salmão enlatado ou frango picado e caçarola de vegetais
Verduras verdes, purê de lentilhas ou grão-de-bico
Massa integral, arroz ou batata
Pequena tigela de purê de frutas (em pedaços se seu bebê se alimenta sozinho)
Entre refeições
Limite-se a leite materno ou fórmula entre as refeições
Antes de dormir
Leite materno, fórmula ou água (sempre escove os dentes do bebê antes de colocá-lo para dormir)
É normal se perguntar: Como posso incentivar meu bebê a experimentar novos alimentos?
Dar muita variedade ao seu bebê pode ter a vantagem adicional de torná-lo menos propenso a ser exigente na alimentação no futuro. Isso porque os bebês aceitam melhor novos sabores e texturas desde cedo. Não se preocupe se seu pequeno não se acostumar imediatamente a um novo sabor.
Seu bebê pode precisar ser exposto repetidamente a um novo alimento antes de aceitá-lo. Tenha em mente que oferecer alimentos sólidos não significa que você deva parar de amamentar. Você pode continuar amamentando pelo tempo que você e seu bebê desejarem.
Quanto dorme um bebê de 8 meses?
Nessa idade, seu bebê de 8 meses pode estar dormindo entre 10 e 12 horas à noite e tirando sonecas entre 2,5 e 3 horas durante o dia. Pode parecer que ele dorme muito, mas prepare-se para alguns distúrbios na rotina de sono do seu bebê nessa fase.
Está procurando a melhor absorção e conforto durante a noite para seu pequeno? Descubra nossas Fraldas Pampers® Premium Care™ Pants, que são macias e mantêm a pele do seu bebê seca a noite toda.
Para alguns pequenos, a ansiedade de separação nessa fase pode causar uma regressão do sono, o que significa que seu bebê de 8 meses pode dormir menos do que costumava ou pode acordar à noite depois de ter conseguido dormir até a manhã seguinte.
O que posso fazer com a regressão do sono? Aqui estão algumas dicas para ajudar seu pequeno a dormir mais profundamente:
Se seu bebê tem um quarto separado, coloque-o para dormir com a porta aberta. Seu pequeno se sentirá mais confortável se puder ouvi-lo e não se sentirá completamente isolado. Deixar a porta do quarto do bebê aberta e permitir que ele chupe o dedo pode ajudar a dormir mais profundamente.
Proporcione um objeto de transição, como uma mantinha ou um brinquedo especial, que ajude a acalmá-lo na sua ausência. Essa manta de segurança será algo a que seu pequeno terá desenvolvido um apego especial e ajudará a lembrar que está tudo bem.
Se ele chorar por você no meio da noite, procure não acender a luz do quarto, embalá-lo ou passear com ele. Evite também alimentá-lo nessas horas e levá-lo para a cama. Tudo isso dificultará o autoacalmar no futuro, porque seu bebê esperará que faça parte da rotina noturna todas as noites. Em vez disso, dê-lhe um tapinha nas costas e algumas palavras de consolo.
Como favorecer o desenvolvimento do seu bebê
Há muitas formas de estimular o desenvolvimento intelectual e físico do seu bebê. Seu pequeno é curioso, cada vez mais inquieto e está ansioso para desfrutar de novas experiências com você. Aqui estão algumas dicas para ajudar e jogos que favorecerão o desenvolvimento do seu bebê:
Continue conversando. Introduzindo novos sons, sílabas e palavras simples, você pode incentivar seu bebê a repetir o que ouve. Aponte coisas que ambos possam ver, por exemplo: "Olha, tem um carro vermelho".
Brinque de esconde-esconde. Este simples jogo pode proporcionar entretenimento e risos sem fim, e vocês podem "se encontrar" alternadamente sob um pano macio.
Seja criativo com os brinquedos. Lembre-se de que os brinquedos para seu bebê de 8 meses não precisam ser sofisticados. Um recipiente de plástico e uma colher de madeira os fascinam tanto quanto um brinquedo caro.
Fique ao nível dele. Passar tempo de qualidade brincando juntos no chão é ótimo para o desenvolvimento do seu pequeno. Tente rolar uma bola de um lado para o outro e observe como ele se torna mais habilidoso nessa atividade.
Um dia na vida do seu bebê
Cada bebê é diferente, mas aqui está uma ideia de como poderia ser um dia típico com seu bebê de 8 meses:
Sono
Pode dormir até 10 ou 12 horas sem se alimentar
O desconforto da dentição pode acordar seu bebê à noite
A ansiedade de separação pode dificultar a hora de dormir
Banho
Não se esqueça de secar sob as dobras da pele do seu bebê
Sabonetes e banhos de espuma podem irritar a pele do bebê
Alimentação
Tente oferecer alimentos com grumos, em purê e que possam ser comidos com as mãos
Ofereça água em um copo aberto para que ele pratique beber
O leite materno ou fórmula continua sendo a principal bebida
Brincar
Experimente com brinquedos simples, como caixas ou colheres de madeira
Brinque de esconder, como "esconde-esconde".
Mantenha uma "conversa" com seu bebê imitando o que ele diz
Troca de fraldas
Os novos alimentos podem mudar a cor e a consistência das fezes
Curiosidades
Pode ser que seu bebê ainda não saiba falar, mas já está adquirindo um vocabulário de palavras que reconhece. Ele pode até responder a certas frases no contexto, por exemplo, acenando com a mão quando você diz "adeus".
Marcos do desenvolvimento do bebê
Você está prestes a ver grandes mudanças. Se o seu bebê ainda não começou a engatinhar, é possível que comece agora. Quer ele comece a engatinhar ou pule completamente essa etapa e passe diretamente a andar, ele estará em movimento antes que você perceba!
Como posso incentivar meu bebê a engatinhar?
Você pode colocar diferentes objetos fora do alcance dele para que os encontre. Lembre-se de que esses objetos não devem ser pequenos, e você pode criar uma série de obstáculos com almofadas e travesseiros para que ele engatinhe por perto.
Pode ser que você perceba que os hábitos de sono do seu bebê mudem este mês. Também é provável que seu pequeno esteja cada vez mais apegado a você e a outros cuidadores. Para saber mais sobre isso e muito mais, continue lendo.
Desenvolvimento físico: Sua melhor forma
Você já olhou bem para os pés do seu bebê ultimamente? Pode notar que esses pezinhos e dedos dos pés apontam para dentro quando seu pequeno está deitado de costas; depois, quando ele começa a dar os primeiros passos, os dedos podem apontar para fora. Não se preocupe, essas posições dos pés se corrigirão sozinhas com o tempo.
Dedos para dentro (também conhecidos como dedos de pombo) são uma condição em que os pés da criança se viram para dentro. Geralmente, isso se corrige por conta própria até os oito anos e raramente requer tratamento.
Movimento: Preparando-se para engatinhar
Aos 8 meses, é provável que seu bebê já consiga sentar-se sem ajuda, então ele pode começar a se sentar sozinho. Observe como ele começa a se inclinar para frente para alcançar e pegar objetos com uma mão. Neste momento, seu pequeno está trabalhando para fortalecer os músculos necessários para engatinhar, algo que geralmente começa entre 7 e 10 meses.
Agora que seu bebê se movimenta mais do que nunca, é ainda mais importante vigiá-lo de perto, especialmente durante a troca de fraldas ou brincadeiras. Talvez você se pergunte: ainda é seguro trocar fraldas do meu bebê em um trocador?
Uma maneira de ajudar seu pequeno a se preparar para engatinhar é passar bastante tempo de bruços. Durante o tempo de bruços, seu bebê está na posição perfeita para começar a engatinhar e aprender a se impulsionar sobre as mãos e os joelhos. Ele pode começar a balançar de um lado para o outro antes de aprender a se impulsionar para frente. Você pode incentivá-lo ainda mais segurando um brinquedo ou outro objeto fora do alcance dele.
Desenvolvimento cognitivo: Brincando com palavras e sons
As habilidades linguísticas e comunicativas do seu bebê de 8 meses continuam se desenvolvendo e é possível que agora sejam um pouco mais compreensíveis. De fato, o que até pouco tempo parecia balbucios e gorjeios pode começar a soar como verdadeiras sílabas. Sílabas simples como "ma" e "ba" começam a formar a base de palavras simples, como mamãe e tchau.
Agora seu bebê também entende mais das suas palavras. Se você mencionar um brinquedo favorito que está do outro lado da sala e seu pequeno olhar na direção dele, ele está entendendo você. Também é possível que ele comece a responder ao próprio nome e à palavra "não".
A ansiedade de separação não é incomum nesta fase. Seu pequeno ainda está aprendendo que objetos (e pessoas) continuam a existir quando não os vê, então sua ausência pode causar algum estresse. E, por não ter quase nenhuma noção de tempo, seu bebê não sabe quando você voltará, nem mesmo sabe se você voltará.
É possível que você possa ajudar seu pequeno a superar esses períodos de ansiedade de separação com um objeto de transição, como um cobertorzinho ou um brinquedo especial e favorito que o conforte e tranquilize.
A saúde do seu bebê: Segurança em casa
Tanto movimento e contorção estão preparando seu bebê para dar os primeiros passos, e é importante garantir que sua casa seja o mais segura possível para seu pequeno explorador. É possível que você já tenha começado a proteger sua casa, mas se não fez isso, agora é um bom momento para começar.
Quedas
As quedas são um dos acidentes domésticos mais frequentes, então convém revisar o berço, o trocador, a cadeira alta e qualquer outro utensílio do bebê para garantir que cumprem as normas de segurança e estão corretamente montados.
É recomendável verificar se o colchão do berço está na posição mais baixa possível antes que seu bebê possa se levantar sozinho para evitar quedas. Aqui estão mais algumas dicas:
Nunca deixe seu bebê desacompanhado em uma superfície elevada, pois ele pode rolar e se machucar.
Coloque sempre as cadeirinhas de carro ou berços de balanço no chão, em vez de em uma mesa ou bancada. Assim, o bebê terá menos probabilidade de se machucar ao cair, mesmo que, de tanto se contorcer, ele vire o berço.
Mantenha móveis baixos longe das janelas, cubra os espaços entre grades ou corrimões de varandas se os vãos forem maiores que 6,5 cm e retire do berço qualquer item que seu bebê possa usar para subir e sair.
Use um arnês de três ou cinco pontos para prender seu bebê em uma cadeira alta, carrinho ou cadeirinha de carro sempre que usá-los.
Instale portões de segurança no topo e na base das escadas e mantenha-os fechados.
Segurança na água
O afogamento pode ser rápido e silencioso, sem ruídos de respingos, tosse ou luta. Bebês e crianças pequenas podem se afogar em apenas 3 cm de água, então você deve ter cuidado especial no banho, bem como ao ar livre, se sua casa tiver piscina, lagoa, jacuzzi ou outro pequeno corpo d'água.
Nunca deixe seu bebê sozinho na banheira ou perto de recipientes abertos com água, como baldes ou regadores.
Se você tiver piscina, instale uma cerca com portão de fechamento automático ao redor de toda a área. Cerque, preencha ou cubra lagoas no jardim. Sempre vigie seu bebê na piscina infantil e esvazie-a imediatamente após o uso.
Muitos bebês adoram água e você pode se divertir muito chapinhando, mas sempre dê toda a sua atenção quando ele estiver perto da água e procure eliminar tudo o que possa distraí-lo.
Escaldaduras e queimaduras
A pele do seu bebê é mais fina e queima mais facilmente do que a de um adulto, por isso é importante tomar precauções extras para evitar que seu pequeno sofra queimaduras ou escaldaduras. Na hora do banho, verifique com o cotovelo a temperatura da água antes de colocá-lo na banheira e não deixe que ele brinque com a torneira quente.
Não deixe líquidos quentes ao alcance das mãozinhas, nem permita que ninguém segure seu bebê enquanto toma uma bebida quente. Mantenha fósforos e isqueiros fora da vista e do alcance do seu pequeno.
Sua vida como pai: introduzindo uma nova babá e gerenciando o desmame
Se você tem amamentado o seu bebê, é possível que, ao começar a experimentar outros alimentos, ele se mostre menos interessado em mamar. Isso é chamado de desmame natural e não há problema em deixar que as preferências do bebê tomem a iniciativa. Continue oferecendo novas opções alimentares sem deixar de permitir que seu pequeno mame sob demanda.
Algumas mães se veem pressionadas a desmamar seus bebês por diversos motivos, como a falta de apoio e incentivo de familiares e amigos, ou até mesmo a falta de instalações para extração e alimentação em seus locais de trabalho.
A decisão de desmamar é muito pessoal, mas ainda é aconselhável amamentar exclusivamente durante os primeiros seis meses de vida do bebê e continuar amamentando junto com outros alimentos, pelo menos durante o ano seguinte ou até dois anos.
Consulte o pediatra do seu bebê, o hospital, o médico de família ou um consultor de lactação para obter conselhos sobre o desmame.
Enquanto você estiver certa de que seu bebê está recebendo todos os nutrientes necessários, não há por que se sentir pressionada a desmamá-lo se não for o momento certo para você e seu pequeno.
Isso também pode te interessar
Fontes
Junta-se a comunidade Pampers