Instruções sobre o aleitamento artificial

Os momentos em que você está dando a seu bebê uma mamadeira são momentos maravilhosos para se sentir próxima dele e para conhecer um ao outro. Dessa forma, o pai de seu bebê e outros membros da família podem fazer parte da alimentação desde o início.

Escolhendo o leite artificial certo

As fórmulas para lactentes são feitas para atender às necessidades nutricionais do seu bebê, muito parecidas com o leite materno, que eles imitam. A maioria delas é leite de vaca modificado, e todas as marcas padrão são muito semelhantes. A não ser que seu profissional de saúde lhe diga o contrário, escolha uma que seja fortificada com ferro.

Os leites artificiais vêm em três tipos de preparações:

  • pronto para beber (os mais caros)

  • concentrado líquido (menos dispendioso)

  • em pó (o mais econômico)

Leia as instruções de mistura com cuidado.

Água e leite artificial

Você não precisa usar água engarrafada com o leite artificial do seu bebê a menos que haja um problema com o abastecimento de água. Verifique com o seu profissional de saúde e com a sua companhia de água local, se você tiver alguma dúvida. Depois de eles terem seis meses de idade, os bebês também precisam de flúor. A água engarrafada pode não conter isso, e seu abastecimento de água pode ou não ter quantidades adequadas.

Quanto é o suficiente?

Os recém-nascidos começam com estômago que pode conter apenas uma pequena quantidade inicialmente.  Trinta a sessenta gramas por mamada é geralmente suficiente no início, mas no momento em que seu bebê tiver dois meses de idade, por exemplo, ele precisará de 700 a 900 gramas por dia e cerca de seis a sete mamadas em um período de 24 horas.

Aqui está uma ideia aproximada de quanta fórmula o seu bebê necessita, e quantas vezes ele precisa ser alimentado:

Idade:Quantidade por refeição:Frequência das refeições:
Recém-nascido56 a 85 gramasA cada 3 ou 4 horas
Um mês113 gramasA cada 4 horas
Dois meses113 gramas6 a 7 refeições/24 horas
Quatro meses113 a 170 gramas6 refeições/24 horas
Seis meses170 a 227 gramas5 refeições/24 horas
Um ano227 gramas2 a 3 refeições/24 horas suplementadas com papinha de bebê

 

Siga o comando de seu' bebê

Lembre-se, cada bebê é único e seu consumo variará de uma refeição a outra e de um dia a outro. Nunca force-o a se alimentar com mais fórmula, e não deixe-o ainda lambendo os beiços pedindo mais. Um bebê que cospe muitas vezes pode ficar mais satisfeito com refeições menores e mais frequentes.

Coisas que você deve saber:

  • Lavagem das mãos Lave sempre as mãos cuidadosamente antes de preparar o leite artificial.

  • Como lavar os utensílios de alimentação Se você lavar e enxaguar mamadeiras e bicos artificiais cuidadosamente –com água quente e limpa, –fervê-los ou esterilizá-los é desnecessário. Certifique-se de remover qualquer fórmula que sobrar, pois ela pode estragar facilmente e irritar o estômago do seu bebê.

  • Jogando fora fórmula usada A fórmula preparada pode ser mantida na geladeira por 48 horas, se o bebê não tiver tocado no bico. Se ele o tiver feito, jogue fora o que restar após uma mamada.

  • Como esquentar a fórmula Nunca esquente a fórmula no micro-ondas. Micro-ondas aquecem a fórmula de forma desigual, e locais mais quentes podem queimar seu bebê. Mantenha a mamadeira em água quente por alguns minutos para colocá-la na temperatura ambiente.

  • Trocando de fórmula Às vezes, trocar a fórmula ajuda a resolver pequenos problemas digestivos. Mudar para um leite de soja pode ajudar com alergias, mas verifique com o seu profissional de saúde sobre quaisquer trocas.

  • Digestão diferente A fórmula se move mais lentamente pelo aparelho digestivo, então espere que o tempo entre as mamadas seja um pouco mais longo (de três a quatro horas) e que as fezes sejam um pouco maiores e mais secas do que as dos bebês amamentados no peito.

Coisas para se ter em mente

  • Segure o bebê durante a amamentação Apoiá-lo com sua mamadeira representa um risco de asfixia.

  • Verifique as fraldas Se seu bebê parecer estar sujando menos fraldas do que o habitual, entre em contato com o seu profissional de saúde. Ele pode estar desidratado ou desnutrido.

  • Verifique se o furo do bico está no tamanho certo Se estiver muito grande, o bebê engasgará e parecerá alarmado com o rápido fluxo de leite. Se ele' estiver tendo dificuldades, o buraco pode estar muito pequeno ou o bico muito duro para ele.

Flexible Banner V2