Ensinando crianças a usar o vaso

Conheça maneiras divertidas de fazer o processo de desfralde

As coisas iam tão bem no ensino sobre como usar o vaso. Mas, de repente, seu filho parou? - ou, pior, regrediu. Não se preocupe - é completamente normal que as crianças aprendam no seu próprio tempo ou que recuem com a experiência. Sua tarefa é aceitar e apoiá-lo, não importa onde ele esteja no processo de desenvolvimento.

Dito isto, você pode encorajar seu filho a avançar, oferecendo alguns incentivos divertidos e motivadores sem insistir.

  • A arte da recompensa

  • Ajudantes do vaso

  • Roupa de baixo e roupa de cima

  • Música 

A arte de apoiar seu filho 

Recompensas podem ser ferramentas poderosas quando usadas corretamente. Porém, elas podem sair pela culatra se usadas incorretamente, mudando a ênfase totalmente do ensino sobre o uso do vaso para a coleta dos prêmios. Siga estas orientações para manter as coisas nos trilhos:

  • Comece com recompensas não materiais. Sua afeição e parabéns são os prêmios mais desejados entre todos. Você sempre deve oferecer um elogio ou abraço sempre que seu filho tentar uma etapa, como contar para você quando está urinando, mesmo se for na fralda. Você também deve comemorar pequenos sucessos (como sentar-se no vaso, mesmo se nada se materializar) com uma ligação para alguém amado. Alguns pais compõem uma música ou fazem uma dança especial sempre que seus filhos "executam". Evite exagerar, porém; você não quer tornar o processo mais importante ou colocar muita pressão sobre seu filho. 

  • As recompensas materiais devem ser pequenas. Tente recompensar seu pequeno com um pequeno presente sempre que ele atingir uma meta. Vá a uma loja com ele e compre prêmios simples: adesivos, carrinhos Matchbox, lápis de cera. Coloque o prêmio em um lugar fora do alcance, mas à vista, de forma que a criança possa ver o prêmio durante as visitas ao vaso. Entregue a recompensa apenas quando ele realmente atingir uma meta; caso contrário, você ficará sem presentes em questão de horas!

  • Evite comprar coisas grandes e caras. Manipular seu filho com presentes grandes tira seu foco do domínio de uma nova habilidade para colocá-lo em ganhar coisas. E isso faz com que ele espere por algo grande sempre que fizer algo que deva sair naturalmente. Você quer que seu filho use o vaso porque ele controla e confia em seu corpo, não porque este é o caminho para um novo brinquedo.

  • Evite oferecer presentes comestíveis -- doces, sorvetes, batatas fritas -- isso pode funcionar a curto prazo, mas especialistas alertam contra usar a comida como recompensa. Você não quer que seu filho comece a ver certos alimentos (doces, por exemplo) como algo que ele recebe quando agrada a você ou faz algo "bom". As crianças, nesta idade, já estão exercendo controle sobre o que entra em seu corpo, assim como sobre o que sai dele. É melhor lidar com assuntos alimentares separadamente, ao invés de colocá-los no ensino de como usar o vaso. 

  • Tenha reações positivas imediatamente e pequenos prêmios. Você terá mais chances de reforçar o comportamento desejado ao recompensar seu filho imediatamente. A maioria das crianças pequenas não têm perspectiva suficiente para fazer a conexão entre a recompensa e o comportamento se a recompensa vier horas depois de atingirem sua meta. Quanto mais nova for a criança, mais imediata a recompensa deve ser. 

Ajudantes do vaso ou penico no processo de desfralde 

Há outros meios eficazes de motivar seu filho, além de reações positivas imediatamente e pequenos prêmios.

Experimente estas táticas, testadas por pais:

  • Transforme o vaso na melhor cadeira da casa. Se você quiser que seu filho passe mais tempo no banheiro, ele deve ser um lugar divertido e confortável para ficar. Comprar um novo vaso juntos, como aquele com a cor favorita do seu filho ou com formato divertido? - um animal ou carro, por exemplo. Ou decorar o vaso que você já tem com adesivos brilhantes. Você pode até escrever o nome do seu filho com marcador permanente no vaso. Você também pode empilhar livros especiais perto do vaso do seu filho, para incentivá-lo a ficar um pouco mais.

  • Surpreenda com cores. Coloque algumas gotas de colorante azul no vaso sanitário ou no vaso do seu filho. Mostre a ele como colocar colorante amarelo - a mesma cor da sua urina - muda o azul para o verde. Depois que seu filho testemunhar a mudança mágica na cor, ele pode ficar ansioso para mudar a cor sozinho.

  • Use um parceiro para o vaso. Ir ao banheiro é muito mais divertido quando se tem companhia - como um animal de pelúcia de estimação ou uma boneca que bebe e faz xixi. Incentive seu filho a mostrar para seu parceiro de vaso como usá-lo: Depois que ele ajudar seu companheiro a dominar a tarefa, ele provavelmente fará o mesmo. 

  • Divirta-se com tiro ao alvo. Para incentivar seu filho a aprender como urinar de pé (com chances de que ele acerte o vaso), faça disso um jogo: Jogue vários cereais em forma de O no vaso para que ele acerte. Você também pode usar alvos de papel. Crie seus alvos com papel colorido ou compre alvos feitos especialmente para serem levados pela descarga, com formatos diferentes.

Roupa de baixo e roupa de cima

Compre algumas roupas de baixo especiais para "crianças grandes". Passar da fralda para roupa de baixo é um modo empolgante para seu filho se sentir crescido. Ainda que ele não esteja bem pronto para roupas de baixo de "criança grande", a experiência de comprar algumas é um passo na direção certa. Depois de usar um par favorito, ele pode ficar mais motivado a mantê-las secas e em boa forma. (compre vários pares, pois certamente haverá acidentes).

  • Vista seu filho com roupas fáceis de tirar. Se seu filho se enrolar com muitos fechos, zíperes ou botões para usar o vaso, ele pode desistir do processo. Experimente simplificar o guarda-roupa de seu filho? - calças com elástico na cintura funcionam bem. Nos meses quentes, você pode até deixá-lo andar pela casa sem roupas. Tudo o que ele precisa fazer é encontrar seu vaso e se sentar!

  • Se nada que você tentar fizer diferença, seu filho está lhe dizendo que não está pronto. Neste caso, o melhor a fazer é recuar e esperar até que ele esteja física e emocionalmente preparado para avançar novamente. Sua paciência e o preparo dele são a combinação perfeita.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. 23 dicas para o desfralde de meninos e meninas 

  2. Sucesso no desfralde 

  3. Como ensinar a criança a usar vaso?

 Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

  1. Fio Cruz: Infância - especialista dá dicas para o desfralde

  2. Ministério da Saúde: Dicas para o desfralde

  3. Unimed: Desfralde - quando é a hora certa?

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie