Enjoo matinal: Quando começa e como evitar

Enjoo matinal: Quando começa e como evitar

O que é enjoo matinal?

Náusea, às vezes acompanhada por vômitos, é um sintoma comum do início da gravidez. Cerca de 50% a 70% das mulheres grávidas sofrem disso no primeiro trimestre. A náusea não só é normal como é geralmente um sinal de que sua gravidez é saudável.

O problema é chamado de "enjoo matinal", porque é geralmente o horário quando os sintomas estão piores. Porém, você pode se sentir enjoada e vomitar a qualquer hora do dia, quando estiver grávida.

O que causa a náusea durante a gravidez?

Acredita-se que os sintomas sejam causados pelo hormônio de gravidez hCG, que é produzido pelo desenvolvimento da placenta e que ajuda a manter a gravidez. Mas outros fatores, como baixo nível de açúcar no sangue, maior quantidade de ácido estomacal, tensão e fadiga também podem contribuir.

Estratégias de prevenção contra náusea

  • Mantenha bolachas de água e sal, bolinhos de arroz ou mesmo chocolate no criado mudo e coma algo assim que acordar, para elevar sua taxa de açúcar no sangue antes de se levantar.
  • Ao invés de fazer três grandes refeições ao dia, faça cinco a seis pequenas refeições para evitar que o estômago fique vazio e para manter estável sua taxa de açúcar no sangue.
  • Inclua uma quantidade suficiente de proteína em sua dieta (carne, peixe, ovos, queijo) e carboidratos complexos (frutas, vegetais, grãos) para atender as exigências de desenvolvimento do seu bebê.
  • Alguns especialistas em nutrição recomendam ingerir de 50 a 100 miligramas de suplemento de vitamina B6, para evitar a náusea. Tome suas vitaminas pré-natal regularmente, também.
  • Fique longe de alimentos picantes ou gordurosos, evite ficar muito quente e suada e descanse adequadamente.

Lidando com o enjoo matinal

Ao se sentir enjoada, tente o seguinte:

  • Fique relaxada. Respire lentamente — com o ar entrando pelo nariz e soltando pela boca — ou tente a imaginação virtual, concentrando-se em algo agradável.
  • Evite olhar, cheirar e provar alimentos ou outras substâncias (como fumaça de tabaco) que deixam você enjoada.
  • Chupe ou mastigue pedras de gelo ou chupe um limão recém-cortado.
  • Se escovar os dentes fizer você engasgue, experimente um antisséptico bucal. Use-o com frequência para manter sua boca fresca.
  • Experimente um copo de leite ou dois comprimidos de cálcio para neutralizar o ácido em seu estômago.
  • Experimente gengibre, um remédio natural para náusea. Junte com vegetais ou outros alimentos.
  • Beba chá de camomila ou de gengibre.
  • Mantenha sua ingestão de líquidos, mesmo se não quiser comer sólidos. Pode não ser útil misturar sólidos e fluidos na mesma refeição.

Se seus sintomas de náusea e vômito forem persistentes (ocorrendo mais de uma ou duas vezes por dia), evite comer ou beber ao mesmo tempo ou, se continuarem depois do primeiro trimestre, informe seu médico.

Quanto tempo os enjoos matinais duram?

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, os enjoos matinais acabam pelo quarto mês de gravidez, quando os níveis de hormônio começam a reduzir um pouco.

Continue a lembrar que a náusea é normal e logo passará – e pense sobre o lado positivo de estar grávida e a felicidade que seu bebê trará a você.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave