O que fazer se a bolsa estourou, mas você não está sentindo dores?
Durante o processo de gestação, seu bebê está rodeado e protegido pelo líquido amniótico, presente no saco amniótico. Essas membranas geralmente se rompem no início ou durante o trabalho de parto, e é nesse momento que chamamos de “rompimento da bolsa”.
Como se rompe a bolsa e o que se sente?
Como você se sentirá ao romper a bolsa? Quando a bolsa estourar, a sensação será semelhante à de urinar, pois haverá perda de líquido pela vagina, que pode sair lentamente ou em grande quantidade.
Se sair lentamente, pode ser confundido com urina, mas uma recomendação é usar um absorvente para observar e cheirar o líquido. O líquido amniótico não tem cor e não tem cheiro de urina (tem um odor mais adocicado).
Romper a bolsa sem contrações
Você rompeu a bolsa sem sentir contrações? Bem, pode haver a possibilidade de induzir o parto se seu médico já fez uma revisão e exame do colo do útero e o resultado não for favorável, como: pouca dilatação, o líquido não está claro e pode estar coberto de mecônio.
Como diferenciar entre contrações normais e contrações de Braxton Hicks? Na semana 24, podem surgir as chamadas contrações de Braxton Hicks (falsas contrações), que são esporádicas e não causam dor, diferentemente das contrações normais.
As contrações de parto têm o objetivo de provocar a dilatação do colo do útero e são caracterizadas por:
Regulares: Ocorrendo no mesmo intervalo de tempo, sem pausas.
Mais frequentes: Normalmente, 3 contrações a cada 10 minutos.
Intensidade: Duram entre 30 e 60 segundos.
Seu médico é o melhor para te ajudar nessas situações, então mantenha a calma e siga as instruções dele à risca. Ele está aqui para cuidar de você e do seu bebê!
Já rompi a bolsa, e agora?
Ao romper a bolsa, lembre-se de ligar imediatamente para o seu médico ou ir ao hospital mais próximo. Eles saberão o que fazer a seguir. É possível que seu médico sugira uma indução se:
Você rompeu a bolsa sem contrações.
O bebê ainda não nasceu e já se passaram 1 ou 2 semanas da data prevista para o parto.
Você tem uma infecção no útero (corioamnionite).
Você tem uma condição médica (diabetes gestacional ou pressão arterial elevada).
Não há líquido amniótico suficiente.
Há um problema com a placenta.
Seu bebê não está crescendo adequadamente.
Caso seja o momento de dar as boas-vindas ao seu novo bebê, lembre-se de que nas últimas semanas você deve ter preparado as coisas para uma emergência como esta. Por isso, é importante saber o que levar na mala de recém-nascido para o hospital. Leve o melhor traje para receber o bebê no mundo!
Você também pode optar pelos Pañales Pampers® Premium Care para recém-nascidos, que protegerão a pele delicada do seu bebê, e os Lenços Umedecidos Pampers® de Camomila, que têm um delicioso aroma de camomila.
O que acontece se a bolsa estourar antes da data programada?
Não se preocupe, mamãe. Se você está passando por um momento difícil, lembre-se de tentar não se estressar durante a gravidez, pois isso pode afetar as semanas de gestação. Se a bolsa estourar antes da data programada, seu médico irá escolher a melhor opção para o seu parto. Por exemplo:
Se a bolsa estourar antes da semana 37 devido a uma ruptura prematura das membranas, considere os seguintes fatores que podem provocá-la:
Histórico de ruptura prematura de membranas em uma gravidez anterior.
Infecção intraamniótica: Inflamação nas membranas fetais.
Sangramento vaginal no segundo e terceiro trimestres.
Baixo peso devido a uma má alimentação.
Se ocorrer antes da semana 34 e não houver perigos, seu médico tentará adiar o parto com os devidos cuidados. No entanto, se a bolsa estourar entre a semana 34 e 37 da gravidez, pode ser que você precise de uma indução ao parto.
O que acontece se eu não romper a bolsa na minha gravidez?
Se você não romper a bolsa de forma natural, seu médico pode iniciar uma técnica chamada "amniotomia" para provocar as contrações. Isso consiste em usar um gancho plástico fino para criar uma pequena abertura no saco amniótico, o que fará com que a bolsa se rompa.
Lembre-se de que há muitas formas de se sentir confortável durante o parto. Hoje em dia, existem várias técnicas para aliviar a dor. Clique no nosso artigo Formas de alívio durante o parto e saiba mais.
Você sabia que existem aulas de Pré-Parto? Isso mesmo! Elas são criadas para ajudar durante o parto e na hora do nascimento. Com essas incríveis aulas, você pode aumentar sua confiança à medida que o parto se aproxima.
Isso pode te interessar
Fontes
Junta-se a comunidade Pampers