Anestesia Peridural: O Que É e Como Funciona?

Anestesia Peridural: O Que É e Como Funciona?

Conforme começa seu terceiro trimestre e a contagem regressiva para o grande dia, talvez você esteja considerando opções para aliviar a dor quando entrar em trabalho de parto, como por exemplo, uma anestesia peridural. Pode ser que você já tenha ouvido falar desse método popular para aliviar a dor, mas se não tiver certeza do que é a peridural, continue lendo para descobrir tudo o que precisa saber sobre esse procedimento durante o parto.

O Que É a Anestesia Peridural?

O bloqueio peridural é um dos tipos mais comuns de alívio da dor usado durante o trabalho de parto e o nascimento. Um cateter é injetado dentro do espaço peridural, na região lombar, para administrar a medicação que aliviará a dor, anestesiando a parte inferior de seu abdômen e o canal vaginal. Um dos principais benefícios da peridural é que a mulher permanece alerta e acordada durante o trabalho de parto, mas sem dor.

Pode levar de 10 a 20 minutos para a injeção peridural começar a funcionar e a medicação injetada pode ser ajustada ou aumentada conforme o necessário para que você se sinta confortável.

O momento para receber a peridural é importante. Talvez ela seja prescrita pouco tempo depois de suas contrações começarem, ou posteriormente, após progredir um pouco. A maioria dos médicos recomenda a peridural somente depois do início da fase ativa do trabalho de parto, que acontece quando suas contrações ficam mais fortes e mais próximas.

Receber uma Peridural Machuca?

Inserir uma agulha e um cateter na sua lombar pode soar como um procedimento doloroso, mas antes de a peridural ser inserida no espaço próximo à sua medula, seu médico utilizará uma anestesia local para bloquear essa dor.

Quando tiver recebido a anestesia peridural, você ainda poderá se mover e fazer força na fase de expulsão, mas dependendo do medicamento, talvez você não possa caminhar. Apesar de não sentir dor, você ainda sentirá suas contrações na medida que o trabalho de parto avançar.

Quais São Os Prós e Contras da Peridural?

Receber uma anestesia peridural é uma decisão que você e seu médico tomarão juntos. No entanto, pode ser que você queira considerar os efeitos colaterais da peridural e os riscos e benefícios de receber uma, antes de decidir se esse método é o melhor para você.

Esses são os principais benefícios que uma peridural proporciona:

  • Remove a dor quase que completamente na parte inferior do corpo, sem afetar significativamente o trabalho de parto. Ainda será possível sentir pressão e dilatação durante o nascimento.
  • Ela não faz com que você durma; você poderá ficar alerta e acordada.

Os riscos do bloqueio peridural podem ser:

  • queda de pressão, o que pode fazer com que o batimento cardíaco do bebê desacelere
  • tempo de parto mais longo
  • dores de cabeça
  • coceira
  • dor nas costas após o procedimento
  • possível tremedeira e febre
  • dificuldade para urinar após a anestesia

Alguns fatores podem restringir a administração da peridural, como uma cirurgia prévia na região lombar, o uso de certos medicamentos – como anticoagulantes –, ou baixo fator de coagulação sanguínea.

Antes da chegada de seu grande dia, explore todas as opções de alívio da dor disponíveis para encontrar a melhor para o seu caso. Para algumas mulheres a peridural é a melhor opção, mas mesmo se você decidir que ela não é para você, há outras maneiras de se sentir mais confortável durante o parto. Qualquer que seja a decisão que você e seu médico tomarem, esteja segura de que é a melhor para você. Quando se sentir preparada para o trabalho de parto e o nascimento do bebê, descubra o que acontece depois do nascimento, ou leia sobre dicas e cuidados com seu recém nascido.