28ª Semana de Gravidez

Parabéns! Você chegou às suas 28 semanas de gravidez.Reta final da gestação! Seu corpo estará mudando e seu bebê estará crescendo. Sabemos que é normal ter muitas dúvidas, mas estamos aqui para te ajudar. Separamos os melhores conselhos, dicas e informações sobre o crescimento do seu bebê dentro de sua barriga.

Como funciona o crescimento do bebê durante a 28ª semana de gravidez

Com 28 semanas de gestação, o bebê já consegue perceber luzes pela pele da barriga da mamãe. Assim, sabe quando é dia e quando é noite.Essa semana é marcada pelo estabelecimento do sono do bebê, que já passa grande parte do tempo dormindo e acorda quando deseja, mantendo uma rotina de sono. 

Alguns bebês já podem nascer nesta semana e mesmo sendo considerados prematuros, possuem grandes chances de sobreviver. Devem, no entanto, ficar internados até que o pulmão amadureça e consiga trabalhar normalmente, assim como atinjam um peso adequado.

Nesta 28ª semana de gestação, o bebê já reconhece a voz materna e reage a ruídos, acelerando o coraçãozinho.

Desenvolvimento do corpinho

Nesse momento, um bebê normalmente cresce cerca de 36,1 cm de altura. Além disso, eles podem pesar aproximadamente 1,18 kg nesta semana de desenvolvimento.

O desenvolvimento do cérebro é caracterizado pela rápida expansão e dobramento do tecido, aumentando a área de contato entre os neurônios e permitindo a formação de novas vias neurais.

As células cerebrais estão se desenvolvendo a cada segundo e o bebê começa a esboçar reações devido a essas funções que estão ativadas no cérebro, fazendo ele se movimentar mais e mais. Seu bebê está quase pronto para vir ao mundo, falta muito pouco agora!!

Acompanhamento médico

Durante toda a gravidez é importante estar presente nas consultas pré-natais e seguir as indicações do médico especialista, a fim de uma boa condução gestacional até o nascimento do bebê.

Também é recomendado realizar a prática de atividades físicas como natação, hidroginástica, caminhada ou ioga, desde que liberadas pelo médico, e seguir uma alimentação saudável para garantir o bom funcionamento do intestino, controlar o aumento do peso e fornecer nutrientes para o desenvolvimento saudável do bebê.

Para saber, leia também: Tudo sobre Gravidez | Gravidez saudável | O que grávida deve comer

Principais exames

Durante essa fase da gravidez, que marca o início do terceiro trimestre, o especialista costuma requisitar o perfil biofísico fetal, um exame que possibilita a avaliação dos movimentos do bebê e da quantidade encontrada de líquido amniótico dentro do útero.

Às 28 semanas de gravidez, os profissionais médicos podem sugerir a injeção de imunoglobulina anti-D para mulheres que possuem Rh-, casadas com um parceiro com tipo sanguíneo Rh+, ou para aquelas cujo primeiro bebê nasceu com tipo sanguíneo Rh+, mas a injeção não feito durante a primeira gestação ou três dias após o parto. O propósito desta injeção é prevenir a criação de defesas contra o sangue do feto, que pode levar ao desenvolvimento da eritroblastose fetal.

Seus sintomas nas 28 semanas de gravidez

Mudanças em seu corpo

Segundo a ginecologista, Drª. Sheila Sedicias,Durante a gravidez, a mulher pode apresentar diversos sintomas, como coceira ou estrias no abdome, ou dificuldade para dormir devido ao tamanho considerável do abdome.

A dor nas costas ou pélvica durante a gravidez pode ser causada pelo peso extra do útero, uma mudança na curvatura do corpo e o afrouxamento das articulações antes do parto.

É normal que as mulheres grávidas tenham vazamento de colostro durante a 28ª semana de gravidez; no entanto, nem sempre é esse o caso.

Para muitas mulheres, o colostro não está disponível até depois do parto. Em partos cesáreos, a presença do colostro pode demorar mais tempo em comparação com um parto normal.

A gravidez geralmente causa azia, indigestão e constipação, pois o trato gastrointestinal diminui. Esses sintomas podem ser bastante incômodos, mas geralmente passam depois que o bebê nasce.

Leia também: Estrias na gravidez | Medidas de conforto durante o parto | Dicas para o Parto

Dica extra para as mamães

Cuidado com o estresse do final da gestação!

O terceiro trimestre é realmente uma fase bem exaustiva para a gestante

O corpo dói, não existem opções confortáveis para deitar e não é possível fazer coisas rotineiras como agachar e pegar um objeto no chão. O indicado é, justamente, evitar esforço e procurar respeitar os limites, descansando o máximo que puder.

Se a ansiedade está tomando conta da sua vida e te impedindo até mesmo de dormir, converse com seu obstetra para tomar algum calmante natural e se tranquilizar. Agora não é momento de tensão e sim, de preparação, por isso tente se controlar e relaxar o máximo que puder.

Leia também: Tudo sobre Gravidez 

Sintomas

Na 28ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Azia: durante a gravidez, os músculos que mantêm os ácidos digestivos fora do estômago tendem a relaxar, o que pode levar ao refluxo ácido, comumente conhecido como azia. Faça refeições pequenas e frequentes e evite frituras, frutas cítricas, chocolate e alimentos condimentados para ajudar a prevenir a azia.

  • Fadiga: é natural sentir-se cansada durante a gravidez, especialmente no início, quando o hormônio progesterona está sobrecarregado e faz você se sentir esgotada. Seu corpo está trabalhando duro para sustentar seu bebê, então reserve bastante tempo para descansar e relaxar.

  • Alterações da pele: você pode notar alterações na pigmentação da pele, como escurecimento ao redor dos mamilos, manchas escuras ao redor do rosto ou o aparecimento de uma linha escura do umbigo ao osso púbico.

  • Coceira na pele: Onde quer que sua pele esteja esticada durante a gravidez (por exemplo, seu abdômen e coxas), você pode começar a sentir coceira. Evite coçar, use um bom hidratante e tome banho com água morna, pois a água quente pode ressecar a pele.

28ª semana de gravidez: outros sintomas

Estes são os sintomas que você pode ter durante a 28ª semana de gravidez:

  • Dor nas costas: Prepare-se, porque a dor lombar é comum para muitas futuras mamães, principalmente no último trimestre. Para se preparar para o parto, as articulações e os ligamentos da pelve começam a se soltar, às vezes levando à dor lombar e pélvica. Você pode sentir essas dores ao subir um lance de escada ou ao entrar ou sair do carro. À medida que seu corpo se expande, seu centro de gravidade muda e sua postura muda, muitas vezes forçando os músculos das costas. Converse com seu médico se estiver preocupado com dores nas costas, pélvicas ou no quadril. Use sapatos de salto baixo de suporte e sente-se sempre que possível. Você também pode colocar um travesseiro nas costas quando se sentar em uma cadeira. Pode ser reconfortante saber que esses sintomas geralmente desaparecem após o parto.

  • Falta de ar: À medida que o útero se expande, os órgãos abdominais começam a ficar um pouco apertados. O estômago e o diafragma podem exercer pressão sobre os pulmões, dificultando a respiração profunda. Não é algo com que você deva se preocupar. Seu bebê respira muito, mesmo que pareça que você não. Se você sentir falta de ar, tente manter sua postura em mente. Se você ficar ereto, seus pulmões terão um pouco mais de espaço para se expandir e será mais fácil para você respirar.

  • Hemorróidas: Seu útero em constante crescimento também pressiona suas veias, o que às vezes pode levar a varizes na área retal (hemorróidas), que podem ser dolorosas ou coçar. Se você também tiver constipação, a tensão intestinal pode piorar as hemorróidas. Para ajudar a manter as hemorróidas sob controle, mantenha-se hidratado e inclua muitas fibras em sua dieta. Escolha alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e pães ou cereais integrais. Se você tem hemorróidas, pode mergulhar em água quente para aliviar o desconforto. Peça ao seu médico para recomendar um tratamento.

  • Contrações de Braxton Hicks: As falsas contrações são uma das maneiras pelas quais seu corpo se prepara para dar à luz e podem aparecer a qualquer momento. No entanto, eles não dilatam o colo do útero, então você realmente não entra em trabalho de parto. Você pode sentir desde uma leve pressão no abdômen até algo mais doloroso. Essas contrações são mais prováveis ​​de ocorrer à noite ou após atividade física, como exercícios ou relações sexuais. Elas podem se tornar mais intensas à medida que a gravidez avança e às vezes pode ser difícil distinguir das contrações reais do trabalho de parto. Se você está preocupado com o que está sentindo, peça orientação ao seu médico.

  • Necessidade frequente de urinar: Você pode ter encontrado esse sintoma irritante no início da gravidez e pode voltar com força total no terceiro trimestre. Nas primeiras semanas de gravidez, a vontade de urinar se devia ao aumento de sangue no organismo, o que fazia os rins trabalharem mais que o necessário. Se você tem uma necessidade frequente de urinar no terceiro trimestre, provavelmente é porque o bebê está crescendo e pressionando sua bexiga. Não reduza o consumo de água e outros líquidos. Se você tiver vazamento de urina, tente usar um protetor de calcinha.

Dicas para a mamãe

  1. Durma de lado e com um travesseiro entre as pernas. Isso trará mais conforto!

  2. Coma uma dieta rica em fibras e beba muita água para ajudar a impedir hemorróidas.

  3. Pense se você gostaria de contratar uma doula, um profissional de suporte treinado

  4. Espere sonhos mais dramáticos ou vívidos, que podem acontecer devido às mudanças hormonais.

  5. Quer saber a data de nascimento do seu bebê? Conheça a calculadora de gravidez Pampers®.

  6. Impulsione sua circulação descansando deitada de lado ou comendo uma fruta

  7. Descanse frequentemente com os pés elevados e não deixe de beber bastante água

  8. Comece sua lista de nomes para o bebê, se você ainda não tiver começado. Temos várias opções; Nomes de Meninas | Nomes para o bebê

  9. Comece a planejar o quartinho do bebê, você já está na metade do caminho.Temos várias opções; Lista de ideias para o quarto do bebê

  10. Leia o máximo que pode sobre parto;  Sinais de Trabalho de Parto | Cuidados com o Pós-Parto

  11. Confira nossa série de episódios; Nasce uma família

Fontes

Consentimento de cookie