28 semanas de gravidez

Você está na semana

lr

28 semanas de gestação

Seu bebê na 28ª semana de gravidez

Seu bebê tem o tamanho de uma berinjela grande. Ele agora está ganhando peso rapidamente,–pesando cerca de um quilo. Da cabeça ao bumbum, o bebê mede 25,5 cm, mas se você esticasse um pouco o seu pequeno, este comprimento poderia estar mais perto de 38 cm.

Na semana passada, o seu bebê abriu os olhos pela primeira vez. Nesta semana, se você colocar uma luz brilhante contra seu abdômen, o bebê pode até abrir os olhos e se desviar da luz.

 

Em alto e bom som

As ondas cerebrais do bebê indicam que ele está reagindo aos sons no ambiente. Os padrões também estão começando a mostrar diferenças durante o sono. Esses ciclos de sono se tornarão mais claros e distintos mais perto da data provável do nascimento. 

 

Respire com calma

Esta é uma etapa vital no desenvolvimento pulmonar do bebê. Quando ele der a primeira respirada, os pulmões enviarão oxigênio para os vasos sanguíneos, os quais, em seguida, vão distribuí-lo por todo o corpo. Seu bebê também está fabricando surfactante para impedir os sacos de ar de grudarem uns nos outros, o que permitirá que ele respire corretamente após o nascimento. Os brônquios estão amadurecendo, dividindo-se em ramos cada vez menores.


Sua gravidez na 28ª semana

Acompanhamento do Rh

Se os testes de sangue preliminares mostraram que você é Rh negativo, você tomará uma injeção de Rhogam nesta semana, apenas caso seu bebê seja Rh positivo. Essa injeção impedirá o seu corpo de produzir anticorpos para qualquer das células sanguíneas do bebê que possam ter entrado em sua circulação. O Rh do seu pequeno será testado logo após o nascimento. Caso seja positivo, você receberá outra injeção de Rhogam para proteger futuras gestações. 

 

A marca da gravidez

Conforme a gravidez avança, as estrias podem aparecer em seu abdômen, seios, quadris e coxas. A maioria dos especialistas concorda que não há muito o que você possa fazer para evitá-las, mas aplicar creme ou óleo não faria mal. Isso se deve à genética.–Se sua mãe teve, você provavelmente também terá. A boa notícia? As estrias geralmente desaparecem após o nascimento. 

 

Dois pés esquerdos

Seu centro de gravidade em deslocamento juntamente com as articulações soltas podem causar muitas batidas em mesas e tropeções sobre seus próprios pés. Tente evitar isso usando sapatos baixos e se movendo lentamente.

Você sabia?

Os olhos do bebê estão começando a se abrir e até mesmo podem piscar! Se você acender uma lanterna perto do abdômen, o bebê pode até reagir com chutes.

Dica rápida para a mamãe

Vendo estrias? Você não pode fazê-las sumir, mas pode minimizá-las, moderando o seu ganho de peso, fazendo uma dieta saudável, bebendo muita água, praticando exercícios regularmente e aplicando um creme para diminuir a secura ou coceira na pele. Após a gravidez, as estrias mudarão de vermelho para uma cor prata.

Também podem te interessar:

Fraldas

Pampers Recém-Nascido

Nossa fralda mais seca e mais suave