Mãe amamentando seu bebê recém-nascido

Contrações de Treinamento Em Comparação A Contrações Reais

Quando começar a amamentar, talvez você se questione se o bebê está recebendo a nutrição de que precisa. Se notar que ele não está ganhando peso ou que não suja fraldas com frequência, pode ser que o bebê não esteja ingerindo leite suficiente. Isso pode acontecer se o bebê não estiver com a pega correta ou, em casos mais raros, se sua produção de leite estiver baixa. A boa notícia é que a maioria das mulheres produz um terço de leite a mais do que seus bebês mamam, portanto há uma pequena margem de manobra. É sempre aconselhável falar com seu médico se você tiver dúvidas. Se estiver preocupada com o nível de sua produção, continue a ler e descubra formas de aumentar naturalmente sua produção de leite e entenda por que você está produzindo menos do que gostaria.

Sinais de que seu bebê está mamando o suficiente

Em vezde tentar medir suaprodução de leite materno, é mais importante ficar de olho nos sinais de que seu bebê está mamando o suficiente. Considere essas perguntas:

  • Seu bebê está ganhando peso? Um dos sinais mais confiáveis da amamentação saudável é o ganho de peso constante do bebê. Tenha em mente que o bebê provavelmente perderá um pouquinho de peso logo após o nascimento (geralmente em torno de 7 por cento de seu peso), mas o ganhará novamente dentro de aproximadamente duas semanas. Visite nossa tabela de crescimento, que poderá ajudá-la a monitorar o desenvolvimento de seu bebê junto com seu médico.
  • Quantas fraldas o bebê suja por dia? O número de fraldas para recém-nascido que seu bebê suja é um bom indicador para saber se ele está mamando o suficiente. O número de fraldas utilizadas por dia fica em torno de seis, com três ou quatro evacuações diárias. As fezes são escuras e com aparência de piche nos primeiros dias após o nascimento, mas se tornarão amareladas e pastosas depois. A cor da urina deve ser clara – não amarelo-escura ou alaranjada.
  • Com qual frequência o bebê mama? Os recém-nascidos tendem a mamar de 8 a 12 vezes por dia, aproximadamente a cada duas ou três horas. A demanda pode aumentar durante os picos de crescimento.
  • O bebê fica satisfeito entre as mamadas? Se o bebê parece satisfeito, feliz, alerta e ativo (não mal-humorado ou agitado) após as mamadas, é provável que ele esteja se alimentando adequadamente.

Se o bebê não estiver mamando o suficiente, ele poderá demonstrar sonolência excessiva. Entre em contato com seu médico se isso acontecer.

O que afeta a produção de leite materno?

Se o bebê não estiver se alimentando o suficiente, é provável que o problema seja a pega incorreta, não a baixa produção de leite materno. Leia mais sobre como ajudar o bebê a fazer a pega correta para mais dicas. Todavia, há alguns fatores que podem fazer com que sua produção de leite diminua, como:

  • Esperar demais para começar a amamentar (o ideal é tentar amamentar em até uma hora após o parto, mas em alguns casos isso não é possível)
  • Não amamentar com frequência suficiente (os especialistas recomendam a amamentação de 8 a 12 vezes por dia)
  • O uso de alguns medicamentos, como os que contém pseudoefedrina, ou certos tipos de contraceptivos hormonais
  • Pega incorreta, que não estimula a produção de leite
  • Ter passado por cirurgia nas mamas
  • Ter parido um bebê prematuro
  • Pressão alta induzida pela gravidez
  • Obesidade
  • Diabetes com dependência de insulina

Como produzir mais leite materno

É bom saber que há formas de aumentarsuaprodução de leite. Estas ideias podem ajudar:

  • Amamente após o parto assim que possível. Não espere muito tempo após o parto para começar a amamentar o ideal é começar dentro de aproximadamente uma hora. Contudo, em alguns casos, como por exemplo na recuperação de uma cesariana, é possível que você só consiga começar a amamentar algum tempo depois. Não se preocupe se esse for o seu caso, pois ainda temos muitas dicas sobre como aumentar a produção de leite materno.
  • Use uma bombinha regularmente. Quanto mais você puder retirar leite, mas seu peito produzirá. Se estiver trabalhando,tente bombear por 15 minutos com intervalos de algumas horas. Você também pode economizar tempo bombeando ambos os seios com uma bombinha dupla.
  • Amamente com frequência. O bebê provavelmente vai querer mamar de 8 a 12 vezes por dia. As mamadas frequentes e a retirada com bombinha entre as mamadas podem estimular seus seios a produzir  mais leite.
  • Verifique se a pega está correta. É importante que o bebê faça a pega correta e engula enquanto mama. Se estiver em dúvida, um(a) consultor(a) de amamentação ou seu médico poderá confirmar se a pega está correta e se o bebê está ingerindo o leite.
  • Amamente com ambos os seios. Lembre-se de alternar o seio nas mamadas. Ambos precisam estar vazios para produzir mais leite. Você também pode usar uma bombinha para retirar o leite que sobrar.
  • Não pule mamadas. O ideal é ter uma rotina de amamentação. Se estiver voltando a trabalhar enquanto ainda amamenta tente não perder nenhuma chance de bombear o leite, pois isso pode afetar sua produção.
  • Fale com seu médico sobre medicamentos. Alguns medicamentos podem diminuir a produção de leite. Discuta suas opções de medicamentos com seu médico, pois pode haver soluções adequadas para o período de amamentação.
  • Beba água. Beber muita água é essencial para manter a produção de leite. Alguns alimentos também podem ajudar.
  • Busque ajuda de um(a) consultor(a) de amamentação. Se ainda tiver dúvidas sobre sua produção de leite, fale com um(a) consultor(a) de amamentação ou seu médico para maiores informações.

Portanto, não se preocupe! Mesmo se sentir que sua produção está baixa, há maneiras de aumentá-la. Siga nossas dicas, fale com seu médico e garanta a alimentação adequada para o bebê.