Reflexo de Moro em bebês: o que é?
Seu bebê se assusta ou se sobressalta ao ouvir um barulho alto? Pode ser que ele tenha o reflexo de Moro, que é um tipo de resposta involuntária a algum estímulo.
O que é o reflexo de Moro?
O reflexo de Moro é um reflexo que pode ser observado em seu bebê ao nascer. Ele pode se manifestar quando você movimenta seu pequeno abruptamente, e a resposta dele será estender os braços e as pernas, para depois juntá-los novamente e pressioná-los contra o corpo.
Como saber se meu bebê tem o reflexo de Moro
Após o nascimento do seu bebê, o médico de confiança pode verificar esse reflexo, assim como nas consultas seguintes do bebê. Lembre-se de seguir os cuidados corretos com a pele dele também. A seguir, mostramos como saber se seu bebê tem o reflexo de Moro em uma lista:
Coloque o bebê deitado de costas sobre uma superfície macia e acolchoada.
Levante gentilmente a cabeça dele com suporte suficiente para começar a tirar o peso corporal do colchão (o corpo do bebê não deve ser levantado do colchão; apenas o peso deve ser retirado).
Solte a cabeça de repente, deixando-a cair para trás momentaneamente, mas segurando-a novamente rapidamente (não deve bater na superfície acolchoada).
O bebê responderá com uma expressão de susto.
Os braços se moverão para os lados com as palmas viradas para cima e os polegares flexionados. O bebê pode chorar por um minuto.
Para finalizar, o bebê trará os braços de volta ao corpo, flexionando os cotovelos e depois relaxando.
Por que meu bebê pula ou se assusta quando dorme? Causas
O reflexo de Moro é conhecido por ser um reflexo normal do bebê e ocorre quando ele está assustado ou sente que está caindo enquanto dorme. Pode parecer que ele está "sobressaltado" e seus bracinhos se estendem para os lados com as palmas para cima e os polegares flexionados.
Esse reflexo é normal em recém-nascidos, e a ausência dele é considerada anormal. Sempre consulte seu médico de confiança, pois ele é o único que poderá responder adequadamente às suas perguntas.
A ausência do reflexo de Moro em ambos os lados sugere um dano no cérebro ou na medula espinhal.
A ausência desse reflexo em um único lado sugere a possibilidade de uma clavícula fraturada ou algum problema no grupo de nervos que vão desde a parte inferior do pescoço até a área superior do ombro (nervos denominados "plexo braquial").
Como controlar ou melhorar o reflexo de Moro no meu bebê?
Sabemos que, ao ver seu bebê tendo esses reflexos, tudo o que você quer fazer é ajudá-lo. Por isso, damos uma recomendação para controlar esse reflexo: envolver seu bebê como se fosse um "taquito" antes de colocá-lo no berço. Para reforçar o conforto do seu pequeno, você pode optar pelas Fraldas Premium Care Pants, que mantêm sequinha a pele do seu bebê e se adaptam gentilmente ao redor de suas pernas evitando derrames.
Para isso, siga os passos abaixo:
Coloque uma manta fina em forma de diamante à sua frente.
Dobre a ponta superior da manta para baixo, de modo que a ponta dobrada chegue quase ao meio da manta.
Coloque o bebê deitado de costas, centralizando-o sobre a manta com os braços ao lado do corpo, a cabeça acima da borda dobrada e os ombros abaixo dela.
Pegue uma das pontas laterais da manta e dobre-a sobre o ombro do bebê, cobrindo o corpo, e prenda a ponta sob ele do lado oposto.
Pegue a ponta inferior da manta (sob os pés do bebê) e dobre-a sobre ele. Se a manta for grande o suficiente para cobrir o rosto do bebê, dobre-a para baixo até que o rosto dele não esteja coberto.
Finalmente, pegue a última ponta restante e passe-a sobre o outro ombro do bebê e pelo corpo, prendendo essa ponta sob o lado oposto do bebê.
Quando o reflexo de Moro desaparece no meu bebê?
O reflexo de Moro pode se apresentar de diferentes maneiras, dependendo de cada bebê, pois cada organismo é diferente. Ele geralmente atinge o auge no primeiro mês e normalmente desaparece após dois meses.
Ainda assim, lembre-se de levar seu bebê para consultas regulares com o médico para garantir que tudo esteja bem.
Agora você já sabe o que é o reflexo de Moro! Já possui as informações básicas sobre essas situações que podem ocorrer. Sabemos que você sempre quer o melhor para seu bebê, por isso, na Pampers®, criamos uma variedade de artigos sobre o desenvolvimento do seu bebê. Clique e a página te levará à nossa seção de artigos.
Você também pode se interessar:
Fontes
Junta-se a comunidade Pampers