Bebê chupando o dedo
Chupar é um comportamento saudável e auto reconfortante para os recém-nascidos.
Um bebê de três semanas de idade chupará seus próprios dedos – ou os seus – como meio para se acalmar quando estiver irritado ou tentando se acomodar. Você pode ajudar seu bebê a dominar esta habilidade ao deixar as mãos livres dele (sem luvas ou proteção), enrolando-o com as mãos próximas ao rosto e colocando uma toalha de mão enrolada ou coberta em seus ombros, para ajudar a endireitá-lo quando estiver na sua cadeirinha.
Cangurus e berços ao resgate!
Uma coisa que bebês nesta idade têm em comum por todo o mundo é a tendência de entrar em uma sessão de choro vespertina ou noturna. O choro não quer dizer que seu bebê sente falta de algo ou que você está fazendo algo errado; o choro é causado pelo amadurecimento de seu sistema nervoso. Claro que saber disso não ajuda quando você está ouvindo o resmungo do bebê. Tente ficar calma. Balance, abrace e cante para o seu bebê. Carregue-o em um canguru durante o dia – isso pode reduzir a duração do choro depois – e tente colocá-lo em um balanço; o movimento pode, geralmente, ajudar a acalmar um bebê inquieto mas se o bebê adormecer, deve ser colocado no seu berço, de costas.
Fique tranquila sobre seu bebê chupando o dedo
Bebês são exigentes nesta idade, então este pode ser um momento particularmente difícil para você. A falta de sono e as grandes mudanças na velha rotina podem ser difíceis para os pais. Continue firme! Tente pensar nisso como uma breve extensão de sua gravidez. Durma quando seu bebê dormir e coma regularmente.
Em resumo
Um bebê de três semanas de idade chupará seus próprios dedos – ou os seus – como meio para se acalmar quando estiver irritado ou tentando se acomodar. Você pode ajudar seu bebê a dominar esta habilidade. Saiba como!
Para mais informações sobre o desenvolvimento infantil, leia também:
Sobre o conteúdo publicado aqui
As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.
LEIA MAIS SOBRE Cuidados com seu recém-nascido
Junta-se a comunidade Pampers