Escovação infantil: 6 dicas para criar esse hábito

Escovar os dentes é um marco do desenvolvimento infantil

Escovar os dentes pode não ser a tarefa favorita do seu filho, mas nem por isso, você deve deixar de incentivar a escovação e os cuidados diários com a saúde bucal. Os dentes de leite necessitam de tantos cuidados quanto os permanentes. Por isso, os pais são uma peça chave na hora de estimular os pequenos que não são lá muito amigos da escova. Se seu filho faz parte deste time, separamos algumas dicas que podem ajuda-lo a fazer as pazes com a escova, garantindo assim um sorriso saudável desde pequeno.

Muitos bebês detestam escovar os dentes, portanto você não é a única que precisa de alguns truques para tornar todo o processo mais divertido. A seguir, separamos uma série de dicas  para te ajudar a deixar as lágrimas e birras para trás.

1. Seja o exemplo

Eis uma realidade inquestionável: os pais são as principais referências que as crianças têm. E como elas costumam responder muito melhor a exemplos do que a ordens e palavras, você vai precisar ser o modelo.

Portanto, se quer que elas escovem os dentes após as refeições, faça o mesmo. Se acha importante que elas usem fio dental ou visitem o dentista com frequência, faça com que percebam que você também cumpre essa tarefa.

Usar apenas o discurso de que algo é correto ou errado, talvez não traga resultados tão bons do que demonstrar um exemplo real. Deixe que as crianças façam parte da sua rotina de saúde bucal e queiram seguir o mesmo padrão.

2. Escolha a escova de dentes adequada

Escovas de dentes com imagens de princesas, super-heróis ou animais podem ser uma salvação para alguns pais. Se a sua criança for uma grande fã de cor-de-rosa, escolha uma escova de dentes rosa. Se ela adora coelhinhos, escolha uma escova de dentes com a imagem de um coelhinho fofo. Leve a sua criança às compras, selecione algumas escovas de dentes recomendadas para a idade dela e deixe que ela escolha a que ela mais gosta.

3.  Use uma pasta de dente com sabor e colorida

Algumas crianças simplesmente não gostam de pastas de dentes comuns. Existem no mercado inúmeras pastas de dente com sabor. Sejam elas de sabor de goma de mascar ou morango, experimente e veja qual é a que a sua criança gosta mais.

4. Crie o ambiente adequado

Monte uma estação de escovar os dentes perto da pia do seu banheiro. Algumas ideias interessantes para experimentar: 

  •  Um copo ou recipiente especial para guardar a pasta e a escova de dentes dela

  •  Um degrau ou uma escadinha especial para ela alcançar a pia (mas lembre-se sempre de supervisionar!)

  •  Uma caneca especial para enxaguar

  •  Um cronômetro ou despertador (“continue escovando querida, até que o alarme dispare!”)

  •  Você também pode escovar os seus dentes ao mesmo tempo, assegurando que vocês dois escovem pelo período de tempo adequado

5. Jogue o jogo da escovação

Um jogo de esconde-esconde durante a escovagem dos dentes pode dar uma melhorada no clima para todos os participantes, especialmente para os bebês e crianças pequenas. Que tal cantar uma música favorita ou colocar uma música no aparelho de som, ou no seu celular e dar o nome de “escovagem maluca” até que a música termine. Experimente usar sua escova de dentes como um microfone para mais risadas ainda! Se a sua criança tiver um brinquedo fofo preferido, apoie o brinquedo perto da pia e “escove” os “dentes” dele enquanto a sua criança escova os dela.

6. Monte um quadro de Incentivos

Após passar de bebê a criança, o seu filho poderá responder positivamente a um quadro de incentivos de escovagem dos dentes. O que as crianças mais adoram é ganhar recompensas por bom comportamento, portanto adesivos e carinhas felizes por uma tarefa bem feita podem ser uma maneira positiva de recompensas e tornar a escovagem divertida. Experimente fazer isto: “Se ganhar uma carinha feliz, pode escolher um livro extra para a hora de dormir!”

7. Mostre a importância da escovação

A melhor forma de educar é mostrando a razão e o sentido das coisas. Para gerar o estímulo inicial, seu filho precisa, antes de qualquer coisa, entender a importância da escovação, bem como estar consciente dos problemas que a sua falta pode trazer. Nessas horas, nada de assustar ou criar ameaças. Esse tipo de ação muitas vezes causa o efeito contrário, deixando a criança ainda mais reticente na hora da escovação. Mostre fotos da internet explicando os males que a falta de escovação pode trazer.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Resumo

A tarefa de escovar os dentes pode não ser a tarefa favorita do seu filho, mas deve haver um incentivo para a escovação e os cuidados diários com a saúde bucal. Os dentes de leite necessitam de tantos cuidados quanto os permanentes e as crianças devem ter consciência disso desde pequenas.

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie