Enrolar seu bebê recém-nascido pode ajudá-lo a dormir melhor nas primeiras semanas e meses, mas chegará um momento em que seu filho vai cansar dessa técnica confortante. Descubra quando parar de enrolar o seu bebê e como e quando fazer essa transição e que sinais procurar que indicam que é hora de parar de embrulha-lo como um ‘’charutinho’’.  

 

Sinais de que é hora de parar de embrulhar seu bebê recém-nascido 

  

O principal sinal de que é hora de parar de enrolar é quando seu filho começa a tentar rolar. Após este ponto, não é seguro continuar. Isso pode acontecer logo em 2 meses ou um pouco mais tarde. Também é hora de parar de enrolar se você notar sinais de que seu bebê pode estar superaquecido, incluindo:   

  • Suando   

  • Cabelo úmido   

  • Bochechas coradas   

  • Erupção cutânea   

  • Respiração rápida.  

  •  

Por quanto tempo você envolve seu bebê?  

Você deve parar de embrulhar seu bebê quando ele começar a tentar rolar . Muitos bebês começam a trabalhar nesse movimento por volta dos 2 meses de idade. Enrolar assim que o bebê puder rolar pode aumentar o risco de SMSL (síndrome da morte súbita do bebê) e sufocamento. 

  

O propósito de cobrir o bebê 

Ser embrulhado imita a sensação que seu bebê teve dentro do útero, onde era agradável e confortável. Feito corretamente, o enrolar pode ajudar a acalmar o seu filho e pode ajudá-lo a dormir. Isso ocorre porque os bebês podem se assustar ao acordar quando, por reflexo, sacodem os braços e as pernas enquanto dormem. Quando enrolado, os braços e as pernas do bebê não conseguem despertá-lo.  

 

Os benefícios de embrulhar   

Aqui estão alguns dos benefícios de embrulhar seu bebê:   

  • Dá uma sensação de segurança   

  • Oferece conforto   

  • Fornece calor   

  • Pode ajudar seu bebê a dormir mais   

  • Pode impedir o seu bebê de acordar com os movimentos bruscos que ele faz durante o sono.  

 

Os riscos de embrulhar o bebê  

Os especialistas alertam que o embrulho apresenta alguns riscos, especialmente se afetar a agitação do bebê durante o sono. Se o seu bebê não consegue acordar sozinho, isso pode aumentar o risco de síndrome de morte súbita infantil (SMSL) . Verifique com o médico do seu bebê se você estiver preocupado em embrulhá-lo com panos ou se tiver dúvidas sobre sua segurança.  

Fazendo a transição do seu bebê   

Não existe necessariamente um período de transição, ou você embrulha o seu recém-nascido ou não. Se você enrolar, os especialistas recomendam parar quando o bebê começar a tentar rolar, o que pode acontecer por volta dos 2 meses de idade. Quando você parar de embrulhar seu bebê, você pode vesti-lo para dormir com um pijama ou uma camiseta e de fraldas.  É uma boa regra vestir seu bebê com apenas mais uma camada de roupa do que a que você está vestindo para garantir que ele fique confortável. Se o tempo estiver quente, ela não precisará de mais do que uma única camada.  

 Também é uma boa ideia manter o quarto com uma temperatura fria para o conforto ideal do seu bebê .  

 

Como fazer para o seu bebê dormir sem ser enrolado?  

Em vez de embrulhar o bebê, você pode considerar o uso de roupas de dormir, como cobertor ou saco de dormir . Lembre-se de que se o item que você escolher apertar os braços, o peito ou o corpo do seu bebê, pare de usá-lo quando perceber que ele está tentando rolar sozinho. Se você escolher uma peça de roupa que não aperte os braços, pode usá-la pelo tempo que quiser.   

Você também pode tentar algumas técnicas calmantes para ajudar seu bebê a dormir . Por exemplo, crie uma rotina relaxante na hora de dormir que pode incluir um banho, uma massagem, uma história para dormir ou um momento de aconchego tranquilo. Você também pode descobrir que tocar música suave ou criar ruído branco (como ligar um ventilador apontado para uma parede ou usar uma máquina de som de bebê) pode ajudar seu bebê a adormecer. Esteja seu bebê enrolado ou não, certifique-se de colocá-lo de costas no berço, pois esta é a posição mais segura para dormir. 

 

Conclusão  

Embrulhar pode ajudar seu recém-nascido a relaxar e dormir melhor, mas os especialistas dizem para parar quando o bebê começar a tentar rolar sozinho. E, se você perceber que seu bebê está superaquecido, é mais seguro parar de enrolá-lo e escolher um cobertor mais leve ou ajustar a temperatura ambiente.  

Lembre-se de que você não precisa necessariamente embrulhar seu bebê. Se você está avaliando os riscos e benefícios e não tem certeza sobre o caminho a seguir, peça orientação ao médico do seu bebê. O médico também pode mostrar como embrulhar o seu bebê com segurança. Como pai e mãe, você quer que seu bebê durma profundamente, e embrulhar é apenas uma das ferramentas que você pode usar nos primeiros meses. Você também pode brincar com coisas como criar uma rotina de sono relaxante e tocar uma música suave para ver o que funciona melhor para seu recém-nascido.  

 

Como escrevemos este artigo  

As informações neste artigo baseiam-se nos conselhos de especialistas encontrados em fontes médicas e governamentais confiáveis, como a American Academy of Pediatrics e o American College of Obstetricians and Gynecologists. Você pode encontrar uma lista completa das fontes usadas para este artigo abaixo. O conteúdo desta página não deve substituir o conselho médico profissional. Sempre consulte profissionais médicos para diagnóstico e tratamento completos.  

  

FONTES  

Flexible Banner V2