Desempenho das fraldas noturnas na rotina do sono

 O sono é fundamental para o desenvolvimento saudável dos bebês. Nos primeiros anos de vida, eles passam mais de 50% do tempo dormindo. Portanto, ajudar os bebês a terem um sono de boa qualidade é um benefício importante para a vida dos pais e para nós da Pampers. Nos últimos 10  anos, realizamos vários estudos para entender melhor o sono dos bebês e o papel das fraldas nessa área. A  Pampers estudou qual relação existe entre o sono do bebê e a troca de fraldas noturnas e seus comparativos, e em um relatório de  2016 publicou com dados exclusivos do tema. O relatório  se chama  “Sleep Booster”, traduzido ao português para “Intensificador do sono”. Continue lendo para descobrir dados curiosos sobre os resultados deste relatório.

Mudanças de padrão de sono do bebê

O sono é altamente relevante para bebês e seus pais. Nos primeiros meses, os bebês passam 2/3 do tempo dormindo sem um padrão claro de dia e noite. Durante a infância, o tempo total de sono diminui e o padrão de sono se consolida em direção a um padrão de sono mais organizado até que a maior parte do sono seja realizada durante a noite

Os ciclos de sono dos bebês são mais curtos e a duração do sono profundo é consideravelmente menor. Além disso, o ritmo biológico dos pequenos se repete a cada 3 ou 4 horas, ou seja, não são consecutivas as horas que ficam desperto. Por exemplo, se os adultos destinam 8 horas para descansar, os bebês destinam essa mesma quantidade de tempo para estar acordados. As outras 15 horas que ficam são ocupadas em dormir, acordando a cada três horas nas quais se dedicam, especialmente, a alimentar-se.

Confira a tabela de média de horas de sono por idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria:

 

 

IDADE

HORAS DE SONO

0 a 3 meses 

14 a  17 horas*

4 a 12 meses

12 a 16 horas*

1 a 2 anos

11 a 14 horas*

3 a 5 anos

10 a 13 horas*

5 a 12 anos

9 a 12 horas*

  • Inclui cochilos ao dia

  • Inclui cochilos ao dia

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sleep Foundation

Rotina do Sono e uso de fraldas noturnas

Descobriu-se que o sono é fundamental para o crescimento do bebê e para seu  

desenvolvimento físico e cognitivo. A qualidade do sono dos bebês não afeta apenas o bem  estar dos bebês; também afeta o sono dos pais e seu bem-estar. Foram relatadas conexões  entre o padrão de sono dos bebês e a saúde mental e física dos pais. A maioria dos pais está bem ciente da importância do sono de seus bebês e muitos usam rituais, rotinas ou produtos selecionados, incluindo escolher cuidadosamente a fralda certa para ajudar os bebês a dormir e apoiar a qualidade do sono. 

Com base nessas crenças do consumidor, a Pampers e outras marcas falaram sobre a importância  do sono e o desempenho das fraldas durante a noite durante décadas. Apesar desse fato, poucas pesquisas foram feitas até 2005 para fornecer evidências científicas para a relação entre a qualidade do sono e os hábitos de troca de fraldas e o desempenho das fraldas. Usando o método ActiGraph, essa pesquisa revelou alguns dados interessantes e transformadores. Continue lendo para descobrir…

O que é ActiGraph?

Desde o final dos anos 90, a ActiGraph é usada em pulsos, pernas ou cintura que rastreiam a atividade através de um acelerômetro. Os dados  de atividade podem ser gravados e armazenados por vários dias e depois transferidos para um computador. Existem algoritmos  estabelecidos e publicados para adultos, adolescentes e bebês para traduzir os dados de atividade em medidas de sono.

A maioria das pesquisas de sono com bebês historicamente é baseada em avaliações de pais e cuidadores por meio de questionários e diários de sono. Eles são fáceis de usar e permitem flexibilidade nos tipos e números de perguntas a serem  feitas. No entanto, a avaliação do sono é indireta por meio dos cuidadores e subjetiva, pois os cuidadores precisam interpretar  suas observações (por exemplo, pressupondo uma boa qualidade de sono quando o bebê acorda energizado). 

Além disso, os  cuidadores normalmente não observam o sono continuamente e não estão cientes das interrupções do sono, a menos que o  bebê sinalize o despertar, por exemplo, chorando. Portanto, esses dados são de valor limitado – embora permita conclusões para rotinas de dormir, tempo na cama e tempo fora da cama, falta precisão para outras medidas,  como horários de sono e despertar, número e duração das interrupções ou padrão de fases do sono. 

A Actigraphy permite mostrar o impacto da troca de fraldas na qualidade do sono

Estudo detalhados 

Pampers havia comunicado a importância da secura durante a noite e a importância do sono para os bebês por muitos anos, mas faltava metodologia para medir diretamente a conexão das fraldas ao sono.

Em 2016 Mauricio Odio fez parceria com especialistas de várias universidades e do Hospital

Infantil de Pequim para projetar um estudo clínico colocado na China combinando diários de sono, Actigraphy é uma tarefa de interação pais-bebê para medir o desempenho cognitivo de bebês. 

Eles recrutaram mães e bebês de 6 meses na China rural que normalmente usavam panos de baixa absorção para troca de fraldas que exigiam trocas frequentes durante a noite. Parte do grupo manteve seus habituais produtos de pano e hábitos de troca de fraldas, outra parte recebeu fraldas descartáveis Pampers de alta absorção e foi educada para não precisar trocar durante a noite.

<3 Combinando actigrafia e sensores de micção para entender os fatores relevantes de desempenho da fralda <3

Enquanto a Actigraphy foi capaz de mostrar o impacto das fraldas no sono quando havia grandes diferenças no desempenho e hábitos  de troca de fraldas como no estudo da China, foi mais difícil encontrar diferenças mais sutis na qualidade do sono entre produtos com diferenças  de desempenho menores, como encontrado em mercados desenvolvidos, usando apenas actigrafia. A complexidade dos padrões de sono ao longo  do total de noites e a variedade de fatores influenciadores não permitiram encontrar as diferenças impactadas pelas fraldas. 

 A equipe descobriu que o grupo que usava fraldas de alta absorção teve um sono mais consolidado, com maior duração do sono e menos interrupções em comparação com o grupo de pano. Os resultados também mostraram associações entre a qualidade do sono e as interações mãe-filho. Além disso, o estudo construiu experiência e capacidade na organização clínica da P&G na coleta e análise de dados de actigrafia e sua interpretação para avaliação do sono. Este trabalho foi entretanto publicado externamente (Lukowski et al., J. Fam. Psych.

Fraldas Noturnas Pampers baseada em estudos

Com essa experiência também pudemos aplicar a Actigrafia para estudos internos explorando mais áreas do sono dos bebês. Uma pergunta que  Maurício poderia responder com essa tecnologia foi a pergunta sobre a atividade dos bebês durante o sono para explicar por que é importante ter  elementos flexíveis e elásticos nas fraldas também quando são usados  durante a noite. 

Em um estudo, Mauricio comparou a atividade de bebês durante o sono com a atividade de suas mães nas mesmas noites. Este  projeto foi escolhido de forma que a influência potencial de fatores externos (ruído na casa, clima) impactasse a perna de teste (bebês) e a referência  (mães) de maneira semelhante.

O estudo mostrou que os bebês se movem em média duas vezes mais que suas mães. Esse insight não foi usado  apenas para apoiar a afirmação “seu bebê  move-se duas vezes mais à noite”,  mas também apoiou a importância dos designs de fraldas com elementos elásticos flexíveis e núcleos  finos para o Flagship com seu posicionamento de secagem noturna. 

Os resultados foram animadores: se encontrou uma diferença significativa no nível de atividade, 77% dos bebês que usavam as fraldas pampers dormiam mais tranquilos quando usavam Pampers em comparação com as noites em que usavam o concorrente. Este desenho de estudo é a base para o nosso próximo passo, um estudo de base maior comparando com mais concorrentes.

Para conhecer de pertinho nossas Fraldas Pampers Noturnas, acesse: Pampers® Pants Ajuste Total Noturna ou assista o nosso vídeo Pampers Pants Noturna

Ehub PampersBR Product-Page-Overnight Banner

E para conhecer também O que tem em uma fralda Pampers? Leia nosso artigo que detalha cada item utilizado na fabricação de nossas fraldas.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados: 

O que há nos lenços do meu bebê?

O que não há nas fraldas e nos lenços Pampers

Se quiser saber mais sobre este assunto, o convidamos a consultar mais informações confiáveis ​​em:

Trocar fralda do bebê: frequência e demais cuidados necessários

Fontes:

Relatório de Aprendizagem Inteligente da P&G 

Título: Pesquisando o Sono do Bebê e o Papel das Fraldas. Autor: Frank Wiesemann 

Nível de Autor: Cientista Principal. Data do Relatório: 5 de julho de 2016. Acessado 02 de março  de 2022. 

Unimed. Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil.Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil. Acessado 02 de março  de 2022. Disponível em: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/o-sono-do-bebe-e-das-criancas 

Flexible Banner V2