Entendendo a urina do bebê: fraldas molhadas, frequência urinária, cor e cheiro
Talvez você não tenha pensado muito sobre o xixi do bebê, a não ser na hora de trocar a fralda. Mas muitos pais têm dúvidas sobre a urina do seu bebê, como a frequência com que um recém-nascido deve urinar ou o significado de diferentes odores e cores da urina. Nosso guia sobre o xixi do bebê responde a todas essas perguntas — e muito mais! Ao final, você terá uma noção mais clara de quantas fraldas molhadas esperar do seu recém-nascido e quando entrar em contato com o pediatra.
Quantas fraldas molhadas um recém-nascido deve ter?
Nas primeiras 24 horas após o nascimento, seu recém-nascido provavelmente urinará uma vez, então você pode esperar uma fralda molhada. Nos dias seguintes, à medida que o bebê consome mais leite, o número de fraldas molhadas aumenta. Depois de cerca de uma semana, a rotina típica de micção de um bebê resulta em quatro a seis fraldas molhadas por dia.
Contar o número de fraldas molhadas por dia pode ajudar você a entender a rotina normal de micção do seu bebê e indicar como ele está indo. Existe uma faixa bastante ampla de frequência urinária saudável para um bebê: alguns urinam a cada uma a três horas e outros apenas de quatro a seis vezes por dia. Mas, em geral, você pode esperar pelo menos entre quatro e seis fraldas molhadas por dia.
O que significa se o seu bebê urina muito?
Se parece que seu bebê urina muito, isso geralmente é algo bom e indica que ele está se alimentando bem. Durante o primeiro mês de vida, se você estiver amamentando e sua produção de leite estiver bem estabelecida, molhar seis ou mais fraldas por dia costuma ser um sinal de que o bebê está mamando o suficiente. No entanto, se você perceber que o bebê está urinando muito mais do que o normal (por exemplo, mais de uma vez por hora), observe outros sinais e entre em contato com o pediatra caso tenha alguma preocupação. Por exemplo, bebês com infecção do trato urinário (ITU) podem urinar com mais frequência ou apresentar sinais de dor ou desconforto ao urinar, como choro ou rigidez corporal.
O que significa se o seu recém-nascido não urina?
Se você notar que seu recém-nascido não urina com frequência (menos de quatro vezes ao dia), é possível que ele:
esteja doente
esteja com febre
esteja lidando com o calor
Com doenças, febre ou calor, a produção de urina do bebê pode cair pela metade — o que é relativamente normal. Assim que a saúde do bebê melhorar ou a temperatura diminuir, ele provavelmente voltará a urinar normalmente. No entanto, se o bebê não estiver se alimentando o suficiente, essa também pode ser uma razão pela qual ele não está urinando muito. Ao amamentar, pode ser difícil saber quanto leite o bebê está ingerindo. Fique atenta a outros sinais de que ele não está se alimentando bem, que (além de pouca urina ou fezes) podem incluir:
Letargia: se o bebê não está se alimentando o suficiente, pode ficar sonolento demais ou parecer muito calmo.
Sono prolongado: se ele dorme regularmente por quatro horas ou mais seguidas, isso pode indicar uma alimentação inadequada. O ideal é entrar em contato com o pediatra se isso acontecer.
Claro, se o recém-nascido ainda não estiver urinando mesmo após a febre ter passado ou o calor ter diminuído, ou após ser alimentado, entre em contato com o médico o quanto antes — especialmente se ele não urinar por um período de seis a oito horas.
Em resumo
Um bebê saudável pode urinar entre quatro e seis vezes por dia ou a cada uma a três horas. Se ele urinar com mais frequência, isso geralmente é sinal de uma boa alimentação! Mas, se apresentar sinais de infecção urinária (como desconforto, febre ou vômito) ou molhar menos de quatro fraldas por dia, procure o médico.
Experimente nossas fraldas Pampers com indicador de umidade, que mostra quando o bebê está molhado e pode precisar de troca. As fraldas Pampers Confort Sec contam com materiais ultrarespiráveis e camadas superabsorventes que afastam a umidade da pele do bebê, ajudando a protegê-la contra irritações.
Cor da urina do recém-nascido
A urina de um bebê se assemelha à de um adulto: recém-nascidos saudáveis geralmente apresentam urina de cor amarelo-claro a escura. Tons mais escuros indicam urina concentrada, o que pode sinalizar leve desidratação. No geral, a cor normal da urina de um recém-nascido é o amarelo.
No entanto, a urina do seu pequeno pode apresentar variações de cor ocasionalmente. Muitos tons são totalmente normais e não precisam causar preocupação, enquanto outros podem indicar algum problema.
A seguir, você encontrará uma tabela de cores da urina em bebês, além de informações sobre os diferentes tons que podem aparecer — incluindo amarelo-claro, amarelo-escuro, rosa, vermelho, laranja ou marrom.
Xixi de bebê de cor amarelo-claro a escuro
Como mencionado anteriormente, o xixi de cor amarelo-claro é saudável. Isso significa que seu bebê está se alimentando bem e urinando com regularidade. Quanto mais escura a tonalidade de amarelo, mais concentrada está a urina. Embora um bebê saudável possa ter xixi de cor amarelo-escuro, essa coloração também pode indicar que ele precisa ingerir mais líquidos para se manter hidratado. Lembre-se de que bebês com menos de 6 meses devem consumir apenas leite materno ou fórmula para garantir a hidratação. Quando seu bebê completar 6 meses, você poderá começar a oferecer pequenas quantidades de água.
Em resumo
O xixi amarelo do recém-nascido é saudável e normal. Quanto mais claro, melhor. Se estiver amarelo-escuro, geralmente significa que está concentrado e que seu bebê pode precisar de mais líquidos (somente leite materno ou fórmula se tiver menos de 6 meses).
Xixi de bebê rosa, laranja, vermelho ou marrom
Uma tonalidade rosada, alaranjada, avermelhada ou marrom no xixi do bebê pode significar várias coisas. Algumas condições são temporárias, outras são inofensivas, e há aquelas que exigem atenção médica.
Rosa
É fácil imaginar que uma mancha rosada na fralda do bebê seja sangue, mas muitas vezes trata-se apenas de urina muito concentrada. Enquanto o bebê estiver urinando bem, provavelmente não há motivo para preocupação. No entanto, se a coloração persistir, entre em contato com o pediatra. No caso de meninas recém-nascidas, uma mancha rosada na fralda pode indicar sangue na urina, mas isso geralmente é temporário e causado pelos hormônios da mãe. Se o bebê continuar apresentando manchas rosadas ou urina rosada após completar uma semana de vida, procure o médico.
Laranja, vermelho ou marrom
Uma tonalidade laranja, vermelha ou marrom pode indicar a presença de sangue na urina do recém-nascido. Independentemente de ser menino ou menina, a presença de sangue (após a primeira semana, no caso das meninas) não é normal e geralmente indica algum problema. O nome médico dessa condição é hematúria, e ela pode ter diversas causas, como:
lesões físicas
inflamação
infecção
distúrbios de coagulação
exposição a toxinas
pedras nos rins
medicamentos
altos níveis de minerais na urina
condições hereditárias
anomalias do sistema imunológico
Se você suspeitar de sangue na urina do seu recém-nascido e notar uma tonalidade rosada, alaranjada, vermelha ou marrom, entre em contato com o pediatra o quanto antes. Se for hematúria, o médico poderá iniciar o tratamento rapidamente. No entanto, depois que o bebê sair da fase de recém-nascido e começar a consumir alimentos sólidos, essas cores também podem ser causadas por alimentos coloridos, como beterraba ou amora.
De qualquer forma, você certamente se sentirá mais tranquila após consultar o médico, que poderá identificar a causa e garantir que o seu bebê receba o tratamento adequado.
Em resumo
O xixi rosado do bebê geralmente se deve à urina muito concentrada, enquanto as cores vermelha, laranja ou marrom podem indicar a presença de sangue. A presença de sangue na urina não é normal e geralmente exige atenção médica — entre em contato com o pediatra o quanto antes.
Urina de bebê vermelha ou marrom e turva
Se a urina do seu bebê estiver turva e apresentar mudança de cor, isso pode ser sinal de infecção urinária ou renal. Uma infecção renal, na verdade, é um tipo de infecção urinária, por isso ambas podem ocorrer juntas. Procure o médico imediatamente se notar xixi turvo, especialmente se também estiver avermelhado ou amarronzado.
Em resumo
Urina turva com sangue pode indicar uma infecção urinária ou problema nos rins. Procure o pediatra o quanto antes.
Xixi de bebê com "poeira de tijolo"
Uma coloração marrom-avermelhada no xixi do bebê é comumente descrita como “poeira de tijolo”. Parece, de fato, com um pó de tijolo vermelho espalhado na urina e muitas vezes é confundido com sangue. Se você notar isso no xixi do seu bebê, pode ser um sinal de que ele não está ingerindo leite materno ou fórmula em quantidade suficiente. Esse “pó” são na verdade cristais de urato, que desaparecem assim que o bebê começa a consumir mais líquidos e nutrientes.
Tabela de cores da urina do bebê
Assim como nossa tabela de cores do cocô do recém-nascido, criamos uma para a urina, para que você tenha um guia simples sobre o que o xixi do seu bebê pode estar querendo dizer.
Odores no xixi do bebê
Além das preocupações com a cor da urina do seu recém-nascido, você também pode se perguntar o que significa quando o xixi dele tem um cheiro especialmente forte. Às vezes, o cheiro e a cor da urina indicam o mesmo problema.
Xixi com cheiro forte em bebês
Em alguns casos, urina com cheiro forte e desagradável pode indicar uma infecção bacteriana, como uma infecção do trato urinário (ITU), que pode causar doenças graves se não for tratada. Quando o xixi do bebê tem um odor especialmente forte, parecido com amoníaco, fique atenta a sinais de infecção, como sangue na urina, além de urina turva e com mau cheiro. Bebês com ITU também podem apresentar febre, começar a urinar com muito mais frequência ou demonstrar desconforto ao urinar.
Crianças pequenas também podem ter ITU e, nesses casos, podem reclamar de dor ao urinar, necessidade frequente de fazer xixi ou até mesmo voltar a ter escapes durante ou após o desfralde. Fale com o pediatra se o xixi do seu bebê estiver com cheiro forte ou parecido com amoníaco, ou se apresentar algum dos sintomas mencionados.
No entanto, um cheiro forte nem sempre indica infecção. Se a urina do seu bebê amamentado estiver com cheiro forte e for bem concentrada (com cor amarelo-escuro), ele pode estar desidratado. Oferecer mais líquidos (somente leite materno ou fórmula até os 6 meses) geralmente é o suficiente. A alimentação e o uso de certos medicamentos também podem alterar o cheiro do xixi. Em caso de dúvidas, converse com o médico do seu bebê.
Xixi com cheiro adocicado
Pode parecer estranho, mas o xixi do seu bebê pode ter um cheiro adocicado, parecido com xarope de bordo. Esse odor pode indicar uma condição rara e grave chamada doença da urina com cheiro de xarope de bordo (MSUD), que geralmente se manifesta nos primeiros três dias de vida ou entre os 5 meses e os 7 anos. Trata-se de um distúrbio metabólico que impede o corpo de processar corretamente os alimentos para gerar energia. O diabetes também é uma condição que pode causar cheiro doce na urina do bebê. Como ambas são doenças graves, entre em contato com o pediatra se notar esse tipo de odor.
Perguntas frequentes
A urina de um bebê saudável é amarela — seja clara, escura ou em um tom intermediário. Quanto mais escuro o amarelo, mais concentrada estará a urina.
Se quiser garantir que seu bebê esteja bem hidratado, observe a cor da urina. Um tom amarelo-escuro pode indicar necessidade de mais líquidos. Bebês com menos de 6 meses devem consumir apenas leite materno ou fórmula. A partir dos 6 meses, você pode começar a oferecer pequenas quantidades de água.
De que cor deve ser a urina do bebê? A urina de um bebê saudável é amarela — seja clara, escura ou em um tom intermediário. Quanto mais escuro o amarelo, mais concentrada estará a urina. Se quiser garantir que seu bebê esteja bem hidratado, observe a cor da urina. Um tom amarelo-escuro pode indicar necessidade de mais líquidos. Bebês com menos de 6 meses devem consumir apenas leite materno ou fórmula. A partir dos 6 meses, você pode começar a oferecer pequenas quantidades de água.
Quando se preocupar com o xixi do bebê? Se a urina do seu bebê apresentar tons avermelhados, alaranjados ou marrons, isso pode indicar presença de sangue, o que não é normal. Em caso de dúvidas, procure o pediatra.
Quantas vezes o bebê deve urinar? Bebês saudáveis urinam entre quatro e seis vezes por dia ou a cada uma a três horas. Muitos pediatras consideram normal de quatro a seis fraldas molhadas por dia. Menos que isso pode ser um sinal de alerta — consulte o médico para uma avaliação específica.
Conclusão
Como você viu, acompanhar o xixi do bebê pode ser mais complexo do que apenas trocar fraldas! Ainda assim, essas trocas diárias são ótimas oportunidades para monitorar a saúde do seu pequeno. Preste atenção à quantidade de fraldas molhadas, à cor e ao cheiro do xixi. Esses sinais podem indicar que tudo vai bem ou que é hora de conversar com o pediatra. Em resumo:
a maioria dos recém-nascidos deve molhar entre quatro e seis fraldas por dia. A frequência pode variar de uma vez a cada hora até uma vez a cada três horas.
Agora que você entende melhor os sinais do xixi do bebê, saberá quantas fraldas esperar e quando a urina (ou a ausência dela) pode indicar um problema.
Isso também pode te interessar
Sobre o conteúdo aqui publicado As informações deste artigo são baseadas em recomendações de especialistas e em fontes confiáveis — médicas, institucionais e/ou governamentais. Em nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir orientações médicas ou de profissionais de saúde. É responsabilidade do leitor sempre buscar orientação com especialistas. Para saber mais sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção de Ética Editorial da Pampers®.
