A chegada de um irmão mais novo

Como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê

Quando as pessoas pensam sobre os relacionamentos entre irmãos, a primeira coisa que vem à mente é "rivalidade". E, na verdade, essa  concepção não está totalmente errada; irmãos podem acabar competindo pela atenção dos pais.

O nascimento de um irmão pode ser um momento delicado na vida de uma criança, podendo levar ao aparecimento daquilo a que vulgarmente se chama de “ciúmes”. A criança passa do posto de “filho único” para uma posição até à altura desconhecida, uma posição que implica a partilha do tempo, da atenção e do amor dos pais.

Como mãe, você pode dar o tom para nutrir relacionamentos amorosos, acolhedores e cooperativos, ao invés de competitivos. E saber como preparar seu filho para a chegada de um novo irmão ou irmã é desafiador, mas fundamental. Para ler mais sobre o assunto, confira o artigo:A chegada do Bebê

Dicas que podem ajudar na relação dos irmãos

Conte ao seu filho mais velho antes de contar para outras pessoas

É melhor que seu filho saiba da notícia de um novo bebê por você do que por outra pessoa. O melhor é provavelmente ter esta conversa logo antes de você contar às suas amigas. Assim, seu filho não contará a novidade acidentalmente, antes de você estar pronta.

Celebre os marcos do seu filho mais velho

Celebre todas as conquistas do seu primogênito. Como o desmame, o desfralde, as primeiras palavras – todos estes marcos mostram que seu filho está crescendo. Enquanto as crianças crescem, é importante mostrar a elas como você está orgulhosa de estarem se tornando "grandes meninos" ou "grandes meninas". Isso pode prepará-las para se verem como "grandes irmãos" ou "grandes irmãs". Para ler mais sobre o assunto, confira também nosso artigo:Apresentando o seu recém-nascido aos seus irmãos mais velhos

Organize as transições e tenha cuidado com as mudanças

Em alguns casos, você pode querer espaçar as transições de seus filhos. Por exemplo, você pode não querer mudar seu filho mais velho para um novo quarto e o bebê para o quarto "velho" ao mesmo tempo, para que seu primogênito não se sinta substituído. Se isso funcionar, é uma grande oportunidade de mostrar seu orgulho com o crescimento de ambas as crianças. 

Incentive o filho mais velho a participar dos cuidados com o bebê

Como você já sabe, bebês exigem muito trabalho e atenção, e há muitos modos como o irmão ou irmã mais velha pode ajudar. Seu primogênito pode falar ou cantar para o bebê, ajudar com mamadeiras ou quando você troca as fraldas, e assim por diante. Quando você encontra maneiras do seu filho mais velho ajudar, você envia a ele muitas mensagens importantes: que você confia nele, que ele pode ter um papel ativo, que parte de ser irmão mais velho é cuidar do irmão mais novo e que vocês estão nisso juntos.

Passe segurança ao seu filho mais velho

Uma preocupação comum entre primogênitos é a de que o novo bebê irá substituí-los em seu coração. De vez em quando (antes e depois de o bebê chegar), assegure-se de dizer (e de mostrar) ao seu primogênito que você sempre o amará da mesma forma.

Comunique as mudanças aos outros adultos da conveniência

Além de acalmar seu primogênito, tenha cuidado com outros adultos de boa intenção, para que não anulem seus esforços acidentalmente. Não encoraje comentários ou piadas implicando que o novo bebê substituirá de alguma forma seu primeiro filho ou que você estará muito ocupada para dar a ele amor e atenção.

Converse com o filho mais velho sobre o lugar dele na família

Mesmo as crianças que pediram por um irmãozinho podem se decepcionar e se sentirem ameaçadas com a chegada do bebê.O irmão mais velho imagina que vai ganhar um amigo para brincar. Mas ao invés disso, recebe um serzinho que chora muito e rouba a atenção de todos, especialmente dos pais.

Por isso, é importante dizer à criança o que é ser o irmão mais velho. Deixe claro que ela não perdeu seu lugar na família e que ganhou sim um grande amigo. Explique que o bebê ainda vai aprender a brincar e que você vai precisar de ajuda para cuidar dele. E que ela vai poder ensinar ao irmãozinho muitas coisas divertidas.

Reserve um tempo para atividades com o filho mais velho

Mesmo que os primeiros dias do bebê em casa sejam muito cansativos, é importante reservar um tempo para dar atenção exclusiva ao filho mais velho. O papai, tios ou os avós podem levá-lo para passear. Longe do novo bebê, ele poderá sentir que recebe o mesmo carinho de antes.

A mamãe também deve delegar alguns cuidados com o bebê para se dedicar ao filho mais velho. Pedir que alguém fique com o caçula enquanto dá colo para o primogênito fará com que ele perceba que a mãe continua a cuidar dele e não se dedica apenas ao novo membro da família.

Corrija sem agressões

Dar palmadas não é solução para corrigir maus comportamentos causados pelo sentimento de ciúmes.

As palmadinhas como castigo podem desencadear ou mesmo agravar o sentimento de rejeição da criança, transformando sua dor emocional também em dor física. Isso pode levá-la a descontar suas frustrações no irmão mais novo, reproduzindo a agressão sofrida.

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

Fontes

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Consentimento de cookie